Em 2020, a empresa Codeca, responsável pelo processo, coletou 196m³ de lixo reciclável durante os três dias de feira

100% dos resíduos seletivos gerados na Mercopar serão reciclados

Foto: Eduardo Rocha.

Como forma de redução dos impactos ao meio ambiente que grandes eventos provocam com geração de resíduos, a 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial -, que acontece entre 5 e 7 de outubro de 2021 , no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva , em Caxias do Sul / RS, contará com um conjunto de procedimentos e meios para coletar e dar encaminhamento correto para o que for coletado na feira. A empresa responsável pelo processo completo é a Codeca, que em 2020 coletou 196m³ de lixo reciclável durante os três dias de evento, destinando de forma correta 100% dos resíduos seletivos.

Para que os processos sejam realizados, a Mercopar contará com a separação do lixo orgânico e seletivo, conforme explica Rafael Tregansin, diretor de operações da Codeca. “O lixo orgânico é encaminhado à estação de transbordo e transportado à central de tratamento de resíduos, ambos licenciados pela FEPAM. Já os seletivos são cuidados às associações de recicladores conveniadas ao município de Caxias do Sul. Elas funcionam como uma central de triagem, onde o que foi coletado é classificado e destinado a empresas que realizam a reciclagem, devolvendo como matéria-prima para a indústria ”, conta. 

Ainda de acordo com Tregansin, eventos geram uma quantidade de resíduos consideráveis ​​e quando acontece de um, do porte da Mercopar, possui um processo de coleta e destinação criada, oportuniza um espaço de conscientização ao público e reduz o impacto que gera. “É uma possibilidade de implementar um sistema de separação eficiente para o que for gerado, visto que há uma grande quantidade em um curto espaço de tempo”, ressalta. E completa: “o material reciclado está diretamente ligado à qualidade do material separado na fonte, ou seja, quando há mistura de produtos e seletivos dentro da lixeira, dificilmente se obterá uma boa seleção e muito material é perdido. Dentro de um evento como este, é importante conscientizar as empresas expositoras e visitantes sobre a necessidade de separação correta dos resíduos, evitando a mistura ”.

Protocolo de Segurança Sanitária

Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira presencial industrial realizada no país cumprindo todos os procedimentos para a sua realização em meio a pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 contará com rígidos protocolos de segurança sanitária durante o evento. Saiba mais aqui .

Sobre a Mercopar

A Mercopar é um espaço de geração de geração e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A maior feira de inovação e negócios da América Latina bateu recorde em 2020, com R $ 128 milhões em negócios gerados para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenamento e Iniciantes. 

A visitação durante os três dias é gratuita e limitada, mediante credenciamento online em https://bit.ly/Credenciamentomercopar, evitando aglomerações. Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios.

Mais informações podem ser indicados no site www.mercopar.com.br

Notícias

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul –...

LEIA MAIS
Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio
Cia Aérea Oficial
Apoio Institucional