A Feira

A Mercopar, maior feira de inovação e negócios da América Latina, é um espaço de geração de relacionamentos, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à movimentação da economia. Há mais de 30 anos, a Feira cumpre a missão de aproximar empresas nacionais e internacionais, conectando pequenas, médias e grandes organizações. 

Lançada em meados dos anos 90, teve como referência o Pavilhão de Subcontratação Industrial da Feira de Hannover, na Alemanha, onde a equipe do Sebrae RS buscou inspiração para criar uma feira no Brasil sobre a prática da contratação de micro e pequenas empresas para fornecimento de peças e componentes para médias e grandes indústrias dos mais diversos segmentos, tema em alta discussão na época. Nascia, assim, em Caxias do Sul, o principal polo industrial do Rio Grande do Sul, a Mercopar – Feira de Subcontratação Industrial do Mercosul – uma união dos termos Mercosul e parcerias. 

A Mercopar tem como objetivo a geração de negócios, a abertura de novos mercados, apresentar as tendências e tecnologias para a inovação na indústria. Desde 2019, a realização da Feira é feita em parceria com a FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o que ampliou as oportunidades e a integração entre participantes, expositores e parceiros. Além disso, o foco do evento passou para a temática de inovação industrial. 

Em 2021, a Mercopar bateu o recorde em negócios gerados, alcançando R$242milhões, 89% a mais em relação ao ano anterior. Os 20 mil metros quadrados de área ocupada receberam 13.952 visitantes presenciais e 6.125 visitantes online. Participaram 347 expositores dos setores metalmecânico, energia, eletroeletrônico, TI, startups, plástico, automação, serviços industriais, movimentação e armazenamento de materiais, serviços, borracha, energia e meio ambiente. 

Em 2022, a 31ª edição da Mercopar vem para mostrar que o futuro já começou, trazendo um novo olhar sobre inovação, tendências e se firmando como uma forte conexão entre expositores e potenciais clientes.  

Para reforçar nosso compromisso com as necessidades dos participantes, também resolvemos inovar: faremos 4 dias de feira. Tudo para possibilitar mais negócios, mais networking, mais qualidade no atendimento aos visitantes e, claro, muito mais espaço, ampliando a nossa área para 32 mil metros quadrados. 

Porque Expor

Uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, a Mercopar é um espaço de geração de relacionamento e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. Em 2021, a feira registrou R$242 milhões em negócios para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. 

Com a realização do Sebrae RS e da FIERGS, em sua 31ª edição, a Mercopar contribuirá – e muito – para trazer uma visão de futuro e conectar expositores e potenciais clientes. Faremos de 2022, uma edição histórica, com 4 dias de feira. De 18 a 21 de outubro, teremos ainda mais negócios acontecendo, mais networking e muito mais espaço, ampliando nossa área de evento, para 32 mil metros quadrados.  

Perfil do Público

Com foco em desenvolvimento, novos negócios e investimento em inovação para a indústria, a Mercopar é pensada e realizada para compradores, vendedores, distrubuidores, fornecedores e representantes de empresas que estejam interessados em máquinas, tecnologias e equipamentos.

Setores

A Feira aproxima empresas nacionais e internacionais, conectando pequenos, médios e grandes negócios da indústria, nos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups.

Entidades Realizadoras

O Sebrae RS – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul – é uma entidade privada sem fins lucrativos que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável, apoiando empreendedores a iniciarem o negócio de forma planejada, e empresários de empreendimentos de micro e pequeno porte a desenvolverem e ampliarem suas empresas. Atua com foco no desenvolvimento do empreendedorismo por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação e desenvolvimento, acesso a mercados e ao crédito e estímulo à inovação.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) é a entidade de representação sindical da indústria gaúcha. Junto com o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (CIERGS), atua por políticas que fortaleçam o setor industrial nos cenários estadual, nacional e internacional, objetivando um ambiente que favoreça a competitividade, a inovação tecnológica e o desenvolvimento. Organizada em sindicatos representativos, a FIERGS participa da interlocução com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sempre posicionando-se na defesa do crescimento econômico, da expansão dos negócios com geração de valor, de mais renda e emprego e da elevação da qualidade de vida. Neste contexto, trabalha pela valorização do empresário industrial.

Perguntas Frequentes

Quem é o público expositor da Mercopar?

O público expositor da Mercopar é formado por empresas de diversos segmentos como Metalmecânico, Tecnologia da Informação, Energia e Meio Ambiente, Startups, Borracha, Automação Industrial, Plástico, Eletroeletrônico, Serviços Industriais e Movimentação e Armazenagem. Os principais motivos de participação dos nossos expositores é divulgar suas marcas e produtos no mercado e apresentar novas tendências e tecnologias disponíveis em suas empresas, ampliando na feira sua rede de contatos.

Quero ser expositor da Mercopar. Como faço?

Entre em contato conosco através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (51) 3067-5750, (54) 99122-7561 ou (54) 99155-4742

Quem é o público visitante da Mercopar?

O perfil do público visitante da Mercopar é de profissionais com poder de decisão sobre os investimentos de suas empresas em máquinas e equipamentos, se constituindo predominantemente de compradores e vendedores, distribuidores, fornecedores, representantes em geral e técnicos.

Existe valor de entrada para visitar a feira?

A entrada na Mercopar é gratuita. A parte da programação que for paga será devidamente identificada no site.

Como funciona o credenciamento para visitação da feira?

O credenciamento pode ser realizado no evento ou antecipadamente de forma online através do link que será disponibilizado no nosso site, onde você preenche todos os seus dados e já pode imprimir sua credencial. Realizando esse procedimento, ao chegar na feira, você evita filas e pode levar sua credencial já impressa ou pode imprimir na hora informando seu CPF em um dos totens de autoatendimento.

Quero falar com a assessoria de imprensa da Mercopar. Com quem eu falo?

Esse serviço é realizado pela Assessoria de imprensa: Enfato Multicomunicação. Para contatá-los utilize o e-mail [email protected] ou o telefone  (51) 98121-7062.

Quero ser um fornecedor oficial da Mercopar. Como faço?

Entre em contato conosco através  do e-mail [email protected], identificando seu interesse e nos encaminhe algum material que tiver para que possamos avaliar.

Quero propor uma parceria com a Mercopar. Como faço?

Entre em contato conosco através  do e-mail [email protected], identificando seu interesse e nos encaminhe algum material que tiver para que possamos avaliar.

Como posso aproveitar ao máximo minha participação na Mercopar?

Indicamos o curso online do Sebrae RS “Feira: um bom negócio para sua empresa”. Nele você encontra diversas dicas para maximizar os resultados provenientes da sua participação na feira. 

.

O que é o Fórum Encadear?

O Fórum Encadear é um evento que tem por objetivo promover a discussão e a troca de experiências sobre as oportunidades de projetos de encadeamento produtivo no estado do Rio Grande do Sul entre empresas âncoras e micro e pequenas empresas efetivas e potenciais fornecedoras de grandes empresas.

Como melhorar a competitividade e a inovação das cadeias de valor? Um caminho é conectar grandes e pequenas empresas. Por isso, o Sebrae RS traz o ENCADEAR, um evento que será realizado  durante a Feira Mercopar. Com objetivo de gerar relacionamentos e oportunidades de negócio entre grandes e pequenas empresas.  O Fórum acontece em um espaço tecnológico onde serão disseminados conhecimentos através de palestras e painéis, trazendo temas atuais relacionados aos desafios da indústria. Estarão presentes executivos de grandes empresas, fornecedores, palestrantes nacionais e internacionais e especialistas, debatendo temas com impacto nas cadeias de valor. 

Visando disseminar conceitos e práticas de encadeamento produtivo com foco nos ganhos nas cadeias de valor e sensibilizar pequenos negócios, médias e grandes empresas sobre as oportunidades de parcerias entre eles, o Sebrae irá realizar o evento Encadear na Feira Mercopar, compreendendo três eixos: NEGÓCIOS, INOVAÇÃO e CONHECIMENTO.

NEGÓCIOS: ambiente para geração de negócios e oportunidades através de rodadas entre compradores de grandes empresas e fornecedores de pequenas empresas.

INOVAÇÃO: ambiente “lab” com a exposição de soluções inovadoras de empresas inseridas nas iniciativas do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo e realização de desafios tecnológicos entre grandes e pequenas empresas.

CONHECIMENTO: palestras com especialistas, painéis de debates com uma palestra magna.

O que é o Salão de Inovação?

O Salão de Inovação é uma área interativa da feira que reunirá o público jovem, criterioso e criativo, oferecendo workshops, talks, demonstrações, maratonas e conexões com Startups.

O que é o Projeto Comprador?

O Projeto Comprador tem como objetivo aproximar grandes empresas, expositores e micro e pequenas empresas atendidas pelo SEBRAE.

Como funciona o Projeto Comprador?

A aproximação acontece através do cruzamento das ofertas e demandas das empresas participantes, são agendadas reuniões 15 minutos, as reuniões acontecem no Salão de Negócios da Mercopar nos dias da feira das 13h às 19h.

 

Quem pode participar do Projeto Comprador?

Empresas expositoras da Feira Mercopar, empresas participantes dos projetos coletivos do Sebrae RS e demais interessados.

Como faço minha inscrição para o Projeto Comprador?

As inscrições para o Projeto Comprador são realizadas através do Portal de Rodadas de Negócios do Sebrae RS.

Os inscritos devem estar atentos ao cronograma que em breve será divulgado.

 

Existe restrição de idade para acessar a feira?

Não é permitida a entrada de menores de 18 anos de idade, mesmo que acompanhados por responsável.

Participe da Mercopar

A maior feira de Inovação Industrial da América Latina.

Notícias

Encontro online fomenta oportunidades para pequenas indústrias do plástico e da borracha

Encontro online fomenta oportunidades para pequenas indústrias do plástico e da borracha

Iniciativa da Mercopar, Projeto Comprador Digital recebe inscrições até esta sexta-f...

LEIA MAIS
Grandes fornecedores voltam à cena na Mercopar 2022

Grandes fornecedores voltam à cena na Mercopar 2022

Marcas retornam à Feira, que consolida expansão e ganha mais um dia para a realizaç...

LEIA MAIS
Fornecedores da Indústria da Defesa participam de rodada de negócios

Fornecedores da Indústria da Defesa participam de rodada de negócios

Mercopar 2022 antecipa conexões do Projeto Comprador Digital reunindo 84 empresas nest...

LEIA MAIS
Projeto Comprador antecipa a conexão entre fornecedores para a Mercopar 2022

Projeto Comprador antecipa a conexão entre fornecedores para a Mercopar 2022

A partir desta quinta-feira (21/07) compradores e vendedores vão fomentar a geração ...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias