Mercopar reúne 25 startups apresentando algo novo que está disponível no mercado

Conexões com startups e conteúdo inovador na feira em Caxias

Ao longo de suas 28 edições, a Mercopar sempre teve como uma de suas principais características acompanhar as tendências da indústria e, muitas vezes, se antecipar às novidades que possam se transformar em grandes diferenciais a favor do setor empresarial. Um dos destaques é o Salão de Inovação, uma área interativa que reúne o público jovem e criativo em busca de conexões com startups e conteúdo inovador. O espaço conta novamente com o desafio Like a Boss, matchmakings e hackathons com grandes players do mercado, além de exposição de tendências da Indústria 4.0. Na grade de programação o espaço tem ainda workshops, talkshows e experiências tecnológicas.

Para o coordenador de Projetos de Inovação do Sebrae RS, Alexandre Zigunovas Junior, o Salão de Inovação é um espaço conceito da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) em conjunto com o Sebrae, que serve para disseminar o conteúdo sobre inovação e tecnologia, além de promover as conexões de oportunidades e negócios entre pequenas e grandes empresas com viés tecnológicos. “No contexto de transformação digital, as empresas têm cada vez mais buscado parceiros tecnológicos para solucionarem desafios estratégicos e para melhorarem a eficiência de seus processos”, analisa ele.

Segundo Zigunovas, a tendência do mundo, e agora também no Brasil, é agregar tecnologia na indústria, no chão de fábrica. Ele avalia que os empresários precisam se dar conta das ferramentas disponíveis no mercado e suas soluções tecnológicas. “Temos 25 startups apresentando algo novo que está disponível no mercado e cada vez mais acessível para as empresas. No espaço vão ocorrer várias pequenas ações e eventos num mesmo lugar”.

O coordenador de Projetos acredita que a ideia da feira é conseguir desmistificar o uso de tecnologia para os pequenos empresários, que não é algo apenas para grandes corporações e a Mercopar é o local certo de se atualizar. “Promover conexões entre empresas, startups, investidores, universidade e comunidade é o principal objetivo”, afirma.

Hackathons – Um dos espaços dentro do Salão de Inovação é Hackathon. Em parceria com o programa Hélice (que conta com empresas mantenedoras como Florense, Marcopolo, Metadados, Randon, Soprano e TecnoUCS), o local serve para o desenvolvimento de ideias a partir da necessidade tecnológica da média e grande empresa com o desenvolvimento de soluções.

De acordo com Gustavo Moreira, gestor de Projetos de Inovação do Sebrae, a transformação digital e suas inovações são as temáticas do espaço. “Aqui buscamos saber quais os problemas de cada empresa e propostas que possam virar solução de cada uma delas. Surgem ideias em relação a demanda e oferta. Na maioria das vezes, não sai a solução pronta, mas gera conexões e parcerias para desenvolver novas possibilidades. Este formato existe desde 2015”, explica.

Para ele, a Mercopar é o momento oportuno de reunir, mais uma vez, todas as marcas envolvidas para networking e também exibição de alguns produtos inovadores. “Ajudamos a pensar a inovação de uma forma aberta, fora dos muros de cada empresa, onde muitas pessoas se conectam e buscam soluções em conjunto”, conclui.

De Zotti Comunicações
Foto: Eduardo Rocha

Veja também

Time de startup: como construir a equipe ideal

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio