Mercopar reúne 25 startups apresentando algo novo que está disponível no mercado

Conexões com startups e conteúdo inovador na feira em Caxias

Ao longo de suas 28 edições, a Mercopar sempre teve como uma de suas principais características acompanhar as tendências da indústria e, muitas vezes, se antecipar às novidades que possam se transformar em grandes diferenciais a favor do setor empresarial. Um dos destaques é o Salão de Inovação, uma área interativa que reúne o público jovem e criativo em busca de conexões com startups e conteúdo inovador. O espaço conta novamente com o desafio Like a Boss, matchmakings e hackathons com grandes players do mercado, além de exposição de tendências da Indústria 4.0. Na grade de programação o espaço tem ainda workshops, talkshows e experiências tecnológicas.

Para o coordenador de Projetos de Inovação do Sebrae RS, Alexandre Zigunovas Junior, o Salão de Inovação é um espaço conceito da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) em conjunto com o Sebrae, que serve para disseminar o conteúdo sobre inovação e tecnologia, além de promover as conexões de oportunidades e negócios entre pequenas e grandes empresas com viés tecnológicos. “No contexto de transformação digital, as empresas têm cada vez mais buscado parceiros tecnológicos para solucionarem desafios estratégicos e para melhorarem a eficiência de seus processos”, analisa ele.

Segundo Zigunovas, a tendência do mundo, e agora também no Brasil, é agregar tecnologia na indústria, no chão de fábrica. Ele avalia que os empresários precisam se dar conta das ferramentas disponíveis no mercado e suas soluções tecnológicas. “Temos 25 startups apresentando algo novo que está disponível no mercado e cada vez mais acessível para as empresas. No espaço vão ocorrer várias pequenas ações e eventos num mesmo lugar”.

O coordenador de Projetos acredita que a ideia da feira é conseguir desmistificar o uso de tecnologia para os pequenos empresários, que não é algo apenas para grandes corporações e a Mercopar é o local certo de se atualizar. “Promover conexões entre empresas, startups, investidores, universidade e comunidade é o principal objetivo”, afirma.

Hackathons – Um dos espaços dentro do Salão de Inovação é Hackathon. Em parceria com o programa Hélice (que conta com empresas mantenedoras como Florense, Marcopolo, Metadados, Randon, Soprano e TecnoUCS), o local serve para o desenvolvimento de ideias a partir da necessidade tecnológica da média e grande empresa com o desenvolvimento de soluções.

De acordo com Gustavo Moreira, gestor de Projetos de Inovação do Sebrae, a transformação digital e suas inovações são as temáticas do espaço. “Aqui buscamos saber quais os problemas de cada empresa e propostas que possam virar solução de cada uma delas. Surgem ideias em relação a demanda e oferta. Na maioria das vezes, não sai a solução pronta, mas gera conexões e parcerias para desenvolver novas possibilidades. Este formato existe desde 2015”, explica.

Para ele, a Mercopar é o momento oportuno de reunir, mais uma vez, todas as marcas envolvidas para networking e também exibição de alguns produtos inovadores. “Ajudamos a pensar a inovação de uma forma aberta, fora dos muros de cada empresa, onde muitas pessoas se conectam e buscam soluções em conjunto”, conclui.

De Zotti Comunicações
Foto: Eduardo Rocha

Veja também

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização