e1

Ação é desenvolvida durante a Mercopar, em Caxias do Sul

Na busca pela oportunidade de oferecer tecnologia para o setor calçadista, os sócios Ricardo Schuler e Inelmo Rossi aceitaram compor uma das equipes do desafio proposto pela Mercopar para desenvolver uma solução na serialização aplicada no solado dos calçados e, principalmente, na utilização dessa informação pelo consumidor final. O desafio é mais uma das ações apresentadas no Salão da Inovação da feira e coloca a criatividade a serviço da indústria, em um contexto de troca de experiências e crescimento coletivo. A ação tem a parceria da indústria de calçados Via Marte e foi intermediada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

A ideia é que a solução apresentada possibilite muitos benefícios, a começar para o próprio consumidor que, ao tentar contato com o fabricante, por exemplo, tenha na leitura do código uma ferramenta imediata. “E não é somente essa possibilidade. Esse recurso pode ser fundamental, por exemplo, para promoções, sendo instrumento de comunicação e marketing”, avalia Marcelo Ribas, analista de Suporte da Via Marte.

Outra vantagem é a identificação de eventual pirataria, o código protege o produto e dá garantia ao consumidor de que é legítimo. “O trabalho final das equipes deve propiciar que o código seja aplicável a qualquer tamanho e tipo de solado, de qualquer material”, afirma a analista de Inovação da Abicalçados, Patrícia Ott.

A gravação padrão do lote de produção, como o que acontece hoje, envolve milhares de pares. Já o serial, proposta do desafio, identifica de forma única e inequívoca cada produto despachado. Com o serial a rastreabilidade é plena, como explica o gerente de TI da Via Marte, Ivair Kautzmann. Entretanto, ele ressalta que o conceito é multissetorial, ou seja, é aplicável para outros setores da indústria, não somente o calçadista. “Na Via Marte já cobrimos todos os estágios, desde a serialização do par na caixa individual, a partir da etiqueta. O que nos falta é a gravação direta no produto. No desafio, fomentamos este desenvolvimento. Buscamos por impressão rápida, de custo-benefício, robusta e que chegue legível até o consumidor”, explica o gerente.

A vencedora do desafio foi a Lenzi Engenharia, de Caxias do Sul. “A feira oportuniza novos negócios, prospectar. Não pode se retrair apesar do momento delicado do mercado. O desafio é oportunidade para pequenas e micro empresas apresentarem seu trabalho a empresas maiores. Mostrar que temos habilidade de realizar alguns serviços e tarefas, ajudando as maiores . Criação de uma nova parceria, aproximação. Uma ferramenta auxiliar. Queremos agradecer a Via Marte e ao SEBRAE/RS no suporte e, fundamentalmente, no processo do desafio”, destaca o Eng. Juliano Lenzi.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações sobre a Mercopar podem ser obtidas no site www.mercopar.mobidickhost.com.br .

Fotos: Desafio na área calçadista é a tarefa proposta
Crédito: Eduardo Rocha/Divulgação/Mercopar

De Zotti – Assessoria de Imprensa

Veja também

Time de startup: como construir a equipe ideal

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio