Estudantes de diferentes níveis tiveram a oportunidade de testar os seus conhecimentos no Desafio de Robôs Indústria 4.0. Agregados em equipes, eles tiveram a missão de desenvolver processos e soluções em uma linha de montagem que simula a fabricação de um carro. Na quinta-feira (05), terceiro dia da Mercopar, foram conhecidos os vencedores do Desafio.

Participaram da dinâmica estudantes dos níveis médio, técnico e superior, oriundos de universidades, escolas privadas e projetos sociais. “Eles chegaram aqui com as equipes montadas e logo percebemos que seria interessante desmontar o que eles haviam previsto. Por isso, eles foram misturados em equipes com diferentes idades, cidades e níveis de escolaridade”, frisa o técnico da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do SEBRAE/RS, Gustavo Moreira.

A mescla entre estudantes de perfis diferentes foi um dos pontos altos do desafio. Reunidos, eles, imediatamente, começaram a trabalhar afinados, e puderam trocar conhecimentos. O objetivo era automatizar as tarefas específicas de sua estação e a comunicação com as outras estações. “Logo eles notaram que falavam a mesma linguagem, tinham os mesmos interesses. Foi um aprendizado muito grande para todos”, ressalta o assessor de tecnologias educacionais do Colégio Marista Champagnat, Cesar Desimon.

Divididos em cinco equipes, os estudantes precisavam desenvolver robôs capazes de executar diferentes ações em uma linha de montagem automotiva. Tudo em miniatura, e utilizando os materiais disponíveis. “Depois dessa experiência pretendemos levar esses alunos para uma fábrica de verdade, para que eles vejam na prática como é feito e comparem com as soluções que eles próprios desenvolveram”, reforça Moreira.

Ao final de dois dias de trabalho, as equipes apresentaram seus robôs a um grupo de avaliadores formado por técnicos do SEBRAE/RS e professores. A vitória ficou com a equipe número cinco, responsável pelo processo final de colocação da peça no automóvel, formada pelos estudantes Andrieli Marques, Patrick Bartz, João Lopes, Eregon Silva e Mateus de Freitas.

A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br ou pelos telefones (54) 3222-7542 ou (54) 3222-7583.

Foto: Eduardo Rocha/Mercopar
De Zotti – Assessoria de Imprensa

Veja também

Startup

Estudo

A vida de sucesso de uma startup começa aos 40

LEIA MAIS

Economia Digital

Negócios

Internacionalizar para crescer e se sustentar

LEIA MAIS

Metalmecânico

Desempenho

Como utilizar corretamente o funil de vendas na indústria

LEIA MAIS

Energia

Fontes renováveis

Os desafios para desenvolver o biogás

LEIA MAIS

Notícias

Seguem abertas as inscrições para o Estande Coletivo de Startups

Seguem abertas as inscrições para o Estande Coletivo de Startups na Mercopar

Seguem abertas as inscrições para empresas interessadas em participar da Feira Me...

LEIA MAIS
Jornada 4.0 vai movimentar os três dias da Mercopar

Jornada 4.0 vai movimentar os três dias da Mercopar

Palestras, painéis, exposição e mesa redonda vão integrar as ações O suces...

LEIA MAIS
Randon e Marcopolo juntas na Mercopar 2019

Randon e Marcopolo juntas na Mercopar 2019

Empresas querem divulgar o projeto Hélice no evento que ocorre de 1º a 3 de outubro e...

LEIA MAIS
JAMO Equipamentos desde 2006 participando da feira

JAMO Equipamentos desde 2006 participando da feira

Com sede na cidade de Jaraguá do Sul/SC, a JAMO Equipamentos, que atua desde 1989 na f...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias

Realização