Estudantes de diferentes níveis tiveram a oportunidade de testar os seus conhecimentos no Desafio de Robôs Indústria 4.0. Agregados em equipes, eles tiveram a missão de desenvolver processos e soluções em uma linha de montagem que simula a fabricação de um carro. Na quinta-feira (05), terceiro dia da Mercopar, foram conhecidos os vencedores do Desafio.

Participaram da dinâmica estudantes dos níveis médio, técnico e superior, oriundos de universidades, escolas privadas e projetos sociais. “Eles chegaram aqui com as equipes montadas e logo percebemos que seria interessante desmontar o que eles haviam previsto. Por isso, eles foram misturados em equipes com diferentes idades, cidades e níveis de escolaridade”, frisa o técnico da Gerência de Inovação Mercado e Serviços Financeiros do SEBRAE/RS, Gustavo Moreira.

A mescla entre estudantes de perfis diferentes foi um dos pontos altos do desafio. Reunidos, eles, imediatamente, começaram a trabalhar afinados, e puderam trocar conhecimentos. O objetivo era automatizar as tarefas específicas de sua estação e a comunicação com as outras estações. “Logo eles notaram que falavam a mesma linguagem, tinham os mesmos interesses. Foi um aprendizado muito grande para todos”, ressalta o assessor de tecnologias educacionais do Colégio Marista Champagnat, Cesar Desimon.

Divididos em cinco equipes, os estudantes precisavam desenvolver robôs capazes de executar diferentes ações em uma linha de montagem automotiva. Tudo em miniatura, e utilizando os materiais disponíveis. “Depois dessa experiência pretendemos levar esses alunos para uma fábrica de verdade, para que eles vejam na prática como é feito e comparem com as soluções que eles próprios desenvolveram”, reforça Moreira.

Ao final de dois dias de trabalho, as equipes apresentaram seus robôs a um grupo de avaliadores formado por técnicos do SEBRAE/RS e professores. A vitória ficou com a equipe número cinco, responsável pelo processo final de colocação da peça no automóvel, formada pelos estudantes Andrieli Marques, Patrick Bartz, João Lopes, Eregon Silva e Mateus de Freitas.

A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br ou pelos telefones (54) 3222-7542 ou (54) 3222-7583.

Foto: Eduardo Rocha/Mercopar
De Zotti – Assessoria de Imprensa

Veja também

Time de startup: como construir a equipe ideal

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio