Primeira parte do Seminário ocorreu de manhã na maior feira de inovação e negócios da América Latina.

Desburocratização de empresas e simplificação de licenciamentos foram temas discutidos no IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples na 30ª Mercopar

Foto: Dudu Leal.

Nesta quarta-feira (6), ocorreu na 30ª Mercopar, a maior feira de inovação industrial e negócios da América Latina, o IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples. O encontro abordou, em um primeiro momento, a simplificação do registro e do licenciamento de micro e pequenas empresas e trouxe os principais avanços da implantação da Redesimples no Rio Grande do Sul.

Na abertura, o encontro, promovido pelo Sebrae RS, contou com a presença do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, e do diretor superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. Além deles, participaram na palestra Avanços da Implantação da Redesim no RS, o secretário de Governança e Gestão Estratégica do governo gaúcho, Claudio Gastal, e o secretário de Desenvolvimento Econômico Adjunto do RS, Joel Maraschin. Na oportunidade, também foi anunciado e celebrado por Gastal, que a capital dos gaúchos será palco do South Summit 2022, um dos maiores eventos de inovação do mundo.

Segundo Godoy, a burocratização desestimula a abertura de uma empresa e os empreendedores, que consideram muitas vezes altos os valores para criação de CNPJ ou não têm a condição de pagar impostos. “Queremos que o ambiente seja mais amigável aos pequenos negócios do Estado. Assim, vamos entregar melhores condições de trabalho para a futura geração de empresários”, pontuou. E Eduardo Diogo completou: “É preciso ter constância de propósito e tornar a atividade produtiva cada vez mais favorável para florescer talentos”.

Os motivos que dificultam a abertura de empresas e ajudam a aumentar a informalidade dos negócios foram os principais tópicos abordados. O secretário de Desenvolvimento Econômico Adjunto do RS, Joel Maraschin, explicou que a Redesimples existe desde 2009, conforme uma lei estadual do Rio Grande do Sul.

Como parte dos avanços da desburocratização, Gastal disse que desde que o governo Eduardo Leite assumiu, em 2019, mais de 338 municípios aderiram ao programa da Redesimples. Ele também afirma que ainda são esperadas mais adesões. “Com um ano de antecedência antes do fim do mandato, vamos alcançar 100% dos locais que fazem ou vão fazer parte da Redesimples”, finalizou.

Protocolo de Segurança Sanitária

Aos moldes do ano passado, quando foi a única feira presencial industrial realizada no país cumprindo todos os procedimentos para a sua realização em meio à pandemia do novo coronavírus, a edição de 2021 contará com rígidos protocolos de segurança sanitária durante o evento. Saiba mais aqui .

Sobre a Mercopar

A Mercopar é um espaço de geração de geração e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A maior feira de inovação e negócios da América Latina bateu recorde em 2020, com R $ 128 milhões em negócios gerados para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenamento e Iniciantes. A visitação durante os três dias do evento é gratuita mediante credenciamento online .

A visitação durante os três dias é gratuita e limitada, mediante credenciamento online em https://bit.ly/Credenciamentomercopar . O público pode acompanhar como também de forma virtual, por meio da plataforma da  30ª Mercopar , no link  https://bit.ly/MercoparDigital2021 . Para participar, é necessário ter idade mínima de 18 anos, visto que a Feira tem caráter técnico de negócios.

Mais informações podem ser indicados no site www.mercopar.com.br

Notícias

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Momento reuniu representantes de poder público municipal e federal no IV Seminário Br...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio
Cia Aérea Oficial
Apoio Institucional