Dicas

Visitar  uma feira técnica como a Mercopar, além de expandir seus conhecimentos, pode lhe ajudar a buscar parceiros comerciais, a conhecer novas tecnologias de fabricação, de comercialização, de organização e gestão, bem como a buscar idéias de novos produtos, novas oportunidades de mercado e parcerias.

Antes de iniciar a visitação, localize no mapa da feira os setores de seu interesse e priorize essas visitas.

O que vestir?
Lembre-se que você estará visitando uma feira profissional de negócios. Suas roupas e sapatos devem ser discretos e confortáveis, pois a área de circulação da Mercopar ultrapassa aos 20.000m².

ATENÇÃO: é proibida a entrada de visitante trajando bermuda, shorts ou regata e calçando chinelo ou sandália.

O que levar?

  • Cartões de visita em boa quantidade;
  • Folders e brindes de sua empresa;
  • Todas as informações disponíveis sobre o que procura;
  • Máquina fotográfica;
  • Calculadora de bolso;
  • Bloco de anotações ou gravador.

Outras dicas:

  • Procure manter seus hábitos alimentares;
  • Beba bastante água;
  • Leve os remédios que costuma utilizar;
  • Carregue o mínimo possível de peso;
  • Inclua um tempo livre para tomar café, água, conversar e descansar entre as visitas.

Como aproveitar ao máximo sua visita
Durante as visitas, é importante ser objetivo, ir direto ao assunto. Lembre-se que o expositor tentará fazer com que você não visite o estande ao lado ou que, pelo menos, leve muito mais tempo para chegar até a concorrência.
Ao visitar os expositores não esqueça de:

  • Procurar saber os responsáveis pela decisão;
  • Verificar quais são as características da empresa;
  • Verificar quais são as características do mercado que ela atende;
  • Verificar questões logísticas;
  • Informar-se sobre os níveis de preço praticados e as formas de promoção, se houver.

Se preferir fazer a visitação em grupo, vá com, no máximo, mais 2 pessoas com interesses em comum. Após o término de reunião com empresa expositora, faça um pequeno resumo com as principais informações obtidas e as combinações feitas com seu interlocutor, anexando o cartão de visitas recebido para contatos futuros.

Depois da visita, não esqueça:

  • Construa sua rede de relacionamentos, procurando manter contato periódico com possíveis fornecedores, clientes e empresas de referência;
  • Cumpra com o que combinou;
  • Envie e-mails ou cartas de agradecimento pela atenção recebida;
  • Envie apresentação da empresa e folders a quem julgar interessante;
  • Compare sua empresa com os concorrentes e empresas de referência.

Fonte: Guia do Expositor – Como Participar de Feiras, Exposições e Eventos.
SEBRAE/RS, em parceria com o SEBRAE Nacional.