Edições anteriores.

A Mercopar surgiu na década de 90 quando estava muito em voga a discussão sobre a prática da subcontratação industrial – contratação de micro e pequenas empresas para fornecimento de peças e componentes para médias e grandes indústrias dos mais diversos segmentos.

Como não havia no Brasil nenhuma feira com este enfoque tão nítido, foi no Pavilhão de Subcontratação Industrial da Feira de Hannover, na Alemanha, que a equipe do Sebrae RS buscou a inspiração.
Nascia, assim, em Caxias do Sul, principal polo industrial do Rio Grande do Sul, a Mercopar – Feira de Subcontratação Industrial do Mercosul – uma união dos termos Mercosul e parcerias.

Em 27 de história, a Mercopar desenvolveu uma trajetória exitosa conquistando expositores, visitantes e proporcionando a aproximação das pequenas com as grandes empresas do Rio Grande do Sul e do Brasil. A geração de negócios, a abertura de novos mercados, as últimas tendências e tecnologias para a inovação na indústria estão na missão da Mercopar desde a sua primeira edição e essas características se fortalecem a cada ano.
Em 2019, a realização da feira é feita em parceria com a FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o que amplia as oportunidades de geração de negócios e a integração entre as grandes empresas e os pequenos negócios.

 

2018

Inteligência Artificial, internet das coisas e manufatura avançada estiveram em evidência durante a feira, indicando que a tendência da indústria é a capacidade de maior produção com menos mão de obra e maior valor agregado.

2016

 

A edição marcou o 25º aniversário da Mercopar e gerou um clima positivo de retomada da economia. Durante estas 25 edições passaram pela Mercopar 555 mil visitantes e 10.084 expositores, com um volume de negócios somados de aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

2014

 

O economista Roberto Gianetti da Fonseca fez uma das principais palestras do evento, abordando o tema “Competitividade: riscos e desafios de um mundo sem fronteiras”.

2013

 

Toda a área de aproximadamente 20 mil metros quadrados do Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva foi ocupada por cerca de 500 expositores de nove países. O Espaço da Inovação novamente foi destaque.

2012

 

A ampliação da área de exposição de 13 para 18 mil metros quadrados gerou um grande volume de negócios, além da realização do Salão da Inovação, que atraiu muitos empreendedores.

2010

 

A grande novidade da edição ficou por conta da Rodada de Negócios de Software e Serviços, que apresentou soluções em TI direcionadas à gestão industrial.

2009

 

A Mercopar 2009 teve como principal inovação a Rodada de Negócios do Petróleo, Gás e Energia, evento que contou com a participação das estatais como Petrobrás, Transpetro e Eletrobras.

2007

 

Foram incorporados 2.000m² para a realização do Salão de Energia e da Mostra de Práticas Sustentáveis da Indústria. A iniciativa, que contou com a participação de Centros Tecnológicos e Universidades, teve como objetivo apresentar tecnologias alternativas de produção de energia a partir de fontes renováveis que pudessem ser assimiladas no contexto das micro e pequenas empresas.

2004

 

Ocorreu a Mercoparts – encontro de negócios internacional do setor automotivo, que reuniu 125 empresas, sendo 85 delas do Brasil, 15 de outros países da América Latina e 25 de países da União Europeia.

1999

 

Foi implantado o conceito de país parceiro, tendo Portugal como o primeiro convidado. Em 2000, seria a vez da Inglaterra; em 2001, da Itália; em 2002, da Holanda; em 2003, da Espanha; em 2004, da Argentina; e, em 2009, da Índia.

1993

 

Prêmio Top de Marketing, concedido pela ADVB-RS. case Mercopar – Um mercado que não tem tamanho foi escolhido como solução mais criativa para o desafio de integração entre pequenas e grandes empresas, imposto pelos padrões de qualidade e competitividade exigidos pela globalização dos mercados.

1992

 

1ª edição, em setembro, com 248 empresas
Também nascia o Projeto Comprador: modesto, com apenas 12 empresas compradoras, quase como um balão de ensaio.

Newsletter

Fique por dentro das novidades.

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio