Mercopar 2025 –  October 14th to 17th, 2025, from 1pm to 8pm.

News

Mercopar fará gestão ambiental de resíduos

Mercopar fará gestão ambiental de resíduos

Em três etapas, iniciativa será realizada em parceria com a startup Trashin

Especializada em operações de gestão de resíduos 360° e projetos de logística reversa, a startup Trashin levará o seu know-how à Mercopar 2022, a partir desta terça-feira (18/10) em um projeto de ESG – sigla em inglês para ambiental, social e governança. Depois de realizar o treinamento de 800 funcionários do staff da organização que irão atuar nos quatro dias de evento, a startup estará presente com uma equipe que irá supervisionar diretamente a gestão de resíduos do evento, incluindo a coleta neutra em CO2 por meio de 66 coletores sustentáveis de ambiplast, produto sustentável desenvolvido a partir de resíduos da indústria.


A etapa final do projeto se dará após o término da feira, com o rastreio, mensuração dos resíduos e aferição da emissão de gases emitidos pelas estruturas de geração de energia da feira e a própria logística de destinação dos resíduos. Os indicadores serão convertidos em créditos de carbono do Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão (www.carbonfair.com.br/projeto/hidreletrica-salto-pilao), que atua na compensação por meio de energia renovável.


“A questão ambiental é uma realidade para todas as empresas, independentemente do porte, uma vez que a indústria atua com base em cadeias de fornecedores. Cada vez mais as boas práticas deste tema serão fator decisivo não somente no posicionamento, mas ainda na competitividade dos negócios”, destaca o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos.


Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: Abimaq, BRDE, Marcopolo e Trashin.


Sobre a Trashin
Fundada em 2018 em Porto Alegre (RS), a Trashin faz parte dos ESG Enablers, como são chamadas as startups que levam os pilares da agenda para dentro das empresas. A startup nasceu na incubadora do Instituto Federal do RS (IFRS), na Capital e integrou programa de aceleração do Sebrae RS. Atualmente desenvolve trabalhos em todas as regiões do País com projetos que controlam níveis de produtividade e desperdício de resíduos, promovendo a sustentabilidade através de uma metodologia única que pode ser facilmente aplicada em diversas organizações.


“Entendemos como uma grande oportunidade receber tantos visitantes em um ambiente cada vez mais sustentável, o que está muito alinhado com o propósito da Trashin e da Mercopar. É possível afirmar que este caminho não tem volta: eventos de grande porte devem gerar um impacto positivo em sustentabilidade assim como a Mercopar está viabilizando”, relata Renan Vargas, cofundador da Trashin.

fechar

I want to expose