Blockchain é tema de painel na 31ª Mercopar
Cuota:
Iniciativas do iCoLab, da Hathor e da Agrotoken foram apresentadas no Espaço Futuro
A criação de negócios de Ativos Digitais com Blockchain foi tratada por três palestrantes em um evento realizado nesta quinta-feira (20), terceiro dia da 31ª Mercopar. Sandra Heck, cofundadora e presidente do iCoLab – Instituto Colaborativo de Blockchain, abriu o painel afirmando que todos nós estamos percebendo os sinais das mudanças no mundo. “Estamos vivendo a travessia da web 2.0 para a web 3.0, e o iCoLab quer construir essas pontes. O nosso objetivo é educação para negócios e queremos ultrapassar a barreira de que blockchain é bitcoin”, ressaltou. Ela acrescentou que blockchain não é uma solução para qualquer coisa, mas pode ser útil em muitas situações.
Na sequência, Leandro Pereira, da Hathor, destacou que ainda estamos começando a fazer a curva de aprendizado sobre blockchain. “Estamos vivendo a mesma época em que as pessoas perguntavam por que precisavam de um e-mail, se tinham fax. Elas ainda não sabem o que é e quais são os benefícios da blockchain para o seu negócio”, exemplificou. O foco da Hathon é facilitar a entrada nesse mundo e mostrar como a rede pode melhorar o que já é feito. «Não estamos aqui para tirar nada do que existe, mas para complementar. Na rastreabilidade dos alimentos, por exemplo, um assunto que vem ganhando força, a blockchain tem muito a contribuir”, acrescentou.
Para fechar o painel, os empresários Eduardo Novillo Astrada e Anderson Nacaxe, da Agrotoken, falaram sobre o seu trabalho com tokens fungíveis em commodities. A empresa é da Argentina e veio para a o Brasil pela crença na transformação do país no próximo grande produtor de grãos e comida do mundo. “Nós estamos focados em melhorar a vida do produtor rural. Com os tokens fungíveis, eles não ficam tão suscetíveis aos impactos da macroeconomia”, afirmou Nacaxe.
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: ABIMAQ, BRDE, Marcopolo e Trashin.
Mais informações: www.mercopar.com.br
Siga nas Redes Sociais: @mercopar