Mercopar 2024 – 15 al 18 de octubre de 2024, de 13 a 20 horas.

Noticias

Em Fórum ESG, empresários apresentam cases de boas práticas

Em Fórum ESG, empresários apresentam cases de boas práticas

Evento realizado no segundo dia da 31ª Mercopar foi promovido pelo Sebrae RS

Um dos principais temas da indústria global – as estratégicas ligadas ao Meio Ambiente, Social e Governança – do inglês,  Environmental, Social and Governance (ESG), ganhou um fórum específico, promovido pelo Sebrae RS, nesta quarta-feira (19), segundo dia da 31ª Mercopar. Erasmo Carlos Battistella, diretor presidente da BSBios; Adriano Barros, diretor de Relações Públicas e Governamentais da General Motors (GM) América Latina; e Clovis Zapata, representante adjunto da Unido para o Brasil e a Venezuela, foram convidados a apresentarem cases e trocarem ideias sobre o assunto.

Produtor de biodiesel, Battistella afirmou que a sustentabilidade e, consequentemente, as ações ESG fazem parte da empresa desde o seu início, há 17 anos, mas foram mais bem estruturadas em 2020. “Começamos com um código de conduta, seguido por um programa de compliance. Temos claro que ESG é um investimento e não abrimos mão das nossas práticas”, reforçou. Elas são referendadas por certificações internacionais e estão inseridas na cultura da empresa.

Na General Motors (GM), não é diferente. Barros relatou que as práticas de ESG são monitoradas por grupos de trabalho divididos por áreas e há uma preocupação em levá-las aos fornecedores: “Precisamos que toda a cadeia esteja engajada nesse compromisso”, destacou. Em relação ao meio ambiente, ele ressaltou que a GM também faz ações globais, acreditando que as práticas não devem ficar restritas à empresa. Um dos exemplos é o programa de conservação da Amazônia realizado em parceria com a Colômbia.

Após ouvir os muitos exemplos de práticas citadas pelos seus antecessores no fórum, Zapata falou um pouco sobre o trabalho da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) e ressaltou que as práticas de ESG precisam estar vinculadas, também, ao desenvolvimento econômico. “Gerar desenvolvimento por meio de ESG deve ser um objetivo dos países, não apenas das empresas”, destacou.

Mais informações: www.mercopar.com.br 

Siga nas Redes Sociais: @mercopar 

fechar

Quiero Expor