Mercopar 2022: Um evento sustentável
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Divulgação dos dados de coleta dos resíduos gerados no evento evidenciam a relevância de unir inovação e sustentabilidade
Na terceira e última etapa do projeto de gestão de resíduos da Mercopar deste ano – a qual considerou, inclusive, a emissão de poluentes emitidos durante a fase de desmontagem da estrutura da feira -, a empresa Trashin contabilizou nesta semana os números finais da iniciativa.
Por meio dos 76 coletores sustentáveis de ambiplast (produto sustentável desenvolvido a partir de resíduos da indústria) disponíveis no evento foram administrados 13.296,5 quilos (11.782,0kg não-recicláveis e 1.514,5 kg recicláveis) de dejetos, chegando a 84% de aproveitamento. Além disso, foram neutralizados 89 mil quilos de gás carbônico (CO2), considerando o rastreio, mensuração dos resíduos e a aferição da emissão de gases emitidos pelas estruturas de geração de energia da feira e a própria logística de destinação dos resíduos. Os indicadores serão convertidos em créditos de carbono do Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão (https://www.carbonfair.com.br/projeto/hidreletrica-salto-pilao), que atua na compensação por meio de energia renovável.
Sobre a Mercopar
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de inovação industrial da América Latina foi realizada de 18 a 21 de outubro, no Parque de Eventos da Festa da Uva. Em uma edição histórica, o evento recebeu um público de 35 mil visitantes, somados os acessos presenciais e virtuais, e contabilizou mais de R$ 430 milhões em negócios gerados – um crescimento de 77% em relação ao ano anterior.
Sobre a Trashin
Fundada no ano de 2018 em Porto Alegre (RS) e especializada em operações de gestão de resíduos 360° e projetos de logística reversa, a Trashin faz parte dos ESG Enablers, como são chamadas as startups que levam os pilares da agenda para dentro das empresas. A startup nasceu na incubadora do Instituto Federal do RS (IFRS) e integrou o programa de aceleração do Sebrae RS. Atualmente, desenvolve trabalhos em todas as regiões do país com projetos que ativam a economia circular de marcas de destaque no mercado, tais como: Havaianas, Nike, Tramontina, iFood, Movida, entre outros.