Mercopar 2025 – 14 al 17 de octubre de 2025, de 13 a 20 horas.

Noticias

Mercopar fará gestão ambiental de resíduos

Mercopar fará gestão ambiental de resíduos

Em três etapas, iniciativa será realizada em parceria com a startup Trashin

Especializada em operações de gestão de resíduos 360° e projetos de logística reversa, a startup Trashin levará o seu know-how à Mercopar 2022, a partir desta terça-feira (18/10) em um projeto de ESG – sigla em inglês para ambiental, social e governança. Depois de realizar o treinamento de 800 funcionários do staff da organização que irão atuar nos quatro dias de evento, a startup estará presente com uma equipe que irá supervisionar diretamente a gestão de resíduos do evento, incluindo a coleta neutra em CO2 por meio de 66 coletores sustentáveis de ambiplast, produto sustentável desenvolvido a partir de resíduos da indústria.


A etapa final do projeto se dará após o término da feira, com o rastreio, mensuração dos resíduos e aferição da emissão de gases emitidos pelas estruturas de geração de energia da feira e a própria logística de destinação dos resíduos. Os indicadores serão convertidos em créditos de carbono do Projeto Usina Hidrelétrica Salto Pilão (www.carbonfair.com.br/projeto/hidreletrica-salto-pilao), que atua na compensação por meio de energia renovável.


“A questão ambiental é uma realidade para todas as empresas, independentemente do porte, uma vez que a indústria atua com base em cadeias de fornecedores. Cada vez mais as boas práticas deste tema serão fator decisivo não somente no posicionamento, mas ainda na competitividade dos negócios”, destaca o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos.


Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: Abimaq, BRDE, Marcopolo e Trashin.


Sobre a Trashin
Fundada em 2018 em Porto Alegre (RS), a Trashin faz parte dos ESG Enablers, como são chamadas as startups que levam os pilares da agenda para dentro das empresas. A startup nasceu na incubadora do Instituto Federal do RS (IFRS), na Capital e integrou programa de aceleração do Sebrae RS. Atualmente desenvolve trabalhos em todas as regiões do País com projetos que controlam níveis de produtividade e desperdício de resíduos, promovendo a sustentabilidade através de uma metodologia única que pode ser facilmente aplicada em diversas organizações.


“Entendemos como uma grande oportunidade receber tantos visitantes em um ambiente cada vez mais sustentável, o que está muito alinhado com o propósito da Trashin e da Mercopar. É possível afirmar que este caminho não tem volta: eventos de grande porte devem gerar um impacto positivo em sustentabilidade assim como a Mercopar está viabilizando”, relata Renan Vargas, cofundador da Trashin.

fechar

Quiero Expor