Caxias do Sul/RS – A exploração de petróleo em águas profundas foi tema de um workshop promovido pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) nesta sexta-feira, 3 de outubro, durante a Mercopar. O encontro reuniu empresários participantes da Feira de Subcontratação e Inovação Industrial realizada em Caxias do Sul para assistir às palestras focadas no tema “Platec Subsea – Veículos Submarinos”.

O workshop apresentou dados sobre o programa de Plataformas Tecnológicas – Platecnal da Indústria do Petróleo, e contou com o apoio do SEBRAE/RS. Durante o evento foram apresentados os cenários da exploração do combustível em águas profundas, em apresentação da ONIP. Exposições técnicas explicaram o funcionamento de veículos de imersão, e a FINEP discutiu formas de financiamento de projetos.

O evento teve como objetivo identificar potenciais fornecedores para esse novo momento da exploração de petróleo no Brasil. Além disso, apresentou parcerias para a elaboração de projetos para a cadeia. “Estamos mostrando o que está acontecendo no fundo do mar. Atualmente, o modelo de exploração utiliza grande parte de sua estrutura na superfície, o que aumentou muito os custos. O mercado mundial, no entanto, tem crescido muito em projetos que viabilizem que a exploração seja majoritariamente no fundo do mar”, afirmou o presidente da ONIP, Carlos Camerini.

O diretor de Administração e Finanças do SEBRAE Nacional, José Carlos dos Santos, destacou a importância da realização do workshop dentro da Mercopar. “Fico muito feliz de estar nesta feira, porque sou gaúcho e já trabalhei muito na feira. O Estado sempre foi um celeiro de oportunidades, e desde 2004 trabalha o mercado de petróleo e gás, qualificando o setor e buscando mercados. Temos que aproveitar o que eventos como esses podem trazer ao empresariado”, ressaltou.

A Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, segue até esta sexta-feira, 3 de outubro, reunindo mais de 500 empresas nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. Estão em Caxias do Sul empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, bem como da Alemanha, Argentina, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Índia, Portugal e Turquia. A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações sobre o evento, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br.

Platec A

Fagner Almeida/Divulgação
De Zotti – Assessoria de Imprensa 

Veja também

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização