Muito além de prospectar oportunidades de negócios, participar da Mercopar significa ter acesso a diversas iniciativas para agregar conhecimento, o que certamente se reflete no desenvolvimento e aprimoramento do dia a dia empresarial. Uma destas ações são as palestras gratuitas que ocorrem no Espaço SEBRAE. Assunto muito comentado nos corredores, a Indústria 4.0 foi um dos temas abordados na terça-feira (03), primeiro dia do evento, em Caxias do Sul.

O gerente da filial Porto Alegre da Indústrias Romi SA, Cristiano Rodrigues de Fraga, assinalou que, falar que a Indústria 4.0 diminui postos de trabalho, não é verdade. “As funções se modificam e são criados outros postos, em outros setores”, disse Fraga, que abordou temas como a Internet das Coisas, material na nuvem, segurança, realidade aumentada, eficiência energética, conectividade e vantagens da manufatura híbrida.

Já o engenheiro da Sandvik do Brasil SA, Silvio Bauco, observa que a indústria já passou por várias revoluções ao longo do tempo. “A melhoria nos processos serve, principalmente, para qualificar produtos e reduzir custos. Até 2020 espera-se quatro bilhões de pessoas conectadas, mais de 25 milhões de aplicativos, 50 bilhões de objetos conectados e 50 trilhões de gigabytes de informações”, ressalta Bauco, mostrando possibilidades de soluções para o projeto, planejamento, produção e logística de uma empresa.

Confira as palestras de quarta-feira (04): Soluções ABB para NR12, às 15h, com o engenheiro Fernando Rocha (RH Materiais Elétricos); Rio Grande do Sul, um Estado de Oportunidades, às 17h, com Diogo Paz Bier, diretor de Inovação e Sustentabilidade e Elias Graziottin Rigon, superintendente de Inovação e Sustentabilidade do Badesul; Ampliando as margens em tempos de crise através do design, às 19h, com Tobias Bertussi e Paulo Bertussi, da Bertussi Design.

A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br ou pelos telefones (54) 3222-7542 ou (54) 3222-7583.

Foto: Eduardo Rocha/Mercopar
De Zotti – Assessoria de Imprensa

Veja também

Time de startup: como construir a equipe ideal

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio