Feira acontece daqui a três meses em Caxias do Sul

Inovação industrial estará em destaque na Mercopar 2

Considerado um dos mais importantes eventos de inovação industrial da América Latina, a Mercopar se prepara para receber, de 01 a 03 de outubro , expositores e visitantes de todo o País no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em sua 28ª edição, e realizada com a parceria estratégica entre o Sebrae RS e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), a feira vai apresentar novidades e tendências em diversos setores, especialmente no metalmecânico, eletroeletrônico, automação, movimentação e armazenagem de materiais, serviços, borracha, plásticos, energia e meio ambiente, Tecnologia da Informação (TI) e startups.

Ocupando o Pavilhão 1 e o Centro de Eventos, 202 empresas já confirmaram presença na feira deste ano, assim como expositores da Alemanha. Conforme o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy, a parceria com a FIERGS está sendo muito importante para a venda dos espaços e toda estruturação do evento. “Já atingimos a meta de comercialização, mas ainda estamos focados neste trabalho por acreditarmos no potencial de negócios da feira, um ambiente para ‘tirar pedidos’, como gosta de dizer o nosso presidente Gilberto Petry”.

Programação paralela é destaque

Neste ano, a programação paralela da feira será destaque com quatro ações principais focadas nas tecnologias da Indústria 4.0, startups com soluções industriais, cases de sucesso de encadeamento produtivo, além de aproximar pequenas e médias empresas dos principais compradores do setor industrial.

O Encadear Summit’19 é um evento que tem por objetivo promover a discussão e a troca de experiências sobre as oportunidades de projetos de encadeamento produtivo entre empresas âncoras e micro e pequenas empresas. O Encadear Summit’19 compreende três eixos: Negócios (ambiente para geração de negócios e oportunidades através de rodadas entre compradores de grandes empresas e fornecedores de pequenas empresas); Inovação (ambiente “lab” com a exposição de soluções inovadoras de empresas inseridas nas iniciativas do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo e realização de desafios tecnológicos entre grandes e pequenas empresas; e Conhecimento (palestras com especialistas, painéis de debates com uma palestra magna).

O Salão de Inovação, uma área interativa da feira e que reunirá o público jovem e criativo, estará em busca de conexões com startups e conteúdo inovador. Este ano, o espaço contará novamente com o desafio Like a Boss, matchmakings e hackathons com grandes players do mercado, além de exposição de tendências da Indústria 4.0. Na grade de programação o espaço contará ainda com workshops, talkshows e experiências tecnológicas.

Aproximar para gerar negócios

No Salão de Negócios, onde ocorre o Projeto Comprador, o objetivo é aproximar grandes empresas, expositores e micro e pequenas empresas (MPEs) atendidas pelo Sebrae. Essa conexão ocorre através do cruzamento das ofertas e demandas das empresas participantes em reuniões pré-agendadas de 15 minutos. A atividade será desenvolvida nos dois primeiros dias da Mercopar, das 13h às 19h. As inscrições, que devem ser realizadas até 13 de setembro, são gratuitas e abertas a expositores e demais interessados. O período de solicitação de reunião ocorre até 22 de setembro.

Já a Jornada 4.0 visa apresentar aos diversos setores da indústria um conjunto de competências para viabilização de projetos de desenvolvimento e de adoção de tecnologias no ambiente industrial, conectando os principais stakeholders relacionados aos temas de Indústria 4.0 de Manufatura Avançada, utilizando uma linguagem acessível aos diferentes portes de empresas e segmentos industriais. O público consiste em indústrias, sindicatos e associações representativas do setor, agentes de fomento, startups relacionadas à Indústria 4.0 e universidades.

Mais informações podem ser obtidas pelo site . Para participar como expositoras, as empresas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail ou pelo telefone (51) 30675750, até dia 30 de agosto.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Foto: Eduardo Rocha/Divulgação Mercopar

Veja também

Inteligência artificial contra o estoque vazio

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Porto de Rio Grande faz parceria com a Mercopar 1

Porto de Rio Grande faz parceria com a Mercopar

Feira acontece em Caxias do Sul, entre 1º e 3 de outubro "Empresas da região d...

LEIA MAIS
FIERGS apresenta projetos, produtos e serviços na Mercopar

FIERGS apresenta projetos, produtos e serviços na Mercopar

Feira de Inovação ocorre entre 1º e 3 de outubro, em Caxias do Sul A programa...

LEIA MAIS
Mercopar movimenta a economia de Caxias do Sul e região

Mercopar movimenta a economia de Caxias do Sul e região

Redes gastronômica e hoteleira se preparam para receber visitantes Os preparati...

LEIA MAIS
III Seminário Brasil Mais Simples ocorre na 28ª Mercopar

III Seminário Brasil Mais Simples ocorre na 28ª Mercopar

Encontro promovido pelo Sebrae RS será realizado no dia 02 de outubro, em Caxias do Su...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio