Home / Jornada 4.0

Jornada 4.0

 

O Sistema FIERGS, por meio de seu Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC, em conjunto com o IEL e SEBRAE, estão organizando a Jornada 4.0 | Os Impactos e as Oportunidades da Quarta Revolução Industrial.

A Jornada 4.0 tem como objetivo principal acelerar o ritmo de projetos nos diferentes setores da indústria com utilização das chamadas tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, utilizando uma linguagem acessível aos diferentes portes de empresas e segmentos da atividade empresarial e industrial.

A 1ª Edição desta iniciativa aconteceu em 2018, no formato de um dia nos pavilhões da FIERGS, Leia Mais. 

Este ano a 2ª edição acontecerá em paralelo com a Mercopar, Feira de Inovação Industrial, que reúne os diversos segmentos do estado do Rio Grande do Sul, agora com o viés de Inovação muito presente na programação, e acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de outubro.

Esta 2ª edição contará com a seguinte estruturação:

– Exposição de tecnologias nos 3 dias – Espaço exclusivo para empresas ofertantes de tecnologias
– Seminário no dia 02/10 – Palestras sobre conceitos da Indústria 4.0 e cases industriais

O público do Jornada 4.0 consiste em indústrias, sindicatos e associações representativos da indústria, agentes de fomento, startups relacionadas à Indústria 4.0 e universidades.

Seminário:

O seminário acontecerá no dia 02/10 das 13h30 às 17h, no Espaço Mercopar.

Contará com apresentações que abordarão conceito da indústria 4.0, o que são as tecnologias habilitadoras, caminhos, experiências e impactos na indústria, e também cases indústrias que estão neste caminho, e possuem alguma tecnologia aplicada em cenário real.

A programação ainda está sendo construída, porém segue abaixo a primeira proposta.

 

Programa

13h30 – 14h00  Credenciamento

14h00 – 14h15  Abertura oficial

       Daniel Randon – Coordenador Conselho de Inovação e Tecnologia – FIERGS

       Carlos Martini – Conselheiro do Conselho de Inovação e Tecnologia – FIERGS

Lançamento Rede RS Indústria 4.0

14h15 – 15h00  Painel 1: Os Impactos e Oportunidades da Quarta Revolução Industrial

14h20 14h35 Caminhos, experiências mundiais e impactos na indústria

Luís Gustavo Delmont | CNI 

14h35 14h50 Rede RS Indústria 4.0 – Desafios e Benefícios

Nome palestrante: Rovanir Baungarther

14h50 15h05 Do Lean ao 4.0

Vitor Nardelli – Pesquisador chefe | Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica

15h00 – 16h00  Mesa Redonda: Impactos | Indústria 4.0 na Prática

Mediador Carlos Artur Trein 

  • Metalwork | Hernane Cauduro – Diretor
  • Randon | Felipe Mandelli – Gerente de Excelência Operacional
  • Exatron | Jorge Demoliner – Diretor de P&D e Inovação
  • Novus | Marcos Dillenburg – Diretor de Tecnologia e Operações
  • Bebidas Fruki
  • Screw Indústria Metalmecânica |Fabrício Gaspary – Gerente de Engenharia

16h00 – 17h00  Painel 2: Oportunidades | Indústria 4.0 aplicadas para o aumento de competitividade na Agroindústria

16h05 16h20 Fazenda 4.0 – Como começar?

Citrosuco

16h20 16h35 Conectividade no Campo e na Indústria

Fábio Ribas 21 99477-4791 | Nokia

16h35 16h50 Indicação SIMERS

16h50 17h05 Indicação Ponfac

Robótica + Sistema de visão para seleção de mudas de eucalipto

Suzano Fibria

17h00               Encerramento

Cases confirmados

Randon Autopeças:

O case trata da aplicação de conceitos da indústria 4.0 em um célula de fabricação de autopeças com aplicação em veículos comerciais pesados.

Por meio de tecnologias habilitadoras de controles de processos e conectividade entre equipamentos há total confiabilidade na garantia da qualidade do produto, além de permitir uma gestão remota e on-line da operação.

O processo é dotado de controles de produtividade, dados de rastreabilidade e, por meio de armazenagem e cruzamento de dados, os equipamentos tem capacidade de se auto ajustarem, conforme necessidade, considerando o comportamento do processo.

Case Screw:

Exposição:

O espaço de exposição é destinado à empresas com produtos e/ou serviços vinculados às tecnologias habilitadoras 4.0, desenvolvidas pela empresa e/ou em parceria. Abaixo uma ilustração com as tecnologias que a CNI considera como oportunidades da Indústria 4.0.

Fonte: Oportunidades para a Indústria 4.0, CNI (2017).

Este espaço é comercializado, e contamos com as seguintes empresas.

Metalwork

As tecnologias desenvolvidas pela Metal Work , para a Indústria 4.0, oferecem  soluções em redução de tempo e  de custos, a exemplo da Família EB 80. Ilha de válvulas que reorganizam e otimizam o gerenciamento de manutenção , desenvolvendo a manutenção preditiva para: prever falhas; ter todas as informações sobre a operação do equipamento disponíveis em tempo real; monitorar o tempo de vida útil; otimizar o gerenciamento de peças sobressalentes do armazém entre elas. O visitante poderá ver a simulação do controle de vida de elementos em máquinas em tempo real, visitando o nosso estande na MERCOPAR 2019 – J08.

Novus

Há quase 40 anos a NOVUS desenvolve e fabrica produtos inovadores para aquisição e registro de dados, controle de temperatura e de processos, condicionamento e transmissão de sinais de variáveis de campo e demais instrumentos que cumprem requisitos internacionais de qualidade.  E por estar sempre acompanhando as tendências em tecnologia, não poderia ser diferente em um momento em que a Indústria 4.0 é uma realidade cada vez mais presente.

Apresentados em feiras importantes do setor, como a Hannover Messe na Alemanha e a FIEE em São Paulo, os principais lançamentos de 2019 representam um novo paradigma para a NOVUS, pois já nasceram voltados para a conectividade e IoT.  É o caso do DigiRail NXprog, módulo de I/O compatível com Arduino, e do  DigiRail Connect, que pode ser usado como dispositivo escravo Modbus RTU com interface RS485 ou como dispositivo Modbus TCP servidor sob rede Ethernet. Além disso, produtos como a linha LogBox Connect – registradores de dados que provêm conectividade do dispositivo à nuvem – também incorporam o conceito de indústria 4.0.

A NOVUS integra, ainda, a Aliança Local para Manufatura Avançada 4.0 (ALMA 4.0), uma cooperação entre empresas e a UFRGS, cuja missão é desenvolver soluções integrais para a indústria 4.0 mediante a complementação e integração de competências e tecnologia das empresas parceiras. Em sua fábrica em Canoas, a NOVUS possui o primeiro projeto da Aliança: uma célula de manufatura autônoma e reconfigurável em tempo real.

Easypro

A Easypro Tecnologia desenvolve soluções inovadoras em SaaS (Software as a Service) para Produtividade, Eficiência e Qualidade, alinhados com os conceitos da Indústria 4.0 na otimização de processos e redução de perdas.

O portfólio de produtos é composto das quatro soluções:

1) EasyTime: ferramenta com foco na Padronização e Melhoria de Métodos através da análise de processos usando a filmagem das etapas e cálculos automáticos do estudo de tempos.
2) EasyControl: solução de MES (Manufacturing Execution System) para Monitoramento do desempenho e coleta de dados automático de máquinas em tempo real (OEE – Eficácia Geral de Equipamentos)
3) EasyQuality: desenvolvido para coleta de dados de indicadores em tempo real, inspeção de Qualidade (quality gates) e painéis (dashboards) de análise de dados.
4) EasyCheck:  plataforma para auditorias de processos com checklist eletrônico que registra e abre planos de ações de não-conformidades com fotos e envio de email automático. 

Visite nosso site, www.easypro.com.br  

SPI

A SPI Integração de Sistemas Ltda. é uma empresa nacional de engenharia com 27 anos de mercado. Possui uma equipe multidisciplinar composta por engenheiros e técnicos de quatro áreas de conhecimento da engenharia: Produção, Mecânica, Elétrica e Software. O foco da SPI é ajudar seus clientes por meio da tecnologia a excederem seus limites de produtividade. E este propósito de negócio da SPI é alcançado mediante a viabilização de processos produtivos inovadores, construídos com base na combinação de tecnologias como: Robotização, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Sistemas ERP, Sistemas PLM, Sistemas MES, Sistemas LIMS, Sistemas SCADA, Sistemas DCS, Dispositivos Móveis, Beacons, dentre outras.

Eletronor

A Eletronor entrega inovação em automação, materiais elétricos, painéis, infraestrutura de rede e EPIs para a Indústria. Com mais de 20 anos no mercado, a empresa tem experiência consolidada em soluções para a Indústria 4.0 e Internet das Coisas na Indústria. E, mesmo assim, seja aperfeiçoando seus profissionais, seja fechando parcerias com multinacionais de tecnologia do ramo, a Eletronor está sempre em busca de aperfeiçoamento e tendências para o mercado tecnológico industrial.

Universal Robots

A robótica colaborativa, uma tecnologia que permite automatizar os processos de fabrico de forma simples, rápida e flexivel.

Estamos empenhados em disponibilizar braços robóticos industriais de 6 eixos que sejam seguros, flexíveis e fáceis de usar para empresas de todas as dimensões e em todas as partes do mundo. Desenvolvemos robôs colaborativos industriais que automatizam e agilizam processos industriais repetitivos. Essa abordagem permite que os departamentos de produção atribuam aos seus funcionários tarefas mais agradáveis, gerando postos de trabalho que lhes proporcionem novos desafios e acrescentem valor à empresa.

BeModular

A BeModular é uma empresa que apoia na TRANSFORMAÇÃO dos modelos tradicionais de produção para indústria 4.0.

Ajudamos a identificar oportunidades, construir modelos, apoiar na implementação e ACELERAR os resultados durante toda a JORNADA.

Com foco em desenvolvimento Local, temos diversos parceiros que entrarão conosco: Elipse Software, Printup e Universal Robots

Advanced IT / MPL

MPL: Transformação Digital com ERP ORACLE JDEdwards. IoT, Manchine Learning, Robotic Process Automation. ERP Inteligente.

Advanced IT: serviços de gestão e monitoramento de banco de dados e servidores de aplicação. Comercialização e implantação de software e hardware para indústria 4.0.

A MPL e Andvanced IT estarão expondo juntas no espaço do Jornada 4.0

Notícias

Seguem abertas as inscrições para o Estande Coletivo de Startups

Seguem abertas as inscrições para o Estande Coletivo de Startups na Mercopar

Seguem abertas as inscrições para empresas interessadas em participar da Feira Me...

LEIA MAIS
Jornada 4.0 vai movimentar os três dias da Mercopar

Jornada 4.0 vai movimentar os três dias da Mercopar

Palestras, painéis, exposição e mesa redonda vão integrar as ações O suces...

LEIA MAIS
Randon e Marcopolo juntas na Mercopar 2019

Randon e Marcopolo juntas na Mercopar 2019

Empresas querem divulgar o projeto Hélice no evento que ocorre de 1º a 3 de outubro e...

LEIA MAIS
JAMO Equipamentos desde 2006 participando da feira

JAMO Equipamentos desde 2006 participando da feira

Com sede na cidade de Jaraguá do Sul/SC, a JAMO Equipamentos, que atua desde 1989 na f...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias

Veja também

Startup

Estudo

A vida de sucesso de uma startup começa aos 40

LEIA MAIS

Economia Digital

Negócios

Internacionalizar para crescer e se sustentar

LEIA MAIS

Metalmecânico

Desempenho

Como utilizar corretamente o funil de vendas na indústria

LEIA MAIS

Energia

Fontes renováveis

Os desafios para desenvolver o biogás

LEIA MAIS

Newsletter

Fique por dentro das novidades.

Realização