No dia 17, próxima terça-feira em Caxias do Sul, a Portos RS estará lançando o Guia do Sistema Hidroportuário do RS durante a Mercopar.

Lançamento do Guia do Sistema Hidroportuário do Estado do Rio Grande do Sul acontece amanhã na Mercopar

A Portos RS vem realizando um intenso trabalho para qualificar, estimular e ampliar a movimentação de cargas no Estado do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, reuniu um material com os principais players do segmento logístico do Estado do Rio Grande do Sul, que contribuem de maneira fundamental para que a produção gaúcha ganhe o mundo. Na Mercopar 2020, logo após a solenidade de abertura, a Portos RS lançará o Guia do Sistema Hidroportuário do RS.

O Rio Grande do Sul possui 3 portos públicos e 17 terminais de uso privativo, segundo o Anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2019. São mais de 754km de vias navegáveis com ampla capacidade de receber novos complexos industriais. Estar próximo ao sistema hidroportuário é garantia de competitividade ao produto final, haja vista a diminuição dos custos logísticos. O sistema hidroviário é de importância estratégica para o Estado, pelo potencial das vias navegáveis interiores, redução de custos e economia de combustível no transporte de cargas, especialmente daquelas de grande volume unitário, em distâncias com a modalidade hidroviária.

No guia, é apresentado não somente os portos públicos, mas, também, todo um sistema que movimentou em 2019 mais de 58 milhões de toneladas entre todas as cargas. O maior movimentador, o Porto do Rio Grande, possui grande capacidade para receber novas cargas e investimentos. Além disso, possui uma das maiores retroáreas disponíveis em portos brasileiros para a expansão de atividades industriais. Toda a região banhada pela Lagoa dos Patos, rios e canais adjacentes é opção logística de grande qualidade.

Ao longo das páginas, o guia aborda os sistemistas, os terminais privados, arrendados, estaleiros e os entes estaduais e federais que compõem esse grande complexo de transportes. Convidamos você a conhecer um pouco do Guia do Sistema Hidroportuário do Estado do Rio Grande do Sul.

FONTE: Assessoria de Imprensa Portos RS

Notícias

Segunda edição do Aquece Jornada 4.0 acontece dia 15 de setembro sobre sistemas de rastreabilidade 1

Robôs dominarão a Mercopar 2021

Atrações serão apresentadas pela SPI Integração de Sistemas e possuem as tecnologi...

LEIA MAIS
Segunda edição do Aquece Jornada 4.0 acontece dia 15 de setembro sobre sistemas de rastreabilidade

Segunda edição do Aquece Jornada 4.0 acontece dia 15 de setembro sobre sistemas de rastreabilidade

Encontro online antecipa conteúdos e cases do evento que será realizado durante a 30...

LEIA MAIS
Lideranças da 30ª Mercopar entregam convite oficial ao Governador Eduardo Leite 1

Lideranças da 30ª Mercopar entregam convite oficial ao Governador Eduardo Leite

A maior feira de inovação e negócios da América Latina acontece entre os dias 5 e 7...

LEIA MAIS
Empresas Randon patrocinam 30ª Mercopar

Empresas Randon patrocinam 30ª Mercopar

Presidente e CEO da organização, Daniel Randon, aponta que a feira se consolidou como...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio
Cia Aérea Oficial
Apoio Institucional