Caxias do Sul/RS –  A partir desta terça-feira (02) a Mercopar vai movimentar o Parque de Exposições Mario Bernardino Ramos, o Parque da Festa da Uva, em Caxias do Sul, reunindo 193 expositores que estarão apresentando seus produtos, serviços e principais lançamentos nos setores de Automação Industrial, Borracha, Eletroeletrônico, Energia e Meio Ambiente, Metalmecânico, Movimentação e Armazenagem, Plástico e Serviços Industriais. Reconhecida como a principal Feira de Inovação Industrial da América do Sul, a Mercopar recebe o público a partir das 13h. A abertura oficial acontece às 14h30min, no Espaço Sebrae.

“O momento é de buscar alternativas para movimentar a economia. A Mercopar sempre representou um espaço importante para que empresas de todos os portes, em especial micro, pequenas e médias, possam encaminhar negócios, prospectar contatos e ficar por dentro das novidades do mercado. Neste ano não será diferente”, ressalta o diretor Técnico do Sebrae RS, Ayrton Pinto Ramos.

PROJETO COMPRADOR – As oportunidades de negócios geradas pelo tradicional Projeto Comprador, realizado desde a primeira edição, estarão novamente em evidência durante o evento. A iniciativa proporciona que os expositores possam mostrar seus produtos, serviços e inovações para um grupo de empresas compradoras, por meio de um contato direto e com agendamento prévio. Neste ano, estão confirmadas cerca de 55 empresas compradoras e 235 vendedoras.

A Mercopar oferece toda a estrutura necessária para as reuniões. Por outro lado, as empresas vendedoras precisam ter disponíveis todas as informações a serem apresentadas, como tabela de preços, capacidade de produção, prazos e material de divulgação. O Projeto Comprador acontece nos dois primeiros dias da feira, das 13h30min às 18h30min, e está aberto a expositores, empresas participantes dos projetos coletivos do Sebrae RS e demais interessados.

Também nesta terça-feira, das 13h às 19h, acontecerá o Matchmaking de Negócios, atividade paralela ao Projeto Comprador, oportunizando que as empresas vendedoras possam interagir através do aplicativo da feira e gerar novos negócios. As empresas vendedoras que aguardam reuniões com as compradoras poderão visualizar os perfis das demais empresas vendedoras e solicitar uma reunião.

Também no primeiro dia da feira, entre 15h e 16h, no auditório, será realizada a primeira palestra do evento, sobre o tema “Aumentando a competitividade de fábricas com automação e robótica”, sob responsabilidade da empresa Mectrol. Das 17h às 17h45 a palestra será “Estratégia e operações: o alinhamento necessário”, com coordenação da Intellectum.  Entre 18h e 18h45 a palestra abordará o tema “Sistema de execução da manufatura (MES) e a ponte para a indústria 4.0”, com as empresas Intellectum + Dominium.

SALÃO DA INOVAÇÃO – Durante os três dias da feira, o Salão da Inovação estará em destaque e irá explorar quatro grandes temas: encadeamento tecnológico entre pequenas e grandes empresas; disseminação de ferramentas em Manufatura Avançada (Indústria 4.0) para os pequenos negócios; promoção de conexões com startups que desenvolvam soluções para a indústria; e potencialização do acesso a recursos para investimento em inovação pelas MPEs.

No primeiro dia do evento, terça-feira, haverá a finalização dos desafios tecnológicos em parceria com a Celulose Irani S/A, bem como o Campus Day Empreendedorismo. Serão 8 horas de conteúdos selecionados por curadores da Campus Party Brasil juntamente com a equipe do Sebrae, incluindo conferências e painéis, abordando as principais tendências do universo das startups e empreendedorismo digital, levando ao público-alvo temáticas atuais e relevantes sobre esses mercados proporcionando networking, troca de ideias e compartilhamento de experiência. Também haverá a demonstração de ferramentas e soluções oferecidas e implementadas por micro e pequenas empresas para outras empresas de mesmo porte. Entre elas estão Padrões de Comunicação para Manufatura Inteligente, Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Virtualização, Realidade Aumentada e Monitoramento Energético, Industrial Analytics, Automação Inteligente e Lean Manufacturing.

Na quarta-feira ocorre o Sebrae Like a Boss, com 20 startups participantes; o matchmaking: conexões tecnológicas entre pequenas e grandes empresas, para desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas para as grandes empresas; e a apresentação do Edital de Inovação para a Indústria e Oficina de Elaboração de Projetos. Neste dia também tem continuidade as atividades de Manufatura Avançada.

A final do Sebrae Like a Boss, com 10 startups realizando os pitches dos seus projetos para uma banca avaliadora, ocorre na quinta-feira, 4 de outubro. Outra atividade é o Bootcamp Manufatura Avançada – Indústria 4.0. O objetivo é construir uma proposta conceitual de atuação do Sebrae RS em manufatura avançada voltada a auxiliar as MPEs da indústria gaúcha, visando a evolução tecnológica. Esta ação será desenvolvida com empresários da indústria, parceiros e representantes de médias e grandes empresas.

A Mercopar é promovida pelo Sebrae RS com o apoio institucional da Fiergs e será realizada no Centro de Eventos da Festa da Uva, no horário das 13h às 20h. Mais informações podem ser obtidas com a Trade Fairs Feiras e Eventos, pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (51) 3067-5750. Na internet, acesse www.mercopar.com.br .

Veja também

Startup

Estudo

A vida de sucesso de uma startup começa aos 40

LEIA MAIS

Economia Digital

Negócios

Internacionalizar para crescer e se sustentar

LEIA MAIS

Metalmecânico

Desempenho

Como utilizar corretamente o funil de vendas na indústria

LEIA MAIS

Energia

Fontes renováveis

Os desafios para desenvolver o biogás

LEIA MAIS

Notícias

Seguem abertas as inscrições para o Estande Coletivo de Startups

Seguem abertas as inscrições para o Estande Coletivo de Startups na Mercopar

Seguem abertas as inscrições para empresas interessadas em participar da Feira Me...

LEIA MAIS
Jornada 4.0 vai movimentar os três dias da Mercopar

Jornada 4.0 vai movimentar os três dias da Mercopar

Palestras, painéis, exposição e mesa redonda vão integrar as ações O suces...

LEIA MAIS
Randon e Marcopolo juntas na Mercopar 2019

Randon e Marcopolo juntas na Mercopar 2019

Empresas querem divulgar o projeto Hélice no evento que ocorre de 1º a 3 de outubro e...

LEIA MAIS
JAMO Equipamentos desde 2006 participando da feira

JAMO Equipamentos desde 2006 participando da feira

Com sede na cidade de Jaraguá do Sul/SC, a JAMO Equipamentos, que atua desde 1989 na f...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias

Realização