Caxias do Sul/RS – Reconhecida como um ambiente de geração de negócios e também de muita informação, a Mercopar, Feira de Inovação Industrial que ocorrerá em Caxias do Sul entre os dias 2 e 4 de outubro, contará com um espaço destinado a palestras diárias e workshops sobre os mais variados temas, com destaque para a atualização tecnológica. A programação ainda está sendo elaborada e está aberta às empresas expositoras, sem custos.

Duas das palestras já confirmadas para o dia 2 terão como temas “Estratégia e Operações”, ministrada pelo consultor da Intellectum Inteligência Estratégica, Emir Redaelli, e “Sistema de execução da manufatura e a ponte para a indústria 4.0”, que ficará a cargo do consultor da Dominium Stock, Antônio Carlos de Arruda Vieira Júnior. A primeira palestra começa às 17h e auxilia a compreender a formação da estratégia e o alinhamento das operações para a melhoria da competitividade, já que existe um aparente antagonismo entre a operação e a área comercial que precisa ser compreendido e tratado. Do ponto de vista do palestrante, esse sincronismo promoverá a criação da sinergia, e a competitividade será maximizada quando houver um alinhamento correto entre competência essencial e estratégia competitiva. A excelência operacional, como estratégia de operações, demanda um olhar crítico nas decisões gerenciais ligadas à formação das prioridades da manufatura, assunto que será explorado na palestra como forma de incremento de conhecimentos para a tomada de decisões.

INDÚSTRIA 4.0 – Na sequência, a partir das 18h, acontece a segunda palestra, apresentando o sistema que surge como uma proposta para suportar as estratégias de operações em empresas que pretendem evoluir para a Indústria 4.0, o novo paradigma emergente. Nele, equipamentos e materiais se comunicarão entre si num modo de funcionamento descentralizado, o que permitirá ao sistema ajustar-se e reconfigurar-se em tempo real. Os palestrantes citarão o MES (Sistema de Execução da Manufatura) como base para essa evolução, o qual se propõe a monitorar todas as atividades da manufatura online, fornecendo dados atualizados e precisos sobre o fluxo de produção e, potencialmente, sinalizando anomalias.  Esse sistema integra todas as áreas e fornece dados para decisões quanto ao planejamento da produção, a capacidade de produção de cada célula, o gerenciamento da manutenção, o controle da qualidade dos processos e dos produtos, a eficiência instantânea, bem como materiais e custos envolvidos por atividades.

OS PALESTRANTES – Emir Redaelli é doutor em Administração na área de Competitividade Interorganizacional e professor de Análise Organizacional, Estratégica Organizacional e Inteligência Competitiva. E Antônio Carlos de Arruda Vieira Júnior é mestre em Engenharia da Produção, assessor e consultor na área industrial, envolvendo setores como a qualidade, produção, logística, engenharia e na área de assistência técnica.

As inscrições para as palestras são gratuitas e não precisam ser feitas antecipadamente. Basta comparecer ao local nos horários agendados e fazer o credenciamento na recepção. Ou, se preferir, o credenciamento pode ser feito antecipadamente através do link: http://sebraers.bcseventos.inf.br/visitantes/index.php?id_edicao=16&lingua=portugues . A Mercopar 2018 é promovida pelo Sebrae RS com o apoio institucional da Fiergs e será realizada no Centro de Eventos da Festa da Uva, no horário das 13h às 20h. Mais informações podem ser obtidas com a Trade Fairs Feiras e Eventos, pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (51) 3067-5750.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Fotos: Eduardo Rocha/Arquivo/Divulgação/Mercopar

Veja também

Startup

Estudo

A vida de sucesso de uma startup começa aos 40

LEIA MAIS

Economia Digital

Negócios

Internacionalizar para crescer e se sustentar

LEIA MAIS

Metalmecânico

Desempenho

Como utilizar corretamente o funil de vendas na indústria

LEIA MAIS

Energia

Fontes renováveis

Os desafios para desenvolver o biogás

LEIA MAIS

Notícias

Seguem abertas as inscrições para o Estande Coletivo de Startups

Seguem abertas as inscrições para o Estande Coletivo de Startups na Mercopar

Seguem abertas as inscrições para empresas interessadas em participar da Feira Me...

LEIA MAIS
Jornada 4.0 vai movimentar os três dias da Mercopar

Jornada 4.0 vai movimentar os três dias da Mercopar

Palestras, painéis, exposição e mesa redonda vão integrar as ações O suces...

LEIA MAIS
Randon e Marcopolo juntas na Mercopar 2019

Randon e Marcopolo juntas na Mercopar 2019

Empresas querem divulgar o projeto Hélice no evento que ocorre de 1º a 3 de outubro e...

LEIA MAIS
JAMO Equipamentos desde 2006 participando da feira

JAMO Equipamentos desde 2006 participando da feira

Com sede na cidade de Jaraguá do Sul/SC, a JAMO Equipamentos, que atua desde 1989 na f...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias

Realização