Caxias do Sul/RS – A 23ª edição da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece até esta sexta-feira no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, traz uma série de inovações e tecnologias que podem ser úteis para o segmento do varejo. Apesar da imensa maioria dos equipamentos serem dedicados à indústria, muitas peças e ferramentas são importantes para o comércio e o visitante pode se surpreender.

Um dos exemplos é o sistema de automação e monitoramento de consumo de energia que pode ser usado em grandes lojas. “Cada dia mais o consumo de energia é considerado, não só pela questão econômica mas pela preocupação com os recursos naturais. O sistema consegue ler a quantidade de energia que é necessária para o processo e permite que o processo produtivo consuma menos energia. Falamos não só de energia elétrica, mas até de ar comprimido, por exemplo”, explica o gerente de vendas industriais da BR Automação Industrial, Eric Gustavo dos Santos.

Outra solução importante para o varejo está presente na movimentação de estoques ou na organização do layout de lojas. Pequenas rodinhas, que são usadas em “araras” de lojas ou carrinhos de transporte de mercadorias, podem contar com diferentes e avançadas tecnologias. “A principal vantagem é ergonômica. De acordo com o tipo de produto, peso e característica do piso se usa um material diferente. Existem diferentes modelos de rodas que ajudam a encontrar uma solução mais adequada diminuindo o atrito e o esforço que a pessoa terá para movimentar de um lado para o outro. O sistema de travamento também é importante numa situação de aclive ou declive evitando quebra de produtos ou até acidentes – explica o promotor técnico da Ferramentas Gerais, Carlos Eduardo Martins.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul e do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, destaca a importância da Mercopar como um polo de negócios para o setor industrial. “É um espaço que cresce a cada nova edição, apresentando o poderio da indústria do Rio Grande do Sul. Na feira, não apenas as grandes empresas apresentam seus produtos, mas, especialmente, as indústrias de micro e pequeno porte são contempladas com uma oportunidade ímpar de apresentar suas novidades, ampliar sua competitividade, valorizar e consolidar seus produtos – lembra Koch.

Além de empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais estão presentes representantes de países como Alemanha, Argentina, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Índia, Portugal e Turquia.

A Mercopar começou na terça-feira (30/09) com mais de 500 expositores. Maior evento de Subcontratação e Inovação Industrial da América Latina segue até sexta-feira em Caxias do Sul Caxias do Sul (RS). O evento apresenta produtos e serviços nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação pode ser feito pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br.

FCDL2

 

 

Fonte e fotos: PlayPress
Marcelo Matusiak – Assessoria de Imprensa FCDL

Notícias

Mercopar 2020 tem nova data

Mercopar 2020 tem nova data

Feira de Inovação Industrial acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, em Caxias ...

LEIA MAIS
Belton apresentará lançamento na Mercopar 2020 2

Belton apresentará lançamento na Mercopar 2020

Empresa de São Leopoldo/RS aposta na Mercopar para ampliação e fortalecimento de rel...

LEIA MAIS
Caillau e Growermetal estarão juntas na Mercopar 1

Caillau e Growermetal estarão juntas na Mercopar

Empresas avaliam a feira como uma oportunidade de fortalecer relacionamento e estabelec...

LEIA MAIS
Confirmada para outubro, Mercopar 2020 contará com protocolos de segurança sanitária

Confirmada para outubro, Mercopar 2020 contará com protocolos de segurança sanitária

Sebrae RS e FIERGS mantêm a mobilização para a realização da feira de 6 a 8 de out...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização