Nissan/Renault buscam soluções inovadoras com startups na Mercopar

Startups de diferentes tamanhos e cidades tiveram a oportunidade de desenvolver novas soluções para questões apresentadas por duas das maiores montadoras de veículos do mundo. O Campeonato de Inovação, projeto desenvolvido pelo SEBRAE/RS dentro do Salão da Inovação, na 26ª edição da Mercopar, colocou as necessidades de Nissan e Renault em contato com novos potenciais prestadores de serviços na área de tecnologia. A Mercopar segue até esta sexta-feira, em Caxias do Sul, com a participação de aproximadamente 200 expositores.

Antes mesmo do início do evento, os representantes da parceria entre Nissan e Renault listaram as áreas e necessidades que poderiam ser supridas pelas startups. São problemas reais, observados em diferentes áreas, como administrativo e finanças, marketing e vendas, industrial e planejamento. “É um modelo que funciona: aproximar as necessidades de grandes empresas de soluções desenvolvidas pelas startups”, explica Gustavo Moreira, técnico da Gerência de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros do SEBRAE/RS.

As startups foram previamente selecionadas, e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com o gerente de Inovação da Nissan/Renault, Pablo Coelho. Durante dois dias, cada uma das empresas trabalhou em possíveis soluções para os problemas da multinacional. Na quarta-feira (04), os projetos foram demonstrados para uma banca formada por profissionais de diferentes setores. “Foi o nosso primeiro contato com uma empresa desse nível. Além da oportunidade real de fecharmos uma parceria, há ainda a experiência que adquirimos nesse contato”, afirma Diogo Manfori, um dos diretores da startup Manp Tecnologia, de Caxias do Sul.

Foram apresentados oito projetos, com potencial de aplicação às necessidades da Nissan/Renault. “Trazemos duas propostas. Uma é aplicada à gestão do chão de fábrica das montadoras. A outra é voltada ao desenvolvimento de carros inteligentes. Estou bastante confortável com os nossos projetos, já que são soluções na quais já trabalhamos que foram agora redirecionadas ao que eles precisam. Acredito que poderemos ter bons resultados”, afirma Alexandre Winck Ramos, um dos diretores da Allexo Tecnologia, de Porto Alegre.

Os resultados das apresentações devem ser conhecidos nos próximos dias. A partir das apresentações e conversas com as startups, a Nissan/Renault escolherá as propostas que mais atendem as suas necessidades. “A nossa conversa com esses potenciais fornecedores não acaba aqui. Pretendemos levar essas soluções apresentadas para uma série de testes em nossas unidades. Vivemos um momento de transformação tecnológica e contamos com essas empresas para seguir inovando”, ressalta Pablo Coelho.

A realização da Mercopar é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br ou pelos telefones (54) 3222-7542 ou (54) 3222-7583.

Foto: Eduardo Rocha/Mercopar
De Zotti – Assessoria de Imprensa