RAFAEL GAZZI
Gerente de Planejamento e PMO da Indústria 4.0 Mercedes-Benz do Brasil

Responsável pela Engenharia de Manufatura da montagem final dos caminhões e implementação das iniciativas e cultura da Indústria 4.0 na Mercedes-Benz Brasil. Formado em Engenharia, Mecatrônica, Robótica e Automaçãocom mestrado na Politécnica de Torino nas mesmas especialidades.

JOÃO BORGES
Editor e comentarista de Economia
Globonews 

Jornalista especializado em Política Econômica. É editor e comentarista de Economia da GloboNews. É também comentarista de Economia do programa Prova dos Nove da rádio CBN, emissora onde ainda participa do quadro Time das Nove do Jornal da CBN, falando às segundas-feiras. Está na Rede Globo desde 2003, após deixar o cargo de chefe de Comunicação Social do Banco Central, onde, além de assessorar o  presidente Armínio Fraga Neto, tinha assento nas reuniões de Diretoria e do Comitê de Política Monetária (Copom).

DOUGLAS LICHTENBERGER CATAN
Superintendente Supply    
InterCement Brasil S.A.

Superintende de Supply, na InterCement Brasil S.A (Antiga Camargo Corrêa Cimentos S/A) e responde atualmente ao VP Brasil, responsável pela área de Supply Chain para 16 unidades fabris, quatro CDs e cinco centrais de concreto. Tem experiência de 16 anos em indústrias de grande porte nos segmentos farmacêutico, cosmético, siderúrgico e cimenteiro, atuando nas áreas de Supply e Engenharia. Tem forte atuação em elaboração de estratégias, negociações de grande porte e desenvolvimento de novos fornecedores. É bacharel em Engenharia de Produção Mecânica, pela Escola de Engenharia Mauá; pós-graduado em Administração de Empresas para Engenheiros e Arquiteto, pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e possui MBA Executivo, pelo Insper.

NEIVOR CANTON
Vice-Presidente do Conselho de Administração 
Aurora Alimentos

Professor e advogado com aperfeiçoamento em gestão de empresas cooperativas, por entender que o associativismo é necessário na sociedade moderna, para atender às pessoas cujo acesso ao capital é dificultado. Desde cedo teve intensa atuação comunitária e, aos 22 anos, ingressou na vida pública, eleito como Vice-Prefeito e Prefeito Municipal, ainda muito jovem. Neste período presidiu organizações como a FECAM – Federação Catarinense de Municípios e AMAUC Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense. Deixou a vida pública para iniciar a carreira no Cooperativismo, setor no qual tem passagem como líder de diversas organizações associativas.

RICARDO KEIPER
Diretor de Supply Chain 
GE Aviation

Nascido no Rio Grande do Sul, cursou a Universidade Católica de Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro onde graduou-se em Engenharia Mecânica em 1984.  Iniciou sua carreira na GE Celma em 1985 como Engenheiro de Motores e de 1987 a 1996 exerceu funções de liderança nas áreas de Engenharia, Operações e Suporte ao Cliente. Em 1997 obteve sua certificação e atuou como Black Belt no Programa Six Sigma e de 1999 a 2006 foi Gerente de Materias da GE Celma e da GE VARIG no Rio de Janeiro.

Em 2005 graduou-se no M.B.A. da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro e desde 2007 exerce o cargo de Diretor de Supply Chain da GE Celma.

JORGE LUIS NOCOLAS AUDY
Superintendente de Inovação e Desenvolvimento PUCRS

Professor titular da Faculdade de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS. Tem atuação como pesquisador e gestor nas áreas de Sistemas de Informação e Gestão de Ciência, Tecnologia & Inovação (C,T&I). É Graduado em Análise de Sistemas de Informação pela PUCRS, possui Mestrado e Doutorado na área de Sistemas de Informação pela UFRGS, Especialização em Gestão de Artes e Tecnologias Multimídia pela IBM e PUC Rio de Janeiro. No exterior, tem e Pós-Doutorado na Tsinghua University (China) e Universidade de Málaga (Espanha).

THOMAS JOB ANTUNES
Executivo Instituto Hélice

Possui diversas formações na área de gestão: Administrador, pela PUCRS; Especialista em Gestão de Projetos, pela ESPM e Especialista em Gestão da Inovação, pela Unisinos. O executivo acumula 8 anos de experiência em inovação, tendo realizado consultoria em gestão da inovação pelo Instituto Euvaldo Lodi/FIERGS e gestão de projetos de inovação na Marcopolo S.A. Outro destaque do seu currículo é a atuação na gestão de instituições sem fins lucrativos, como a Parceiros Voluntários. Para ele, as organizações são o melhor caminho para gerar um impacto

ALEXANDRE GEWEHR
TI Manager AGCO Corporation

Gerente de TI e Business Partner na empresa AGCO. Atua no desenvolvimento, condução e execução das estratégias de TI voltadas para as áreas de Manufatura e Engenharia, envolvendo planejamentos locais e globais voltados à Tecnologia da Informação. Graduado em Administração, Black Belt e com MBA em Engenharia de Produção, tem experiência de mais de 30 anos na indústria automotiva. Atua em projetos voltados à busca da eficiência, redução de perdas e aumento da qualidade na manufatura e engenharia. Desenvolve projetos especiais de rastreabilidade, MES, LES, WMS, APS, PDM, PLM, Capacidade Finita, OEE, TOC, automação industrial, entre outros.

CÁSSIO SOUZA
Head de Excelência Operacional Schneider Electric América do Sul

Head de Excelência Operacional na Schneider Electric América do Sul e Assessor Estratégico para empresas nas áreas de Transformação Digital, Estratégia e Excelência Operacional. O executivo possui 20 anos de experiência, liderando transformações em operações diversas nos setores automobilístico, de engenharia, de consultoria e de energia. Outro destaque é a sua atuação ativa na transformação digital de operações industriais e supply chain, incluindo Digitalização, Fábricas Inteligentes, Cybersegurança e Desenvolvimento Organizacional Orientado à Cultura da Inovação.

DANIEL MARTIN ELY
Diretor Corporativo de Planejamento e RH Randon

Diretor Corporativo de Planejamento e RH das Empresas Randon, tendo como principais competências estratégias e inovações organizacionais, gestão da mudança e desenvolvimento humano e organizacional. É mestre em Estratégias Organizacionais pela Unisinos e possui especialização em Liderança pela Universidade Kellogg, nos Estados Unidos, entre outras formações. Já atuou como Head das Unidades Industriais da Randon na Argentina e da Fras-le nos Estados Unidos. É um dos idealizadores da Hélice – Movimento pela Inovação, e Co-fundador do UNiTEA – Movimento Unidos pelo Autismo. Criador do site Reflexões e Conexões.

FOTO: Jefferson Bernardes

 

PETRAS AMARAL SANTOS
Head de Inovação Marcopolo

Atua como Head of Innovation, na empresa Marcopolo e gerencia o Marcopolo Innovation Center, sendo responsável pela estratégia de inovação, o que inclui novos modais e sistemas, novos modelos de negócio e serviços. Como consultor, dedicou-se às áreas de Identidade Corporativa, Inovação em Produto e Design Estratégico. Também atuou como professor universitário na Universidade de Caxias do Sul (UCS). É graduado em Design Industrial e pós-graduado em Inovação Tecnológica com ênfase em Sustentabilidade. Possui também MBA Internacional em Empreendedorismo e Inovação pelo B.I. International / Babson College. Entre os prêmios recebidos está o Concurso Volkswagen de Design 1999; Prêmio CNI 2009 – Marcopolo G7; IF Design Awards 2014 – Transportation Design (Viale BRT), entre outros.

 
PAULO AIRTON GEHLEN ROCHA
CEO Soprano

Com 25 anos de experiência em posições de liderança, gestão, estratégia e inovação de negócios. Atua como CEO e já participou da gestão de empresas multinacionais e familiares como Gerdau, Souza Cruz, Louis Dreyfus, Grupo Todeschini e Grupo Soprano. É graduado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Gestão da Qualidade, pela Unisinos, além de ter pós-graduação em Administração de Comércio Exterior. Possui mestrado em Administração Financeira, pela UNICAMP e MBA em Gestão Empresarial, pela Fundação Dom Cabral (MG). No exterior, tem MBA – Strategic and Leadership Management – University Michigan/USA e Certificate In Business Excellence – Columbia University / USA (Somente 32 executivos no Brasil). Desde 2016 é Doutorando em Administração e Marketing, pela USP.

RODRIGO ALBERTO MOREIRA GOMES
Head de Inovação Nexa Resourcing

Gerente geral de Inovação na Nexa Resources e tem experiência de mais de 15 anos na indústria de mineração e metalurgia de metais não ferrosos na América Latina e Austrália, em áreas como Desenvolvimento Tecnológico, Gerência de Projetos, Engenharia de Processos e Gerência de Laboratórios e Produção. É especialista em desenvolvimento de projetos em tecnologia mineral, economia circular e para redução de emissões de gases de efeito estufa. Graduado em Engenharia Mecânica e mestre em Tecnologia Mineral, pela UFMG, também possui formações no exterior: MBA em Gestão de Negócios – FACE/UCSD-University of California e Especialização em Gestão Estratégica da Inovação – FDC – Fundação Dom Cabral/MIT – Massachusetts Institute of Technology. Atualmente é doutorando em Energia e Sustentabilidade, pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais/Imperial College – London.

 
DIEGO SCHLINDWEIN
COO e Consultor de Tecnologia
Sirros IoT 

Atua há mais de 12 anos no mercado de tecnologia com ênfase no controle industrial. O executivo possui forte background em gestão de equipes, IoT e infraestrutura. O objetivo do seu trabalho é traduzir conhecimentos em soluções IoT para a indústria, buscando na tecnologia a resolução dos problemas mais complexos. Graduado em Administração pela Universidade Feevale e Pós-Graduado em Gestão de Infraestrutura em Nuvem, pela Newton Paiva, atualmente trabalha como COO da Sirros IoT.

NICHOLAS WILLIAM WRIGHT
Head de Indústria de Manufatura Catapulta Digital

 Nick combina seu conhecimento e paixão em engenharia e manufatura com tecnologia digital avançada para desenvolver parcerias e relações comerciais que ajudam a acelerar o setor de manufatura digital do Reino Unido. Especialista em desenvolvimento e lançamento de novos produtos, design de processos de negócios e pesquisa e inovação em engenharia. Ele traz mais de 11 anos de experiência no setor, dividido entre consultoria de engenharia e tecnologia, incluindo o trabalho com algumas das empresas mais importantes na fabricação do Reino Unido, como Jaguar Land Rover, Ford Motor Company, B / E Aerospace, Airbus, Rolls-Royce, Hexcel e Sistemas BAE.

MÁRCIO DE SOUZA PIRES
Diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia
Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do RS

Mestrado em Administração, pelo PPGA/UFRGS. Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Inovação Ciência e Tecnologia do RS. Coordenador do MBA em Gestão Empresarial da IMED. Consultor com experiência em diferentes portes e segmentos empresariais. Investidor Anjo da Cliever Impressão 3D. Foi fundador e diretor da Faculdade IBGEN. Empresário em diferentes segmentos de negócio. Professor em cursos de graduação e pós-graduação em diversas instituições e estados brasileiros.