Programação

 

Confira aqui a programação completa

  • 05/10 - Ter
  • 06/10 - Qua
  • 07/10 - Qui
Avatar
09:00 - 12:00 Fórum Cadeia Automotiva

FÓRUM CADEIA AUTOMOTIVA

Local: ESPAÇO INSPIRAÇÃO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Eventos do fórum:
Painel – Tendências e Perspectivas do setor
Painel – Eletrificação

Avatar
09:15 - 10:30 Fórum Cadeia Automotiva

Painel - Tendências e Perspectivas do setor

Palestrante 1 – Mauro Correia: Presidente CAOA

Mauro Correia é Engenheiro Mecânico de Produção, formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com MBA em Negócios pela Universidade de Michigan nos Estados Unidos. O executivo possui mais de 21 anos de experiência no setor automobilístico, atuando 19 anos na Ford, em áreas como Qualidade, Processos, Produção e como Executivo de Projetos…

Palestrante 1 – Mauro Correia: Presidente CAOA

Mauro Correia é Engenheiro Mecânico de Produção, formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial), com MBA em Negócios pela Universidade de Michigan nos Estados Unidos. O executivo possui mais de 21 anos de experiência no setor automobilístico, atuando 19 anos na Ford, em áreas como Qualidade, Processos, Produção e como Executivo de Projetos.

 

Também foi responsável pela implantação da Fábrica da Ford em Camaçari (BA). Durante 2 anos, ocupou o cargo de Diretor de Operações da Fábrica da Volkswagen no Complexo Industrial de São Bernardo do Campo (SP). Ainda em posições de liderança, Mauro passou por empresas como NOKIA, Semp Toshiba, Scalina e mais recentemente foi Country Manager na Metalfrio do Brasil.

 

Na CAOA Mauro Correia ingressou como vice-presidente em fevereiro de 2014, responsável pelas áreas de Engenharia do Produto, Importação, Compras, Produção, Vendas no Atacado, Distribuição, Logística e Pós-venda, assumindo a presidência da empresa em 15 de dezembro de 2016.

 

No fim do ano de 2016, Mauro também tomou posse como novo presidente da SAE BRASIL para o biênio 2017/2018, associação que congrega engenheiros técnicos especialistas relacionados ao mercado automotivo, e, mais uma vez, é o 1º presidente da SAE Brasil vindo de uma montadora nacional.

 

Palestrante 2 – Leandro  Pugliese Siqueira: Vice Presidente de Estratégia Corporativa , Planejamento de Produto & Digitalização da Volkswagen Caminhões & Ônibus.

 

Graduado e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade do Rio de Janeiro, com especialização em Engenharia de Sistemas Automotivos pela Universidade de Michigan. MBA pela Fundação Getúlio Vargas e Doutor em Administração e Negócios pela Universidade de Manchester.

 

Mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento de produto na indústria automotiva. Começou sua carreira como Engenheiro de Testes, atuou nas áreas de Desenvolvimento de Produto, Planejamento de Produto, Qualidade e Engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento.

 

Hoje Leandro Siqueira é o responsável pelas áreas de Estratégia, Planejamento de Produto e Digitalização da Volkswagen Caminhões & Ônibus.

Palestrante 3 – Marcelo Traldi: Vice Presidente Fendt Valtra, SA

Formação Acadêmica
Adm. De Empresas pela FMU
MBA em Marketing na FGV com certificação na Universidade De Ohio

Experiência Profissional
Vice-Presidente : Vice Presidente Fendt B16 SA
Vice-Presidente Pós-Venda da AGCO América do Sul
Diretor De Operações na Veneza Equipamentos (ramo De construção)
Gerente De Vendas e Gerente De Peças na John Deere
Diretor De Marketing e Comercial e Logística – Wurth do Brasil

Palestrante 4 – Rodrigo Braga: Vice-presidente da ALMACO (ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE MATERIAIS COMPÓSITOS)

 

Vice-presidente da ALMACO (Associação Latino-Americana de Materiais  Compósitos) gestão 2019 à 2021. Fundada em 1982, a ALMACO tem como missão representar, promover e fortalecer o desenvolvimento sustentável do mercado de compósitos. Com administração central no Brasil e sedes regionais no Chile, Argentina e Colômbia, a ALMACO tem cerca de 400 associados (empresas, entidades e estudantes) e mantém, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Centro de Tecnologia em Compósitos (CETECOM), o maior do gênero na América Latina.

 

Executivo Sênior liderando as áreas Comercial, Marketing e Administrativa Geral com atuação em empresas multinacionais de diferentes segmentos como Fibras de Vidros, Tintas para impressão, Resinas, Materiais Plásticos e Químico em geral. Destacando: OWENS CORNING, SIEGWERK, SABIC (Ex GE Plastics), DU PONT; bem como vivência em incorporação/fusão envolvendo mudanças culturais.

 

Mediador – Sérgio Carvalho: CEO da Fras-le SA, Vice-Presidente Executivo e COO das Empresas Randon

 

Sergio Carvalho é CEO da Fras-le SA, Vice-Presidente Executivo e COO das Empresas Randon. É graduado em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e integra o HDMA – Heavy Duty Manufacturers Association nos Estados Unidos, e dirige a seção Rio Grande do Sul do Sindipeças. Com trajetória internacional em empresas do setor automotivo, Sergio consolidou sua marca executiva como membro do conselho de diversas companhias na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, no qual destaca-se sua passagem como Vice-Presidente da Meritor (EUA), CEO e Presidente Nelson Global Products (EUA), Presidente da Sypris Technologies (EUA), CEO e Presidente na Fuwa Heavy Industries (China) e fundador e CEO-Presidente da AXN Heavy Duty (EUA). Nas Empresas Randon desde 2017, vem contribuindo, por meio de sua experiência em gestão de negócios, fusões e aquisições, para o cumprimento dos objetivos financeiros e o desenvolvimento sustentável da companhia. Atualmente é responsável pelas áreas matriciais e pela operação das Divisões Montadora e Autopeças da companhia.

Avatar
10:30 - 11:45 Fórum Cadeia Automotiva

Painel - Eletrificação

Palestrante 1 – Alex Sandro Barbosa Passos: Gerente de Aplicação e Desenvolvimento e-Mobility

Palestrante 2 – Daniel Thomazi: HV Battery Integration Lead Engineer da Jaguar Land Rover…

Palestrante 1 – Alex Sandro Barbosa Passos: Gerente de Aplicação e Desenvolvimento e-Mobility

Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria –  UFSM- RS

Mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RJ, na Área Biomédica

MBA pela SOSIESC- SC, na área de Administração Global

2 anos como pesquisador do instituto tecnológico da PUC Rio

28 anos na WEG onde desempenhou várias funções em várias áreas

Vendas Técnicas

Pesquisa e Desenvolvimento de Produto

Aplicação de Motores de Imãs Permanente

Aplicação avançada de motores em área Nuclear

Atualmente na área de e-Mobility

Palestrante 2 – Daniel Thomazi: HV Battery Integration Lead Engineer da Jaguar Land Rover

Qualificações acadêmicas

Mestre em Engenharia Mecânica – 2009 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Brasil

Engenharia Mecânica – 2004 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Brasil

Histórico Profissional

Jaguar Land Rover

Engenheiro-chefe de integração de baterias HV | Jun / 2021 → atual

Engenheiro-chefe de D&R de bateria HV | Nov / 2018 → Jun / 2021

Aeromovel Brasil SA – Brasil

Coordenador do engenheiro de P&D | Nov / 2017 → Nov / 2018

Thoss Engineering – Brasil

Engenheiro-chefe / Co-proprietário | Jun / 2012 → Nov / 2018

Randon SA Implementos e Participações – Brasil

Analista de Produto de P&D | Out / 2009 → Mar / 2013

Areva T&D SA. – Brasil

Engenheiro de Projeto | Maio / 2004 → Jul / 2007

Palestrante 3 – Luiz Nerosky: R&T Engineering Manager – Systems and Software da Embraer S.A

Engenheiro Mecânico pela Universidade de Brasília (1997), Mestre em Metrologia Científica e Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e MBA Executivo pelo IESE/Universidade de Navarra, Espanha (2016).

Iniciou sua carreira em Florianópolis – SC, tendo sido trainee e engenheiro da Gerasul S.A., empresa do setor elétrico conhecida atualmente pelo nome de Engie.

Na Embraer desde 2001, trabalhou como engenheiro do time de propulsão do jato regional ERJ 145, família de jatos comerciais E170/190 e jato executivo Legacy 600 e como profissional credenciado pela ANAC nas atividades de certificação das aeronaves Legacy 500, C-390 Millenium e família E2.

Em 2008, migrou para o time de Desenvolvimento Tecnológico, onde estruturou e desenvolveu diversos projetos, dentre eles o projeto AZUL+VERDE, parceria entre Embraer, Azul, GE e Amyris que resultou no voo de demonstração de uma aeronave E195 alimentada com bioquerosene de aviação na Rio+20 e o Projeto ecoDemonstrador 2016, parceria da Embraer com Boeing voltada ao teste em voo de tecnologias “verdes”.

Entre 2010 e 2012, atuou junto ao Comitê de Proteção Ambiental da Aviação, grupo técnico da OACI, agência da ONU responsável pela promoção do desenvolvimento seguro e ordenado da aviação civil mundial.

Desde 2017 lidera a Engenharia de Sistemas e Software do Desenvolvimento Tecnológico, sendo responsável técnico por projetos inovadores como os de propulsão elétrica e voo autônomo.

Mediador – Renato Florence: Gerente de Planejamento e Desenvolvimento de Engenharia da Marcopolo

Renato Florence: Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá, especialização em Motores de Combustão Interna pelo Instituto Mauá de Tecnologia, pós-graduação em Administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV e MBA executivo pela EAESP-FGV. Possui mais de 20 anos de  experiência profissional no setor automotivo com passagens pela Forin Industria Metalúrgica, ABB Setal Lummus, MWM Motores e Navistar International Caminhões, onde ocupou diversas posições nas áreas de Engenharia de Produto, Pesquisa e Desenvolvimento, Qualidade, Compras, Gerenciamento de Projetos e Prospecção de Novos Negócios, tanto no Brasil, quanto nos EUA e Japão em projetos de aplicação de powertrain e eficiência energética. Atualmente atua como Gerente de Planejamento e Desenvolvimento de Engenharia na Marcopolo, em projetos de desenvolvimento de produto e sistemas mobilidade.

Avatar
13:15 - Geral

ABERTURA OFICIAL

Local: ESPAÇO INSPIRAÇÃO

Avatar
14:00 - 15:20 Salão de Inovação

Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss - Round 1

Inscreva-se Aqui

Desafio de Pitches com a participação de 12 startups em fase de Tração. Através de 3 fases eliminatórias, as startups serão avaliadas por uma banca de especialistas convidados pelo Sebrae RS, até a grande final onde serão escolhidas 3 startups destaques.

Em cada rodada a Startup apresentará sua solução em um pitch de 4 minutos. A banca terá mais 4 minutos para perguntas. Serão pontuados 4 critérios do negócio. Em cada Round 3 startups passam para a fase final.

Público-alvo: 12 startups com soluções já em comercialização e com atuação nas áreas afins da Mercopar.

Data: 05/10 – Round 1 às 14h / Round 2 às 16h

Data: 06/10 – Round Final às 15h

Anúncio e Premiação das Campeãs – 06/10 – 19h – Palco Like a Boss

Avatar
15:20 - 15:40 Salão de Inovação

Pitch Pocket POCs

Apresentação de pitches de startups convidadas pelo Sebrae para apresentação de suas provas de conceito em Indústria 4.0.

Avatar
16:00 - 17:20 Salão de Inovação

Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss - Round 2

Desafio de Pitches com a participação de 12 startups em fase de Tração. Através de 3 fases eliminatórias, as startups serão avaliadas por uma banca de especialistas convidados pelo Sebrae RS, até a grande final onde serão escolhidas 3 startups destaques.

Em cada rodada a Startup apresentará sua solução em um pitch de 4 minutos. A banca terá mais 4 minutos para perguntas. Serão pontuados 4 critérios do negócio. Em cada Round 3 startups passam para a fase final.

Avatar
17:30 - 18:00 Salão de Inovação

Lançamento Plataforma Startup Map da AGS

Para entender um ecossistema de inovação é preciso conhecer os seus atores e, principalmente, conhecer as suas startups. É com esse propósito que estamos lançando o Startup Map, que busca centralizar informações, permitindo atualizações de forma mais rápida e eficaz, gerando valor e conexões dentro do rico ecossistema Gaúcho. Esta é uma parceria entre um coletivo de empresas e instituições gaúchas, liderada pela AGS – associação gaúcha de startups, que está à frente deste projeto.

Avatar
18:15 - Salão de Inovação

Painel Ecossistemas - Caldeira, Hélice, Pacto Alegre

Quais os desafios de organização e gestão de Ecossistemas de Inovação para fomento às startups e ao desenvolvimento de tecnologias.

Avatar
19:15 - Salão de Inovação

Anúncio finalistas Sebrae Like a Boss

Avatar
16:00 - 19:00 Encontro de Secretários

ENCONTRO DE SECRETÁRIOS (CASES CIDADE EMPREENDEDORA)

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Online

ENCONTRO DE SECRETÁRIO MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – 05 outubro 2021…

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Online

ENCONTRO DE SECRETÁRIO MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – 05 outubro 2021 – 
Painel
Horário
Responsável
Abertura
16h10
Secretário Rafael Jacques Oliveira – Coordenador Estadual do Fórum e Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi
Diretor André Godoy – Sebrae RS
Secretário Edson Brum – Governo RS
Cidade Empreendedora
16h25
Secretário de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi – Liderança – Rafael Jacques Oliveira
Secretária da Fazenda de Frederico Westphalen – Compras Governamentais – Simone Duarti da Silva
Secretária de Educação e Cultura de São José do Norte – Letiele da Silveira Jardim Machado
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campo Bom – Henrique Scholz
Estrutura de gestão Municipal
17h05
Case Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização
Secretário de Santa Maria – Ewerton Sadi Falk Brasil
Estrutura de apoio aos Municípios – Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico.
17h15
BRDE
BNDES
Fundopen
Fundopen Express
Junta Comercial
17h45
JUCIS – Treinamentos e Descentralização
Visita Guiada a Feira
18h15
Grupo de Secretário Inscritos

 

Avatar
16:00 - 20:00 Encadear Summit

ENCADEAR SUMMIT

Local: ESPAÇO INSPIRAÇÃO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Eventos do fórum:
Palestra – INOVAÇÃO RÁPIDA E EXEMPLOS DE APLICAÇÃO
Painel – INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA: Impacto na cadeia de valor
Painel – O FUTURO DO SUPPLY CHAIN

 

Avatar
16:20 - 17:20 Encadear Summit

Palestra - INOVAÇÃO RÁPIDA E EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

Um debate qualificado sobre digitalização e inovação ágil, indo além dos temas tecnológicos tradicionais. Essa é a proposta da palestra “Inovação rápida e exemplos de aplicação”, que será apresentada por Agostinho de Arruda Villela IBM LA Innovation Director & WW Client Centers Co-CTO…

Um debate qualificado sobre digitalização e inovação ágil, indo além dos temas tecnológicos tradicionais. Essa é a proposta da palestra “Inovação rápida e exemplos de aplicação”, que será apresentada por Agostinho de Arruda Villela.
Palestrante – Agostinho de Arruda Villela: IBM LA Innovation Director & WW Client Centers Co-CTO
Agostinho Villela é graduado em Engenharia Eletrônica pela PUC-RJ. Trabalha com TI há mais de 32 anos, tanto com HW qto com SW. Agostinho é co-autor de uma patente sobre cibersegurança (impressão digital de dispositivos) e uma submissão de patente sobre caching para assistentes baseados em voz, empreendedor e mentor da Endeavor, Cross-systems IT Specialist, coautor de um Redbook sobre programação em computação distribuída, fundador do IBM Brazil Garage, IBM AoT – Academy of Technology WW Geo Leader, professor visitante em Inovação Rápida na Fundação Dom Cabral, e fundador do Brazil 5G Telecommunications Solutions Lab, além de recentemente ter se envolvido com digital contact tracing, simulação de pooling de exames PCR, e insights acústicos de padrão de tosse para COVID-19. Ele liderou os estudos locais anuais da AoT no Brasil sobre Analytics, SDN, IoT, Blockchain, Robôs, Quantum, Criptografia Homomórfica, 5G, e Cleantech. Atualmente, é Distinguished Engineer, Diretor de Inovação da IBM LA, Co-CTO mundial dos IBM Client Centers, e líder do 5G Brazil Telecommunications Solutions Lab, além de estar se especializando em Open RAN e 5G, e ser o representante mundial da IBM no TIP (Telecom Infra Project) da IBM. Seus hobbies incluem bicicletas elétricas, séries de TV, história, geografia e meio-ambiente.
Avatar
17:30 - 19:00 Encadear Summit

Painel - INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA: Impacto na cadeia de valor

Em um contexto de transformações constantes no mundo dos negócios, revisitar as estratégias e buscar oportunidades de inovação a partir da cadeia de valor da qual fazem parte, permite criar vantagens competitivas às organizações, adicionando valor à cadeia como um todo…

Em um contexto de transformações constantes no mundo dos negócios, revisitar as estratégias e buscar oportunidades de inovação a partir da cadeia de valor da qual fazem parte, permite criar vantagens competitivas às organizações, adicionando valor à cadeia como um todo.
Palestrante 1 – FELIPE LUIS CORRADI: CTO e diretor industrial das empresas do GRUPO FLORENSE

FELIPE LUIS CORRADI é CTO e diretor industrial das empresas do GRUPO FLORENSE, Presidente do Conselho do Instituto Hélice, administrador por formação, com especialização na área de produção e logística, além de diversas capacitações voltadas a inovação pela StartSE, ACE e Semente Negócios. Atua com um olhar analítico voltado a transformação cultural, para que seja flexível e colaborativa, aberta às mudanças e a diversidade de ideias. Dedica-se a desenvolver pessoas, processos e métodos com uma visão orientada à criação de valor para todos os seus stakeholders.

Palestrante 2 – MARCOS ZAGO: Superintendente Administrativo da Unimed Nordeste RS
Formado em economia, com pós graduação em finanças, gestão empresarial e metrado em administração.
Professor da Universidade de Caxias do Sul nos cursos de graduação, pós-graduação e MBA.
Trabalha na Unimed há 25 anos atuando na gestão da empresa em projetos estratégicos e operacionais de acordo com as Diretrizes Estratégicas.
Como professor, além das disciplinas de formação do curso de administração foi coordenador do Curso de Administração e coordenador de Pós-Graduação em Finanças, atuando na UCS há 27 anos.
Palestrante 3 – RAFAEL FRANÇA: Gerente de Planejamento Estratégico e Inovação
Rafael França é graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Positivo, com MBA em Gestão de Projetos pela ESIC Business & Marketing School International, MBA em Logística e Supply Chain pela FGV e MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data pela PUC-RS.
Com experiência em empresas de diversos portes e segmentos, passou os últimos 10 anos no agronegócio, tendo começado essa segunda fase de sua jornada como Gerente de TI na Souza Cruz atuando em projetos de diversos portes inclusive internacionais.
Na Cibra, uma das mais relevantes indústrias do mercado de fertilizantes no Brasil, Rafael França ingressou para estruturar a área de TI em 2006 e posteriormente foi desafiado a migrar para operações, implantando o processo de S&OP.
Hoje é responsável pela área de Planejamento Estratégico e Inovação tendo como objetivo construir uma excelente experiência para nossos clientes e uma nova forma de fazer negócios em um dos segmentos mais tradicionais da nossa economia.
Palestrante 4 – Marcio Chiaramonte: Diretor de Inovação
Marcio Chiaramonte é diretor de Inovação da Meber Metais S/A. Graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo na área de Automação e Sistemas, Chiaramonte foi coordenador e professor do curso de Engenharia Elétrica do Campus Universitário da Região dos Vinhedos (CARVI) na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também é representante da Meber no Siamfesp, Sindicato das Indústrias de Materiais não ferrosos de São Paulo.
Mediador – ANDRÉ VANONI DE GODOY: Diretor Superintendente Sebrae RS
Natural de Caxias do Sul, André Vanoni de Godoy é empresário, administrador de empresas e advogado, com mestrado em Direito. Foi membro titular do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS por 19 anos, onde presidiu a Comissão de Ética por 4 anos. Foi Diretor do Sistema FIERGS por 18 anos. Também foi Presidente da Associação dos Administradores da Região Nordeste do RS (1992/1993), Presidente do Conselho Deliberativo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (2008/2010) e Presidente do Conselho Consultivo do SESI/Caxias do Sul (2000/2006). É Diretor-Superintendente do SEBRAE/RS desde 14/01/2019.
Avatar
19:00 - 20:00 Encadear Summit

Painel - O FUTURO DO SUPPLY CHAIN

Estamos vivendo um período de grandes transformações no ambiente de negócios, e a gestão da cadeia de suprimentos representa hoje um dos principais desafios para gestores e líderes na condução das atividades empresariais. Desta forma, para atingir a maturidade dos processos logísticos e estar preparado para o futuro, as organizações devem aplicar seus esforços no alinhamento da tecnologia às áreas de negócios, promovendo um ecossistema integrado…

Estamos vivendo um período de grandes transformações no ambiente de negócios, e a gestão da cadeia de suprimentos representa hoje um dos principais desafios para gestores e líderes na condução das atividades empresariais. Desta forma, para atingir a maturidade dos processos logísticos e estar preparado para o futuro, as organizações devem aplicar seus esforços no alinhamento da tecnologia às áreas de negócios, promovendo um ecossistema integrado.

Palestrante 1 – ALEX SOUZA: Gerente de Planejamento e Logística Stihl

Possui graduação em Engenharia de Produção – Mecânica, Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas e Pós – MBA em Gestão da Inovação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Gerente de Logística e Planejamento de Produção com experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.

Palestrante 2 – MARCELO GIOVANI GUIMARÃES: Diretor de Planejamento Industrial da Usaflex

Atuou em cargos técnicos e de gestão em empresas de grande porte nos segmentos químicos e vestuário (têxtil e calçadista). Sendo que neste último, possui mais de 15 anos de experiência. Professor Universitário de Graduação e Pós Gradução nos Cursos de Engenharia de Produção. Especialista em Gestão de Operações, Supply Chain, Planejamento e Programação da Produção, Estratégias de Manufatura, Sistemas de Gestão e Garantia da Qualidade, Sistemas de Produção Enxutos, Engenharia de Métodos e Processos. Atualmente, é Diretor de Operações industriais, focado em estratégias sistêmicas de otimização de processos para obtenção de resultados.

 

Mediador – DANIEL PACHECO LACERDA: Pesquisador em Engenharia de Sistemas e Produção da Unisinos

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) na área de Engenharia de Produção. Desenvolve projetos de pesquisa aplicada em grandes empresas como FIOCRUZ/Bio-Manguinhos, PETROBRAS, TRANSPETRO, JBS, AGDI, SEBRAE/RS, SESI e VALE. Obteve distinções acadêmicas nas pesquisas premiadas pela ABEPRO em 2013/2014/2015/2018/2020 e ANPEPRO em 2019, Prêmio Pesquisador Gaúcho – FAPERGS 2014 (categoria Pesquisador na Empresa). Possui 18 livros publicados em importantes editoras como Elsevier, Bookman, Springer e Taylor & Francis. Em termos internacionais, obteve o Outstanding Paper Award for Excellence da Emerald Literati Network, publicou livros pela Springer e Taylor & Francis. Colabora com o College of Charleston/USA, Universtiy College of London (UCL/UK), Universidade do Porto, Universidade Católica do Porto e Eindhoven Technology University (TU/e – Netherlands), atuou como Professor Visitante na Universidade do Porto (FEUP/UPorto) e integra o Global Manufacturing Research Group (GMRG). É listado como um dos 12 mais profícuos autores Theory of Constraints do mundo.

Avatar
09:00 - 11:30 Inovação Digital

Workshop - Inovação aberta como plataforma para inovação digital

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

A estratégia das três caixas é um modelo para vencer o desafio de gerenciar a empresa de hoje, criar a de amanhã e abrir mão dos valores que nos mantêm presos ao passado. Quanto mais você e sua equipe entenderem as três caixas, mais sua companhia estará preparada para se adiantar e explorar todo tipo de mudança e agir em vez de ficar só reagindo…

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

A estratégia das três caixas é um modelo para vencer o desafio de gerenciar a empresa de hoje, criar a de amanhã e abrir mão dos valores que nos mantêm presos ao passado. Quanto mais você e sua equipe entenderem as três caixas, mais sua companhia estará preparada para se adiantar e explorar todo tipo de mudança e agir em vez de ficar só reagindo.
Palestrante – Léo Vitor Redondo: Head da Conexo
O Léo é Head da Conexo. Mestre em Comunicação Midiática e especialista em design e inovação corporativa. Inquieto, ajuda as empresas a desenvolverem estratégias para desenvolvimento de cultura de inovação e novos negócios, além de ser docente, consultor, empreendedor e mentor de startups. Seus campos de estudo são: organizações líquidas, design thinking, inovação, lean startup, métodos ágeis e gestão 3.0, que proporcionam ferramentas para atuação em rede potencializando a Inovação Aberta.
Avatar
11:30 - 12:00 Inovação Digital

Bate-Papo -  Negócios Digitais acelerando a transformação digital nas Empresas Randon

Palestrante 1 – Douglas Andreetta Bortolozzo: Coordenador de Negócios Digitais

Palestrante 2 – Gustavo Misturini: Corporate Venture Capital Specialist…

Palestrante 1 – Douglas Andreetta Bortolozzo: Coordenador de Negócios Digitais
Douglas Bortolozzo possui mais de 20 anos de atuação em áreas de Tecnologia da Informação e atualmente é o gestor da área de Negócios Digitais das Empresas Randon. Formado em Administração de Empresas e com pós-graduação em Gestão Empresarial e Transformação Digital e Futuro dos Negócios. Pai da Gabriella, focado no desenvolvimento de pessoas e na criação de times de tecnologia.
Palestrante 2 – Gustavo Misturini: Corporate Venture Capital Specialist
Gustavo Misturini trabalha na Randon Ventures como Corporate Capital Specialist, atua no investimento de Startups que geram sinergia com as Empresas Randon. Formado em Ciências Contábeis e pós graduado em Gestão Empresarial, já atuou em diversas áreas nas Empresas Randon: Tecnologia da Informação, Governança e foi ExO, na primeira geração do programa. Entusiasta em inovação, tecnologia e criptomoedas, busca estar sempre atualizado com as novas tendências e nestes últimos meses o aprendizado com o desenvolvimento de seu filho, Lucas, desperta novas habilidades.
Avatar
09:00 - 17:30 Brasil Mais Simples

BRASIL MAIS SIMPLES

Local: ESPAÇO INSPIRAÇÃO – Inscrição Online

Eventos no fórum:

Painel – Avanços da Implantação da Redesimples no RS

Palestra – Magna – Case Internacional de Desburocratização – Estônia – Uma das Nações Mais Digitais do Planeta

Evento – 1° Ciclo da Certificação das Salas do Empreendedor do RS

Evento – 2° Ciclo da Certificação das Salas do Empreendedor do RS

Evento – 3° Ciclo da Certificação das Salas do Empreendedor do RS

Painel – Avanços da Liberdade Econômica no País

Painel – A Simplificação do Processo de Registro e Licenciamentos de Empresas no RS

Painel – Tudo Fácil Empresas

Avatar
09:45 - 10:30 Brasil Mais Simples

Painel - Avanços da Implantação da Redesimples no RS

Serão abordados assuntos relacionados aos avanços da simplificação dos processos de registro e licenciamentos de empresas frente a implantação da Redesimples no RS…

Serão abordados assuntos relacionados aos avanços da simplificação dos processos de registro e licenciamentos de empresas frente a implantação da Redesimples no RS.

Palestrante 1 – André Vanoni de Godoy: Diretor-Superintendente do Sebrae RS

André Vanoni de Godoy é natural de Caxias do Sul. Empresário, administrador de empresas e advogado, possui mestrado em Direito. Foi membro titular do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS por 19 anos, onde presidiu a comissão de ética por 4 anos. Foi diretor do Sistema Fiergs por 18 anos. Também atuou como presidente da Associação dos Administradores da Região Nordeste do RS (1992/1993); presidente do Conselho Deliberativo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (2008/2010); e presidente do Conselho Consultivo do Sesi/Caxias do Sul (2000/2006). Head e sócio fundador da In Company – Assessoria especializada em marketing Jurídico há 16 anos. · Administrador de empresas com especialidade em Marketing · Coordena equipes e projetos na área de Marketing Jurídico com atuação em todo o Brasil. · Profere cursos e palestras em diversas instituições, seminários e congressos com foco em marketing digital, marketing jurídico e gestão legal. · Professor da ESA -OAB PR há 6 anos com cursos como: Workshop de Planejamento de marketing Jurídico e Market

Palestrante 2 – Claudio Gastal: Secretário de Planejamento, Governança e Gestão do RS

Claudio Gastal é secretário de Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul.

Atuou como presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), é graduado na área de Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com mestrado em Sistemas de Informações pela PUC-Campinas.

Foi professor adjunto da UCPel e coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional em Pelotas. De 2011 a 2015, exerceu cargo de secretário executivo da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República.

Palestrante 3 – Joel Maraschin: Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico do RS

33 anos, jornalista, empreendedor, acadêmico de Ciências e Tecnologia na UFRGS e Gestão Pública na Uni La Salle. Foi vereador no município de Butiá de 2017 a 2020. Atualmente exerce o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico Adjunto do Rio Grande do Sul e Diretor Geral da secretaria, também é Conselheiro do SEBRAE-RS e membro do Colégio de Vogais da Junta Comercial do RS.

Avatar
10:30 - 11:45 Brasil Mais Simples

Palestra Magna - Case Internacional de Desburocratização - Estônia - Uma das Nações Mais Digitais do Planeta

Direto da Estônia será realizada uma palestra remota em inglês e com tradução simultânea com um servidor do governo – Florian Marcus onde serão abordados assuntos relacionados a digitalização de 99% dos serviços públicos, inclusive a abertura de empresas.

Palestrante – Florian Marcus: Servidor do Governo da Estônia…

Direto da Estônia será realizada uma palestra remota em inglês e com tradução simultânea com um servidor do governo – Florian Marcus onde serão abordados assuntos relacionados a digitalização de 99% dos serviços públicos, inclusive a abertura de empresas.

Palestrante – Florian Marcus: Servidor do Governo da Estônia

Trabalha como Conselheiro de Transformação Digital no e-Estonia Briefing Center, órgão do governo da Estônia, onde apresenta os avanços da sociedade digital às partes interessadas dos setores público e privado do mundo todo. Já fez diversas pesquisas em áreas de política e relações internacionais. Também é analista com foco em digitalização e governança eletrônica.

 

Avatar
11:15 - 12:00 Brasil Mais Simples

Evento - 1° Ciclo da Certificação das Salas do Empreendedor do RS

O Sebrae RS em parceria com a FNQ irá reconhecer os esforços dos serviços prestados e oferecidos junto as Salas do Empreendedor do RS e irá entregar os troféus para as Salas que foram certificadas no processo de avaliação de 2021.

Participante 1 – Janaina Zago Medeiros: Gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS

Participante 2 – Ronald Martin Dausha: Presidente Executivo da FNQ

Avatar
14:00 - 15:00 Brasil Mais Simples

Painel - Avanços da Liberdade Econômica no País

Neste painel serão debatidas as ações que estão sendo realizadas no âmbito federal para desburocratizar e simplificar o processo de registro e licenciamento de empresas frente a Lei da Liberdade Econômica junto aos Estados…

Neste painel serão debatidas as ações que estão sendo realizadas no âmbito federal para desburocratizar e simplificar o processo de registro e licenciamento de empresas frente a Lei da Liberdade Econômica junto aos Estados.

Mediador – Daniel Santoro: Conselheiro do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo

É empresário – sócio fundador e Conselheiro da Casco Blindagens Especiais; atua, também, como Conselheiro de Administração da PROCERGS e do Conselho de Desburocratização e Empreendedorismo do Estado do Rio Grande do Sul. Preside o Conselho de Administração da ONG Parceiros Voluntários e é membro do Conselho da ADVB/RS, entidade que já presidiu e, é Vice-Presidente do Transforma RS.

Eng. Agrícola com pós-graduação em Marketing pela ESPM e Business Administration na UC Berkeley/CA nos EUA. Possui especializações em Governança pelo IBGC/SP e pela Harvard Business School, aonde se certificou com o Corporate Director Certificate. Na área de Inovação realizou diversos e recentes aprimoramentos sobre na MIT Sloan School, Hyper Island e Singularity University. Por mais de 20 anos foi sócio-diretor de empresas nos setores de bebidas, restaurantes e entretenimento.

Palestrante 1 – Geanluca Lorenzon: Secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia

Geanluca Lorenzon é atualmente Secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria e possui Pós-Graduação em Competitividade Global pela Georgetown University. De janeiro de 2019 a maio de 2020 foi Diretor de Desburocratização da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Foi também Consultor de Estratégia da Mckinsey & Company (2017-2019).

Palestrante 2 – André Santa Cruz: Diretor do DREI- Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração.

Doutor em Direito Comercial pela PUC-SP(2014).Mestre em Direto Processual Civil pela UFPE(2006).Pós-graduado em Direito da Economia  e da Empresa pela FGV-RJ(2009) é Pós-graduado em Direito  da concorrência  pela FGV-SP(2011).Bacharel em Empresarial e Econômica  do Centro Universitário IESB-DF desde 2005.Mebro  do Conselho editorial de Mises -Revista  Interdisciplinar  de Filosofia,Direito e Economia. Autorr  de vários  livros jurídicos,dentre os quais se destacam o “Direito Empresarial “(editora Método) é “Os fundamentos  contra o antitruste ” (editora Forense).Procurador Federal  da Advocacia Geral da União  desde 2004. Atualmente cedido  ao Ministério da Economia  para ocupar o cargo de Diretor do DREI- Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração.

Palestrante 3 – Luciano Libório Baptista Orsi: Prefeito Municipal de Campo Bom

O prefeito Luciano Libório Baptista Orsi tem 56 anos e é natural de Campo Bom. Casado com Kátia Maria Palmeiro Orsi, tem quatro filhos e uma neta. Luciano é professor de Educação Física, advogado e empresário do setor farmacêutico. Luciano se elegeu prefeito 2016 e em 2020 foi reeleito. Atualmente, também é presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (AMVARS).

Avatar
15:00 - 15:30 Brasil Mais Simples

Evento - 2° Ciclo da Certificação das Salas do Empreendedor do RS

Avatar
15:30 - 16:30 Brasil Mais Simples

Painel - A Simplificação do Processo de Registro e Licenciamentos de Empresas no RS

Nesse painel serão debatidos pelos órgãos estaduais de registro e licenciamento de empresas o trabalho que está sendo realizado para adequação da tabela de construção de riscos junto a Lei da Liberdade Econômica…

Nesse painel serão debatidos pelos órgãos estaduais de registro e licenciamento de empresas o trabalho que está sendo realizado para adequação da tabela de construção de riscos junto a Lei da Liberdade Econômica.

Palestrante 1 – Rachel Krug Einsfeld: Responsável pela implantação da Redesimples na SEFAZ RS.

Representante do Rio Grande do Sul para assuntos de cadastro na Cotepe e responsável pela implantação da Redesim na Sefaz RS

Palestrante 2 – Jorge Augusto Berwanger Filho: Chefe da Divisão de Licenciamento FEPAM

Jorge Augusto Berwanger Filho – Analista – Engenheiro Ambiental concursado da FEPAM desde 2011, atualmente exerce a função de chefe da Divisão de Licenciamento do órgão.

Palestrante 3 – Isabel Bet: Especialista em Saúde/Engenheira Civil

Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1989. Graduada em Engenharia Civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1986.

Especialista em Saúde/Engª Civil da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, atualmente lotada no Núcleo de Vigilância em Tecnologia da Saúde, na área de Radiações, da Divisão de Vigilância Sanitária do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Atua preponderantemente na análise de projetos arquitetônicos de indústrias de medicamentos, na consultoria para elaboração de regramentos técnicos, em inspeções sanitárias. Participa, ainda, da implantação do Sistema de Geoprocessamento dos Serviços de Mamografias do Estado do RS, da implantação do SIVISA – Sistema de Informação da Vigilância Sanitária e da adequação dos procedimentos da Vigilância Sanitária em conformidade com a Lei da Liberdade Econômica.

Membra do Comitê de Ética em Pesquisa CEP-Escola de Saúde Pública/RS.

Palestrante 4 – Ederson Fioravante Silva Lunardi: Diretor adjunto do DSPCI – Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndios

Ten Cel do CBMRS, Bacharel em Direito (2000), Especialização em bombeiros para oficiais (2010), Especialista em gestão de Segurança pública e defesa Civil.

Mediador – Tomás Holmer: Assessor Especial para Assuntos Jurídicos e de Desburocratização e Coordenador do Descomplica RS.

Advogado Empresarial, Coordenador da Assessoria Especial de Assuntos Jurídicos e de Desburocratização da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS, e Coordenador do DescomplicaRS.

Avatar
16:30 - 17:00 Brasil Mais Simples

Painel - Tudo Fácil Empresas

Nesse painel será apresentado uma forma de simplificação do processo de registro e licenciamento de empresas de uma forma segura, rápida, digital e gratuita…

Nesse painel será apresentado uma forma de simplificação do processo de registro e licenciamento de empresas de uma forma segura, rápida, digital e gratuita!

Palestrante 1 – Alex Barbosa: Coordenador Técnico do Convênio Empreendedor Digital

Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Gestão Estratégica da Informação e Mestre em Administração de Empresas, área de concentração estratégia e empreendedorismo. – Foi diretor de Gestão da Informação e Modernização, da Junta Comercial de Minas Gerais – Jucemg, de março de 2003 a março de 2018. – Foi gerente dos Projetos Integrar e Junta Digital, parceria da JUCEMG com as Juntas Comerciais do Acre, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Roraima. – Possui experiência internacionais sobre o processo de formalização de empresas, tendo conhecido os trabalhos de Portugal (2009), Nova Zelândia e Austrália (2010). – Professor Universitário, desde 2012. – Atualmente é Coordenador Técnico do Convênio Empreendedor Digital, realizando apoio, assessoria e articulação para implantação da REDESIM nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Roraima e no Distrito Federal, tendo como destaque a virtualização todos os serviços das Juntas Comerciais e a formalização automática de empresas nos respectivos estados. Head e sócio fundador da In Company – Assessoria especializada em marketing Jurídico há 16 anos. · Administrador de empresas com especialidade em Marketing · Coordena equipes e projetos na área de Marketing Jurídico com atuação em todo o Brasil. · Profere cursos e palestras em diversos instituições, seminários e congressos com foco em marketing digital, marketing jurídico e gestão legal. · Professor da ESA -OAB PR há 6 anos com cursos como: Workshop de Planejamento de marketing Jurídico e Market

Palestrante 2 – Lauren Momback: Presidente da JucisRS

Presidente da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul. Auditora do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. Advogada desde 2003, sócia de dois escritórios de advocacia, com larga experiência nas áreas do Direito Empresarial, Educacional, Previdenciário e Trabalhista e com grande atuação no Tribunal de Justiça do RS, Justiça Federal da 2ª e 4ª Região e Justiça do Trabalho.

Avatar
17:00 - 17:30 Brasil Mais Simples

Evento - 3° Ciclo da Certificação das Salas do Empreendedor do RS

Avatar
13:30 - 15:00 Salão de Inovação

Desafio Sebrae, Hélice, Simecs e Sesi

Conexão Startups com MPEs

Em uma parceria entre Sebrae, Instituto Hélice, Simecs e Sesi, identificamos problemas comuns das MPEs do segmento Eletrometalmecânico de Caxias do Sul e buscamos startups solucionadoras para estas demandas. As áreas de atenção são Recursos Humanos, Marketing, Comercial e Vendas, e Gestão Industrial.

Durante o Conexão, as startups selecionadas farão a apresentação de suas propostas.

Avatar
15:00 - 16:20 Salão de Inovação

Desafio de Pitches Sebrae Like a Boss - Round Final

Avatar
16:30 - 17:30 Salão de Inovação

Painel Scale Up

Empresas tradicionais com potencial de crescimento exponencial tem cada vez mais se destacado no mercado, inclusive por ter grande facilidade de passar por crises e se reinventar rapidamente.

Avatar
17:45 - 18:45 Salão de Inovação

Área B e Startup Pampa

AreaB – Case de ecossistema de inovação binacional Santana do Livramento/Riveira – Brasil/Uruguay

Circuito Startup Pampa – O Ecossistema do Pampa na prática.

Avatar
19:00 - Salão de Inovação

Premiação das Campeãs Desafio Sebrae Like a Boss

Avatar
13:00 - 14:30 A Importância da Inteligência Comercial

A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA COMERCIAL NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

No Painel “A importância da Inteligência Comercial no processo de internacionalização” apresentaremos as principais ferramentas de inteligência comercial aplicáveis ao processo de internacionalização de empresas, com destaque para os sistemas de Business Intelligence (BIs)…

Inscreva-se Aqui

No Painel “A importância da Inteligência Comercial no processo de internacionalização” apresentaremos as principais ferramentas de inteligência comercial aplicáveis ao processo de internacionalização de empresas, com destaque para os sistemas de Business Intelligence (BIs).

Palestrante 1 – MARINA FINESTRALI: Analista Sênior de Inteligência Comercial da FIERGS

Analista Sênior e líder da equipe de Inteligência Comercial da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Formada em Comunicação Social; MBA em Negócios Internacionais e Mestrado em Design Estratégico. Tem mais de dez anos de experiência em consultoria para desenvolvimento de negócios internacionais e pesquisa de mercado.

Palestrante 2 – RUBEN ANTÔNIO BISI: Diretor de Relações Institucionais da Marcopolo e Vice-Presidente de Relações Institucionais do SIMECS

Ruben Antonio Bisi é graduado em Engenharia Operacional pela UCS e possui MBA em Gestão Organizacional pela FGV e formação em STC pela Universidade de Northwestern, em Chicago, USA.Bisi atua na Marcopolo há 44 anos, em sua trajetória profissional passou pelas áreas Industrial, Engenharia e Marketing, nos últimos 20 anos, vinha desempenhando a função de Diretor de Estratégia, Negócios Internacionais e Diretor do Negócio Ônibus. Atuou como membro dos Comitês Executivo e Estratégia e Inovação. Como destaque na sua carreira executiva está a sua ampla contribuição no processo de Internacionalização da Marcopolo. Atualmente é Diretor de Relações Institucionais da Marcopolo, Vice-Presidente da Associação do Aço do Rio Grande do Sul, Presidente da FABUS – Associação Nacional de Fabricantes de ônibus, Diretor Institucional da CIC – Câmara de Indústria e Comércio de Caxias do Sul, Membro da Infraestrutura do Mobi Caxias, Diretor do SIMEFRE – Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamento Ferroviários e Rodoviários, Conselheiro da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos, Vice-Presidente de Relações Institucionais do SIMECS – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, Conselheiro da FIERGS/Coinfra/Logística, Diretor da RAB Consultoria Empresarial, Conselheiro Educaxias Educação Infantil e Conselheiro do Instituto BESC Humanidades e Economia.

Palestrante 3 – LUCIANO D’ANDREA: Gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS

Avatar
15:00 - 17:00 Jornada 4.0

JORNADA 4.0

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Eventos do fórum:
Palestra – EMBRAPII – apoio a projetos de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias 4.0
Palestra – Como antecipar falhas potenciais em máquinas industriais e evitar manutenção corretiva?
Painel – Célula 4.0 | Desafios da Integração de Tecnologias Habilitadoras para a Indústria 4.0
Painel – Debate do Seminário

Avatar
15:10 - 15:40 Jornada 4.0

Palestra - EMBRAPII – apoio a projetos de Inovação e Desenvolvimento de Tecnologias 4.0

A palestra abordará o modelo EMBRAPII (um modelo próprio de investimento em projetos de PD&I), evidenciando projetos relacionados à ”Indústria 4.0” e a nova parceria da EMBRAPII e Sebrae RS, que apoiam projetos entre pequenas e médias empresas e startups gaúchas no Estado…

A palestra abordará o modelo EMBRAPII (um modelo próprio de investimento em projetos de PD&I), evidenciando projetos relacionados à ”Indústria 4.0” e a nova parceria da EMBRAPII e Sebrae RS, que apoiam projetos entre pequenas e médias empresas e startups gaúchas no Estado. O convidado, Carlos Eduardo Pereira, Diretor de Operações da EMBRAPII, apresentará exemplos de cases de sucesso do modelo EMBRAPII, com destaque para os cooperativos entre empresas, além do programa Lab2Mkt.

Palestrante – Carlos Eduardo Pereira: Diretor de Operações da EMBRAPII

Carlos Eduardo Pereira é Diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, professor titular da Escola de Engenharia da UFRGS – Departamento de Engenharia de Automoção. De 2005 a 2009 foi Diretor Técnico do Centro de Pesquisa Aplicada CETA do SENAI-RS, tendo participado também da criação do Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC da FIERGS. Em 2012 recebeu o Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel, outorgado pela Fundação Alexander von Humboldt destinado a cientistas e pesquisadores estrangeiros, de reconhecimento internacional no seu campo de atuação. É Doutor em Engenharia de Automação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e Mestre e Bacharel em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica pela UFRGS, RS.

Avatar
15:40 - 16:10 Jornada 4.0

Palestra - Como antecipar falhas potenciais em máquinas industriais e evitar manutenção corretiva?

Caso de sucesso de monitoramento sem fio em máquinas de indústria metalmecânica gaúcha.

Palestrante – Caroline Menegat: Gerente de Suporte e Projetos na Dynamox

Engenheira Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Green Belt, com experiência em monitoramento de ativos e desenvolvimento de sistemas de detecção automatizada de falhas em máquinas industriais.

Avatar
16:10 - 16:30 Jornada 4.0

Painel - Célula 4.0 | Desafios da Integração de Tecnologias Habilitadoras para a Indústria 4.0

No encontro, será apresentada a Célula Demonstrador 4.0 e todas as etapas do processo do seu desenvolvimento. Será comentado desde o lançamento do desafio pela Rede RS Indústria 4.0, até a integração dos 12 fornecedores de tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0, com a condução do SENAI/RS, que atuou no desenvolvimento de uma célula de montagem 4.0 completa…

No encontro, será apresentada a Célula Demonstrador 4.0 e todas as etapas do processo do seu desenvolvimento. Será comentado desde o lançamento do desafio pela Rede RS Indústria 4.0, até a integração dos 12 fornecedores de tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0, com a condução do SENAI/RS, que atuou no desenvolvimento de uma célula de montagem 4.0 completa. Os palestrantes comentam os detalhes das etapas e a sinergia entre os fornecedores, as dificuldades na integração das tecnologias e demonstram na prática esta aplicação, até o momento de atingir o cliente final.

Palestrante 1 – Hernane Kaminski Cauduro: Diretor da Metal Work

Empresário, Diretor da Metal Work Pneumática do Brasil Ltda, membro da Diretoria da FIERGS/CIERGS, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Conselheiro do SENAI RS

Palestrante 2 – Igor André Krakheche: Coordenador de Serviços de Inovação e Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica

Palestrante 3 – Fabiano Rath: Gerente de Operações no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica

Avatar
16:30 - 16:50 Jornada 4.0

Painel - Debate do Seminário

Momento com todos os palestrantes do Seminário, para debate e perguntas do público.

Palestrante 1 – Carlos Eduardo Pereira: Diretor de Operações da EMBRAPII…

Momento com todos os palestrantes do Seminário, para debate e perguntas do público.

Palestrante 1 – Carlos Eduardo Pereira: Diretor de Operações da EMBRAPII

Carlos Eduardo Pereira é Diretor de Operações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII, professor titular da Escola de Engenharia da UFRGS – Departamento de Engenharia de Automoção. De 2005 a 2009 foi Diretor Técnico do Centro de Pesquisa Aplicada CETA do SENAI-RS, tendo participado também da criação do Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC da FIERGS. Em 2012 recebeu o Prêmio Friedrich Wilhelm Bessel, outorgado pela Fundação Alexander von Humboldt destinado a cientistas e pesquisadores estrangeiros, de reconhecimento internacional no seu campo de atuação. É Doutor em Engenharia de Automação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e Mestre e Bacharel em Ciência da Computação e Engenharia Elétrica pela UFRGS, RS.

Palestrante 2 – Caroline Menegat: Gerente de Suporte e Projetos na Dynamox

Engenheira Eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Green Belt, com experiência em monitoramento de ativos e desenvolvimento de sistemas de detecção automatizada de falhas em máquinas industriais.

Palestrante 3 – Hernane Kaminski Cauduro: Diretor da Metal Work

Empresário, Diretor da Metal Work Pneumática do Brasil Ltda, membro da Diretoria da FIERGS/CIERGS, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e Conselheiro do SENAI RS

Palestrante 4 – Igor André Krakheche: Coordenador de Serviços de Inovação e Tecnologia no Instituto SENAI de Tecnologia em Mecatrônica

Palestrante 5 – Artur Roberto de Oliveira Gibbon: Presidente da Reginp – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação

Contador, professor da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Mestre em Administração de Empresas (UFSC) e MBA em Ecossistemas de Inovação (Unisinos), diretor do OCEANTEC – Parque Tecnológico da FURG e presidente da REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação, conselheiro e coordenador do INOVARS – Região Sul.

Avatar
17:30 - 20:00 Seminário Competitividade e Qualidade

SEMINÁRIO COMPETITIVIDADE E QUALIDADE

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Eventos no fórum:
Abertura
Palestra – Competitividade e Tecnologia Industrial
Palestra – Inovação na Manufatura Sustentável e os impactos ESG
Palestra – Empreendedorismo e Inovação: paradoxos e oportunidades
Painel – Painel de Perguntas

Avatar
17:30 - 17:40 Seminário Competitividade e Qualidade

Abertura

26° Seminário de Competitividade e Qualidade Edição especial na 30ª Feira Mercopar Há um fenômeno interessante e totalmente orgânico ocorrendo em escala global quando o assunto é a construção de um ambiente de estímulo à inovação. Empreendedores se movem pela ideia de criar negócios inovadores e trazem em sua essência a criatividade e a proatividade de pessoas motivadas a mudar o mundo…

26° Seminário de Competitividade e Qualidade Edição especial na 30ª Feira Mercopar Há um fenômeno interessante e totalmente orgânico ocorrendo em escala global quando o assunto é a construção de um ambiente de estímulo à inovação. Empreendedores se movem pela ideia de criar negócios inovadores e trazem em sua essência a criatividade e a proatividade de pessoas motivadas a mudar o mundo. Como consequência, a competitividade tem se tornado volátil e intensa, com organizações de todos os portes e segmentos vivenciando a necessidade de buscar alternativas para se manterem competitivas. A CIC Caxias, por meio de sua Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade, se insere nesse ecossistema empreendedor e pretende contribuir com a apresentação de ferramentas, soluções e conexões durante a realização do 26º Seminário Competitividade & Qualidade, no dia 6 de outubro, em evento que fará parte da programação da 30ª Feira de Inovação Industrial (Mercopar). O principal objetivo é gerar networking com resultados, promover negócios e trazer conteúdo em todos os níveis. Por meio de palestras e cases, tem também a finalidade de compartilhar conhecimento sobre atitudes e habilidades que fazem parte da nova economia e que são importantes para ajudar empresas a trilharem o caminho do futuro. Quer, sobretudo, servir de instrumento para adaptação às novas tecnologias e mostrar como elas podem aperfeiçoar os modelos de negócios que impactam positivamente o mercado.

Avatar
17:45 - 18:20 Seminário Competitividade e Qualidade

Palestra - Competitividade e Tecnologia Industrial

Palestrante – Bernardo Bregoli Soares: Diretor Corporativo de Excelência Operacional e Tecnologia Industrial…

Palestrante – Bernardo Bregoli Soares: Diretor Corporativo de Excelência Operacional e Tecnologia Industrial.

Diretor Corporativo de Excelência Operacional e Tecnologia Industrial. Engenheiro de Produção formado pela Universidade de Caxias do Sul, possui pós-graduação em Engenharia de Produção – Gestão da Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, MBA Internacional em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas / University of California, MBA Internacional em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas / The George Washington University. Possui também Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul. Trabalhou por 15 anos em projetos de fábricas e linhas completas de produção, sendo por 2 anos responsável por projetos de fábricas nos EUA. Atualmente é Diretor de Excelência Operacional e Tecnologia Industrial do Grupo Randon, sendo responsável globalmente pelas áreas de sistemas de gestão, sistemas de produção, saúde, segurança e meio ambiente. Responsável também pela Randon Tech Solutions Industry e Auttom, unidades voltadas à tecnologia industrial das Empresas Randon.

 

Avatar
18:25 - 18:55 Seminário Competitividade e Qualidade

Palestra - Inovação na Manufatura Sustentável e os impactos ESG

Palestrante – Andrea Brasco Pampanelli: Doutora em Engenharia e Sustentabilidade pelas Universidades de Cardiff/UK e UFRGS.

O que é uma empresa “Sustentável”? O que ESG – O business case da Sustentabilidade? Como integrar “ESG” na estratégia das organizações de manufatura? Exemplos de Práticas de Sustentabilidade e Inovação na manufatura que suportam a agenda ESG – Economia Circular e Lean & Green…

Palestrante – Andrea Brasco Pampanelli: Doutora em Engenharia e Sustentabilidade pelas Universidades de Cardiff/UK e UFRGS.

O que é uma empresa “Sustentável”? O que ESG – O business case da Sustentabilidade? Como integrar “ESG” na estratégia das organizações de manufatura? Exemplos de Práticas de Sustentabilidade e Inovação na manufatura que suportam a agenda ESG – Economia Circular e Lean & Green

Foi Diretora Global de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Grupo GKN, onde trabalhou por 20 anos. Autora do livro “The Green Factory. Professora da UFRGS (PPGE3M), Consultora pela The Green Factory e Conselheira de Administração e integrante de Comitês de Sustentabilidade em diversas empresas no RS.

Avatar
19:00 - 19:30 Seminário Competitividade e Qualidade

Palestra - Empreendedorismo e Inovação: paradoxos e oportunidades

Palestrante – André Vanoni de Godoy: Diretor-superintendente do Sebrae RS

Natural de Caxias do Sul, André Vanoni de Godoy é empresário, administrador de empresas e advogado, com mestrado em Direito…

Palestrante – André Vanoni de Godoy: Diretor-superintendente do Sebrae RS

Natural de Caxias do Sul, André Vanoni de Godoy é empresário, administrador de empresas e advogado, com mestrado em Direito. Foi membro titular do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS por 19 anos, onde presidiu a Comissão de Ética por 4 anos. Foi Diretor do Sistema FIERGS por 18 anos. Também foi Presidente da Associação dos Administradores da Região Nordeste do RS (1992/1993), Presidente do Conselho Deliberativo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (2008/2010) e Presidente do Conselho Consultivo do SESI/Caxias do Sul (2000/2006). É Diretor-Superintendente do SEBRAE/RS desde 14/01/201

Avatar
19:40 - 19:55 Seminário Competitividade e Qualidade

Painel - Painel de Perguntas

Mediadora – Patricia Risson de Mattos: Gerente de Sistemas de Gestão Empresas Randon

Avatar
18:00 - 20:00 Histórias Que Inspiram

HISTÓRIAS QUE INSPIRAM - Indústria 4.0

Local: ESPAÇO INSPIRAÇÃO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

História de empreendedores que transformaram propósito em negócio. Inspire-se com histórias de pessoas que acreditaram, criaram e transformaram os seus sonhos! Ouvir a trajetória de quem enfrenta as dificuldades comuns de quem empreende e segue crescendo, pode transformar o seu caminho empreendedor…

Local: ESPAÇO INSPIRAÇÃO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

História de empreendedores que transformaram propósito em negócio. Inspire-se com histórias de pessoas que acreditaram, criaram e transformaram os seus sonhos! Ouvir a trajetória de quem enfrenta as dificuldades comuns de quem empreende e segue crescendo, pode transformar o seu caminho empreendedor. As histórias de sucesso inspiram e podem ser o passo que falta para quem quer empreender ou melhorar a gestão de sua empresa. Por isso, selecionamos casos de sucesso empresarial que vão certamente ajudar você empreendedor nessa jornada pelo mundo dos negócios. A ideia é trazer uma força inspiradora, seja para reinventar o seu negócio ou manter o foco em meio à crise, essas histórias funcionarão como combustível e ajudarão a reinventar, repensar e recriar a sua trajetória.

Palestrante 1 – CAMILA FARANI: Sócia-fundadora da boutique G2 Capital

É sócia-fundadora da boutique G2 Capital, e atualmente conta com mais de 40 startups em seu portfólio. Já investiu mais de 35 milhões de reais entre aportes individuais e com co-investidores. É fundadora da Innovaty, do ramo de educação empreendedora e Business Intelligence, e do Grupo Boxx, de alimentação. Hoje atua em negócios que movimentam cerca de R$ 1 bilhão por ano. Também é integrante do conselho do PicPay. Desde 2016 como um dos “tubarões” do programa de TV Shark Tank Brasil, Camila é a única mulher reconhecida como a melhor Investidora-Anjo no Startup Awards em 2016 e 2018, e foi reconhecida pela Lavca – maior entidade de venture capital da América Latina, como uma das principais investidoras da região por 3 anos consecutivos. É advogada, com pós-graduação em Marketing e especializações em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Stanford, na Califórnia, e pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Palestrante 2 – Fabio Luis Rezler: CEO Bionicook

Fabio Luis Rezler é empreendedor brasileiro de formação Germânica, graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Casado e pai de dois filhos, tem uma carreira profissional que começou aos 9 anos na linha de produção da empresa familiar. Aos 15 anos, já ocupou funções de gestão comercial e administrativa no negócio, trazendo em seu sangue o forte traço de perseverança, persistência, perfeccionismo e empreendedorismo. Possui uma conduta ética e profissional, obstinada na busca de resultados predefinidos e defensor de uma postura justa e perfeita, tomando decisões sempre baseadas na serenidade e no respeito aos interesses mútuos. Durante sua carreira profissional acumulou profunda experiência nos segmentos de mecânica metálica, indústria automotiva, têxtil, mobiliário, PET e, mais recentemente, na indústria alimentícia. Possui vasta experiência em relações empresariais, jurídica, contábil, tributária, financeira, técnica, industrial e humana. Também fez negócios fora do país com uma unidade de negócios em solo norte-americano e participando de inúmeras feiras de negócios em países como EUA, Alemanha, Itália, Holanda, França e Portugal. Ele tem uma visão de negócios global e este é um de seus principais objetivos com a Bionicook. Na Bionicook, o fundador criou um modelo que poderia ser escalável, altamente rentável, com tecnologia embarcada, e que ofereceria uma experiência sem precedentes para consumidores de diferentes culturas. Ao todo foram mais de 5 anos de pesquisa, erros, acertos e capital investido

Palestrante 3 – Rogério de Souza: Diretor de Inovação da DB1 Global Software

Diretor de Inovação da DB1 Global Software. Responsável pelos esforços de fomento, desenvolvimento e aquisição de tecnologias globais que sustentarão a DB1 Global Software no futuro. Ingressou na empresa em 2003 na área de Gestão Empresarial, idealizador do software de gestão público de saúde considerado o melhor do setor em 2013. Co-Founder do Anymarket (Player nacional de integração com os marketplaces). Co-Founder do Koncili (primeiro software de conciliação em marketplace nacional). Atualmente atua no projeto Tinbot (o primeiro Robô programável do Brasil) e no Predize uma plataforma que diminui o esforço operacional de quem vende nos Marketplaces e precisam realizar um atendimento eficiente ao consumidor utilizando inteligência artificial. Mentor da aceleradora de Maringá Evoa (um espaço destinado a empreendedores que desejam transformar ideias inovadoras e produtos globais). Participa do Maringá Capital que é formada por um grupo de investidores-anjos criado para fomentar o ecossistema de startups. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Maringá e possui pós-graduação em Marketing pela Unicesumar.

Mediador – Naira Maria Libermann: Coordenadora do IDEAR Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS

Doutora em Ciências da Educação UTAD Portugal, Mestre em Administração pela UFRGS (2001), possui graduação em Administração PUCRS (1993), graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela PUCRS (1988) . Foi Diretora Executiva do SEBRAE/RS, atualmente é Coordenadora do IDEAR Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS, foi Coordenadora do Núcleo Empreendedor da PUCRS é professora da Escola de Negócios da PUCRS é Diretora da CRIARE Consultoria Empresarial. Tem experiência na área de Administração e Educação de Adultos atuando principalmente nos seguintes temas: pequenas empresas, empreendedorismo, estratégia Gestão Empresarial, Redes de Empresas e Gestão da Inovação.

Avatar
09:30 - 12:00 Governança Ecossistema de Inovação

EVENTO GOVERNANÇA ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

Local: ESPAÇO INSPIRAÇÃO – Inscrição Online

Eventos no fórum:

Palestra – O Ecossistema de Inovação de Caxias do Sul
Palestra – O papel da Governança
Painel – Execução das ações de desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Caxias do Sul
Palestra – Case de Londrina: Ecossistema de inovação uma estratégia de desenvolvimento
Palestra – Como uma vila de pescadores se tornou a ilha do Silicio
Painel – Bate-Papo com a governança
Palestra – Próximos Passos e Encerramento

Avatar
09:40 - 10:00 Governança Ecossistema de Inovação

Palestra - O Ecossistema de Inovação de Caxias do Sul

Será abordado como foi o processo de construção e aplicação, definição do nível de maturidade e definição das áreas prioritárias do Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação de Caxias do Sul.

Palestrante – Alcir Cardoso Meyer: Gestor Regional de Inovação…

Será abordado como foi o processo de construção e aplicação, definição do nível de maturidade e definição das áreas prioritárias do Mapeamento do Ecossistema Local de Inovação de Caxias do Sul
Palestrante – Alcir Cardoso Meyer: Gestor Regional de Inovação
Inquieto e curioso, adoro questionar o motivo das coisas. É assim que descontruímos as verdades absolutas que permitirão a construção de ambientes inovadores.
Auxilio empresas e empreendedores a alcançarem seus objetivos desde 2008, e agora atuando no fortalecimento de ecossistemas de inovação e ações de fomento para que startups tenham uma jornada sustentável. Formado em Administração de Empresas, Pós-Graduação em Gestão da Qualidade, Competitividade e Certificações além de outros cursos de qualificação.
A partir de 2020 me desafiei a criar conteúdos relacionados a educação financeira para que mais pessoas possam ter a tranquilidade necessária para tocar a vida de forma digna.
Avatar
10:00 - 10:10 Governança Ecossistema de Inovação

Palestra - O Papel da Governança

Apresentação do propósito, missão, visão, objetivo e indicadores propostos pela governança.
Palestrante – Tiago Centenaro Mignoni: Coordenador Regional…
Apresentação do propósito, missão, visão, objetivo e indicadores propostos pela governança.
Palestrante – Tiago Centenaro Mignoni: Coordenador Regional
Coordenador Regional do SEBRAE na Serra Gaúcha e Professor no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Diretor de Apoio Estratégico na CIC Caxias do Sul, fundador e coordenador da Acelera Serra e membro do Comitê Estratégico do Inova RS – Serra e Hortênsias.
Em minhas atribuições, valorizo e desenvolvo pessoas. Atuo com atitude empreendedora na busca por realização e conecto organizações a soluções.
Avatar
10:10 - 10:25 Governança Ecossistema de Inovação

Painel - Execução das ações de desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Caxias do Sul

Apresentação das ações que os grupos de trabalho vem desenvolvendo ao decorrer dos encontros, em prol do desenvolvimento e da ativação do ecossistema local…

Apresentação das ações que os grupos de trabalho vem desenvolvendo ao decorrer dos encontros, em prol do desenvolvimento e da ativação do ecossistema local.
Palestrante 1 – Edison A. Maletz: Gerente Executivo
Mestre em Desenvolvimento Regional, atua a 13 anos como executivo do Trino Polo (APL de Tecnologia da Informação da Serra Gaucha) e professor de Empreendedorismo e Inovação da FSG Centro Universitário.
Palestrante 2 – Daiane Catuzzo: Diretora executiva do Simecs
Graduada em administração de empresas pela UCS, MBA em Varejo e Mercado de Consumo e Marketing pela USP, Gestão empresarial pela FGV e Programa de Desenvolvimento de Dirigentes pela FDC. Ganhadora do Prêmio Jovem Talento Empreendedor concedido pela prefeitura de Caxias do Sul, já atuou como consultora em gestão empresarial e atualmente é diretora executiva do Simecs, conduzindo um processo de transformação e mudança cultural da entidade.
Palestrante 3 – Janine Basso Lisboa: Sócia – Consultora na AgroDtech – Inovação e Resultados no Campo
Formada em Administração de Empresas pela UCS com especialização em Gestão estratégica de Agronegócios pela FGV, possui mais de 15 anos de experiência em agronegócios. Trabalhou em gestão de projetos de vitivinicultura e fruticultura no Sebrae – RS de 2006 a 2011, foi especialista em projetos de vitivinicultura no programa Cocap para Fundação de Veneza na Itália em 2013, atua na gestão do Programa Alimento Seguro – Uva para Processamento junto a Cadeia do Vinho desde 2012 e é sócia na AgroDtech – Inovação e Resultados para o Campo, empresa que atua com tecnologia para rastreabilidade de vegetais e gestão rural, implantação de normas para certificação no campo e assistência técnica rural em hortifruticultura.
Avatar
10:25 - 10:45 Governança Ecossistema de Inovação

Palestra - Case de Londrina: Ecossistema de inovação uma estratégia de desenvolvimento

Será abordado as estratégias e ações feitas que Londrina utilizou para se tornar um ecossistema de sucesso

Palestrante – Heverson Feliciano: Consultor Regional

Formado em Administração de Empresa, com especialização em Dinâmica de Grupo e Desenvolvimento Local e Territorial.

Avatar
10:45 - 11:05 Governança Ecossistema de Inovação

Palestra - Como uma vila de pescadores se tornou a ilha do Silicio

Será abordado as estratégias e ações feitas que Florianópolis utilizou para se tornar um ecossistema de sucesso

Palestrante – Daniel dos Santos Leipnitz: Diretor Coorporativo…

Será abordado as estratégias e ações feitas que Florianópolis utilizou para se tornar um ecossistema de sucesso

Palestrante – Daniel dos Santos Leipnitz: Diretor Coorporativo

Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG, MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa – Portugal e Mestrado em Administração de empresas pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas. Exerce também a função de presidente do Sapiens Parque, e presidência do Conselho Deliberativo da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), onde foi presidente na gestão 2016/2020, entidade catarinense com mais de 1600 associados. Ocupa a Vice-presidência na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). É Diretor Tesoureiro do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ligado diretamente ao Presidente da entidade. Membro do conselho de Administração do SEBRAE Santa Catarina e do SEBRAE Nacional. Membro no Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Membro do Conselho do Agora Tech Park Joinville e do conselheiro convidado do Instituto Caldeira em Porto Alegre. Mentor, sócio e Conselheiro de diversas Startups viajou por mais de 60 países. Co-autor e organizador do livro A Ponte para Inovacao. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia, estruturação de empresas, financeira e sistemas de gestão empresarial bem como estruturação de ecossistemas de inovação e parques tecnológicos.

Avatar
11:05 - 11:35 Governança Ecossistema de Inovação

Painel - Bate-Papo com a governança

Abertura para o público se pronunciar, fazer contribuições e tirar dúvidas

Palestrante 1 – Heverson Feliciano: Consultor Regional

Palestrante 2 – Daniel dos Santos Leipnitz: Diretor Coorporativo…

Abertura para o público se pronunciar, fazer contribuições e tirar dúvidas

Palestrante 1 – Heverson Feliciano: Consultor Regional

Formado em Administração de Empresa, com especialização em Dinâmica de Grupo e Desenvolvimento Local e Territorial.

Palestrante 2 – Daniel dos Santos Leipnitz: Diretor Coorporativo

Graduado em administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina – ESAG, MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa – Portugal e Mestrado em Administração de empresas pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas. Exerce também a função de presidente do Sapiens Parque, e presidência do Conselho Deliberativo da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), onde foi presidente na gestão 2016/2020, entidade catarinense com mais de 1600 associados. Ocupa a Vice-presidência na Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). É Diretor Tesoureiro do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), ligado diretamente ao Presidente da entidade. Membro do conselho de Administração do SEBRAE Santa Catarina e do SEBRAE Nacional. Membro no Conselho Consultivo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Membro do Conselho do Agora Tech Park Joinville e do conselheiro convidado do Instituto Caldeira em Porto Alegre. Mentor, sócio e Conselheiro de diversas Startups viajou por mais de 60 países. Co-autor e organizador do livro A Ponte para Inovacao. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia, estruturação de empresas, financeira e sistemas de gestão empresarial bem como estruturação de ecossistemas de inovação e parques tecnológicos.

Avatar
11:35 - 11:50 Governança Ecossistema de Inovação

Palestra - Próximos Passos e Encerramento

Palestrante – Tiago Centenaro Mignoni: Coordenador Regional…

Palestrante – Tiago Centenaro Mignoni: Coordenador Regional

Coordenador Regional do SEBRAE na Serra Gaúcha e Professor no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Diretor de Apoio Estratégico na CIC Caxias do Sul, fundador e coordenador da Acelera Serra e membro do Comitê Estratégico do Inova RS – Serra e Hortênsias. Em minhas atribuições, valorizo e desenvolvo pessoas. Atuo com atitude empreendedora na busca por realização e conecto organizações a soluções.

Avatar
10:00 - 12:00 Circulando

CIRCULANDO: A RELAÇÃO DA INDÚSTRIA E A ECONOMIA CIRCULAR

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Eventos no fórum:
Painel – A visão da indústria sobre economia circular
Painel – A Economia Circular na Prática
Painel – Promovendo a Economia Circular – Colaboração e Sinergia Entre os Atores

O Circulando tem o objetivo de difundir os principios de circularidade e o desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria do futuro…

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Eventos no fórum:
Painel – A visão da indústria sobre economia circular
Painel – A Economia Circular na Prática
Painel – Promovendo a Economia Circular – Colaboração e Sinergia Entre os Atores

O Circulando tem o objetivo de difundir os principios de circularidade e o desenvolvimento de novos mercados e cadeias produtivas para a indústria do futuro. Promovido pelo Conselho de Meio Ambiente da FIERGS (Codema), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi – IEL/RS e com apoio do Sebrae RS, o momento irá possibilitar o debate acerca das oportunidades e desafios para a implementação da economia circular, que pode ser entendida como um modelo facilitador para o melhor uso dos recursos naturais com vistas ao desenvolvimento econômico.

Avatar
10:05 - 10:35 Circulando

Painel - A visão da indústria sobre economia circular

Palestrante 1 – Sérgio Monforte: Especialista em Sustentabilidade da CNI

Mestre em Liderança Estratégica para Sustentabilidade, pela Universidade de Blekinge / Suécia…

Palestrante 1 – Sérgio Monforte: Especialista em Sustentabilidade da CNI

Mestre em Liderança Estratégica para Sustentabilidade, pela Universidade de Blekinge / Suécia. Pós-Graduado em Dinâmica dos Grupos, pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e Bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade de Brasília. Experiência de trabalho com os principais temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, como: responsabilidade social corporativa, comércio justo, relatório de sustentabilidade, produção e consumo sustentáveis, compras públicas sustentáveis, economia circular e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente representa o setor industrial brasileiro nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade em conselhos temáticos, participa do processo de elaboração na norma internacional sobre Economia Circular e coordena a Rede de Economia Circular da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Palestrante 2 – Gerson Haas: Presidente SIMPLAST/RS

Formado em Química industrial, Direito, Gestão de executivos (Costa Rica) e Negociação e influência, iniciou carreira profissional atuando como Gerente de produção de curtume, atualmente é Diretor Proprietário Industrial e institucionalmente é Presidente Simplast/RS, Diretor FIERGS e Diretor ABIPLAST.

Avatar
10:40 - 11:30 Circulando

Painel - A Economia Circular na Prática

Palestrante 1 – Ties de Leijer: Empreendedor

Empreendedor e desenvolvedor de negócios especializado em ESG e sustentabilidade…

Palestrante 1 – Ties de Leijer: Empreendedor

Empreendedor e desenvolvedor de negócios especializado em ESG e sustentabilidade. Bacharel em Geografia Humana pela Universidade de Amsterdam (Países Baixos) e Mestrado pela Universidade de Radboud em Nijmegen (Países Baixos) em Estudos do Meio Ambiente e Sociedade. Experiência em sustentabilidade empresarial em países na Ásia, África, Europa e atualmente residindo e trabalhando no Brasil.

Palestrante 2 – Ricardo Bomfim: Responsável Economia Circular – ENEL

Graduado em Ciência Sociais pela UFRJ e Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela PUC-RJ. Possui especialização em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ. Desde 2009, integra o Grupo Enel no Brasil, onde atuou em diferentes processos, com o foco em revisões comerciais, na metodologia de criação de valor compartilhado e diálogo com as linhas de negócio. Atualmente, é Responsável por Economia Circular.

Palestrante 3 – Cristiane Rossi: Líder de Projetos e Processos de Economia Circular – Braskem

Mediador – Guilherme Guila Sebben: CEO Biosys Ambiental

Empresário e Bacharel em Direito pela UCS em 2002, Guilherme Guila Sebben atua, na cidade de Caxias do Sul/RS, como membro Diretor de Meio Ambiente da CIC, Câmara da Indústria e Comércio, e conselheiro do CONDEMA, Conselho de Defesa de Meio Ambiente. Também conselheiro do CODEMA/FIERGS, Guilherme é hoje CEO da Biosys Ambiental e fundador do spin-off INOVABIO – Ecossistema de Inovação, contribuindo ativamente com o gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos industriais no RS.

Avatar
11:30 - 12:00 Circulando

Painel - Promovendo a Economia Circular - Colaboração e Sinergia Entre os Atores

Palestrante 1 – Newton Battastini: Coordenador CODEMA/FIERGS

Graduado em Química, Possui MBA em Gestão em Saúde, Especialização em Propaganda e Marketing, Formado Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral…

Palestrante 1 – Newton Battastini: Coordenador CODEMA/FIERGS

Graduado em Química, Possui MBA em Gestão em Saúde, Especialização em Propaganda e Marketing, Formado Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral. Diretor Presidente do Grupo TECPON, Diretor FIERGS, Conselheiro SESI/RS, Conselheiro do Conselho Federal de Química, Conselheiro FAPERGS. Coordenador do Conselho de Meio Ambiente da FIERGS.

Palestrante 2 – Richard Posma: Diretor NBSO

Representante Chefe / Diretor do Escritório de Apoio a Negócios dos Países Baixos para o Sul do Brasil (NBSO) em Porto Alegre, e Adido Sênior da Embaixada dos Países Baixos no Brasil. Ex-consultor de estratégia de negócios, empresário, investidor, coach para clientes internacionais na Europa, Américas, Oriente Médio, África e Ásia.

Bacharel em Gestão de Recursos Humanos pela Rotterdam University (Rotterdam, Países Baixos), MBA em Gestão de Negócios Internacionais pela European University (Montreux, Suíça) e participante do programa de certificação de Investimento SDG como parte do Programa de Mestrado Executivo em Estratégia e Liderança pelo The Graduate Institute (Genebra, Suíça).

Palestrante 3 – Ghissia Hauser: UFRGS

Palestrante 4 – Guilherme de Souza: Secretário Adjunto SEMA/RS

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2007), também possui Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Engenharia Química pela mesma instituição. Entre 2012 e 2013 fez estágio de pesquisa na Université Lille I – Sciences et Technologies. Além de especialista em Gestão Empresarial pela – PUC-RS (2017), tem formação complementar em gestão de resíduos sólidos urbanos e política e economia internacional de energia. Atuou ainda como pesquisador na CIENTEC (2013-2017), coordenando projetos de pesquisa, laboratório e gerência do Departamento de Engenharia de Processos. Coordenou a assessoria técnica da Secretaria de Minas e Energia do RS em 2017 e 2018, e a assessoria técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura entre 2019 e 2021.

Avatar
13:30 - 15:30 Diálogos Gigia Bandeira

DIÁLOGOS GIGIA BANDEIRA

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Evento no fórum:
Painel – Mérito Metalúrgico Gigia Bandera: Valorizando a história, projetando o futuro

 

Avatar
13:30 - 15:30 Diálogos Gigia Bandeira

Painel - Mérito Metalúrgico Gigia Bandera: Valorizando a história, projetando o futuro

Três agraciados com a outorga Mérito Metalúrico Gigia Bandera contam a história de sua empresa e a sua trajetória. Após painel sobre as mudanças no setor durante os anos e as perspectivas do futuro: indústria 4.0, sustentabilidade, competitividade no mercado atual, a fábricas do futuro…

Palestrante 1 – Sr. Rogério De Antoni: Vice-Presidente América & CEO Brasil da Hyva

Palestrante 2 – Sra. Cintia Buzin: Diretora Metalúrgica Buzin

Palestrante 3 – Sr. João Franciscutti: Diretor Susin Franciscutti

Mediador – André Vanoni de Godoy: Diretor-Superintendente do SEBRAE/RS

Três agraciados com a outorga Mérito Metalúrico Gigia Bandera contam a história de sua empresa e a sua trajetória. Após painel sobre as mudanças no setor durante os anos e as perspectivas do futuro: indústria 4.0, sustentabilidade, competitividade no mercado atual, a fábricas do futuro.

Palestrante 1 – Sr. Rogério De Antoni: Vice-Presidente América & CEO Brasil da Hyva

Palestrante 2 – Sra. Cintia Buzin: Diretora Metalúrgica Buzin

Palestrante 3 – Sr. João Franciscutti: Diretor Susin Franciscutti

Mediador – André Vanoni de Godoy: Diretor-Superintendente do SEBRAE/RS

Avatar
13:30 - 17:30 Fórum Geração Distribuída

FÓRUM GERAÇÃO DISTRIBUÍDA

Local: ESPAÇO INSPIRAÇÃO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Eventos do fórum:
Palestra – A agenda do Clima e a Relação com o Setor de Energia
Painel – Tendências tecnológicas e Inovação
Painel – Regulação e Mercado
Painel – Oportunidades e desafios para a Cadeia Produtiva

Avatar
13:45 - 14:15 Fórum Geração Distribuída

Palestra - A agenda do Clima e a Relação com o Setor de Energia

Palestrante – Davi Bomtempo: Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI…

Palestrante – Davi Bomtempo: Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.

É economista, com mestrado em Administração Pública (Políticas Públicas) pela EBAPE/FGV-RJ. Atualmente é Gerente Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade e atua na Confederação Nacional da Indústria desde 2005 onde lidera as agendas de Recursos Hídricos, Biodiversidade, Licenciamento Ambiental, Floresta, Resíduos Sólidos, Mudança do clima, Produção e Consumo Sustentável e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É Representante da Confederação Nacional da Indústria – CNI no CONAMA e Secretário Executivo do Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI.

Avatar
14:15 - 15:30 Fórum Geração Distribuída

Painel - Tendências tecnológicas e Inovação

Painel com as evoluções e desenvolvimentos de grandes representantes do setor de tecnologia, equipamentos e mobilidade urbana.

Palestrante 1 – Mauro Basquera: Product Specialist da Sungrow Power Supply Co., Ltd…

Painel com as evoluções e desenvolvimentos de grandes representantes do setor de tecnologia, equipamentos e mobilidade urbana.

Palestrante 1 – Mauro Basquera: Product Specialist da Sungrow Power Supply Co., Ltd.

Tem experiência em sistemas de armazenamento de energia, principalmente com baterias de lítio-íon, sistemas fotovoltaicos, eletrônica de potência, controle digital e sistemas embarcados. Atualmente trabalha com a oferta técnica de inversores string e de armazenamento de energia da Sungrow na América Latina.

Palestrante 2 – Ricardo Penzin: Head of Latin America HyperloopTT

Apaixonado por tecnologia, inovação, mobilidade e pessoas, com mais de 15 anos de experiência na área, Ricardo Penzin, já atuou em mais de 100 projetos de inovação de grandes empresas, como Bosch, 3M, Natura e Embraer, com o objetivo de trazer mais inovação e tecnologia, focado em resultados. Conhece a realidade de inovação das empresas brasileiras de perto, em quase todos os segmentos, trazendo soluções criativas e inovadoras para cada necessidade. Experiência internacional, já participou de diversas análises e aprovações de startups, desenvolvimento de projetos, já tendo trabalhado com agências de fomento internacionais, como BID, Banco Mundial e ONU, tendo participação no desenvolvimento dos primórdios da Lei do Bem, membro da Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI, especialista em desenvolvimento de novos negócios, inovação e gestão de projetos. Formado em administração, com MBA em Inovação estratégica, hoje atua como Head Latam da HyperloopTT.

Palestrante 3 – Andrea Salinas: Diretora de Inovação e Venture Capital da EDP Brasil e Diretora de Marketing da EDP Smart

É diretora de Inovação e Venture Capital da EDP Brasil, assim como Diretora de Marketing da EDP Smart, empresa de serviços da EDP.  Com 20 anos de experiência em Inovação, Marketing e Negócios, Andrea teve passagens por grandes empresas antes da EDP, como a The Walt Disney Company, Discovery Networks, JCDecaux, Grupo Pão de Açucar, Globo e Citibank. Na área acadêmica, é graduada em Tecnologia da Informação, possuindo um MBA em Marketing e Business Management pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de especialização em Neurobusiness pela mesma entidade.

Palestrante 4 – Guilherme Coelho da Costa: Gerente de Segmento de Energia Solar On Grid da Intelbras

Formado em ADM/Comércio Exterior pela Univali de Itajaí e pós graduado em Gestão de Negócios Internacionais pela FGV, Guilherme é um profissional com amplo histórico no mercado internacional, incluindo recorrentes idas à Ásia para relacionamento, negociações e feiras de nicho. Atua desde 2014 na Intelbras e, em 2018, iniciou junto com a empresa sua trajetória no mercado fotovoltaico. Hoje é responsável pelo segmento de Energia Solar On Grid, tendo em sua gestão as equipes de P&D e Negócios.

Moderador – Cleber Spode: Gerente de Operações do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia

Cleber Spode é Engenheiro Mecânico e Mestre em Engenharia Mecânica na área de Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos. É atualmente gestor do Insituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia. Atua em pesquisa e desenvolvimento há mais de 15 anos nas áreas de simulação numérica, combustão, sistemas térmicos e aerodinâmica.

Avatar
15:30 - 16:15 Fórum Geração Distribuída

Painel - Regulação e Mercado

Discussões sobre questões regulatórias referentes à Geração Distribuída. Perspectivas de avanços institucionais para tornar o ambiente de negócios do setor menos burocrático…

Discussões sobre questões regulatórias referentes à Geração Distribuída. Perspectivas de avanços institucionais para tornar o ambiente de negócios do setor menos burocrático.

Palestrante 1 – Eberson Silveira: Diretor do Departamento de Energia da SEMA-RS

É graduado em Engenharia Eletrônica e Mestre em Engenharia Mecânica na área de Energia. É Diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é também Coordenador do Comitê de Planejamento Energético do Estado do Rio Grande do Sul – COPERGS, conselheiro da FIERGS, professor do curso de Especialização em Energias Renováveis da PUCRS. Coordenou a elaboração do Atlas Solar e do Atlas Eólico do Rio Grande do Sul.

Palestrante 2 – Frederico Boschin: Advogado especialista no Setor Elétrico e Sócio da empresa NOALE Energia

Advogado especialista no Setor Elétrico com 15 anos de experiência no mercado de energias renováveis. Atua na estruturação de projetos de geração de energia por fontes renováveis bem como no desenho de modelos de negócios para os Mercados Regulado (ACR), Livre (ACL) e Geração Distribuída. Possui ainda experiência na negociação e condução de Contratos de Engenharia (EPC/Turn-Key), Contratos de Uso dos Sistemas de Transmissão e Distribuição e Comercialização e Energia (CCVE), além de procedimentos regulatórios e administrativos.

Moderador – Zelmute Marten: Jornalista

Zelmute Marten é jornalista. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Lanus – Argentina. Especialista em Gerenciamento Costeiro Integrado pelo Programa Trein-Sea-Costa da ONU. Coordenador Técnico na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ex-secretário de Estado do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul. Ex-chefe de gabinete da Liderança do Governo Federal em Brasília. Ex-presidente da Governança do Turismo na Costa Doce. Ex-secretário municipal do Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul. Ex-secretário do Desenvolvimento Econômico de Pelotas. Ex-coordenador de relações institucionais para elaboração de políticas públicas de Desenvolvimento Econômico da Metade Sul do Rio Grande do Sul no Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul

Avatar
16:15 - 17:20 Fórum Geração Distribuída

Painel - Oportunidades e desafios para a Cadeia Produtiva

Análise da cadeia produtiva, trazendo a visão de especialistas sobre o estado da GD hoje, quais são os principais desafios para o setor e as possíveis oportunidades diante dos cenários atuais…

Análise da cadeia produtiva, trazendo a visão de especialistas sobre o estado da GD hoje, quais são os principais desafios para o setor e as possíveis oportunidades diante dos cenários atuais.

Palestrante 1 – Carlos Evangelista: Presidente da ABGD

Graduado em Engenharia e Direito, pós graduado em Comunicação de Marketing, especialização em “Política & Estratégia” e MBA em Marketing pela FEA/USP. Atua no setor de Energia há mais de 20 anos, tendo atuado na direção de empresas globais como Ericsson Telecom, Avaya Telco, Leuze Eletronic e GM Tecnologia. Em 2016, 2018 e 2019 foi escolhido pela “Full Energy” entre os 100 profissionais mais influentes do setor de Energia Elétrica. Co-fundador e atual presidente da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída, associação que reune mais de 960 empresas que atuam em Geração Distribuída com fontes renováveis de energia.

Palestrante 2 – Guilherme Susteras: Coordenador do Grupo de Trabalho de Geração Distribuída da ABSOLAR

Engenheiro eletricista e mestre em engenharia elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, pós-graduado em economia pela London School of Economics e douturando em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Possui mais de 15 anos de experiência no setor elétrico, tendo atuados em cargos na área de regulação e planejamento de empresas como Duke Energy, National Grid e Renova Energia, além de ter gerido mais de uma dezena de projetos estratégicos nas principais empresas de energia do Brasil em sua passagem pela Roland Berger Strategy Consultants. É sócio-diretor da Sun Mobi desde 2016.

Palestrante 3 – Marcio Takata: Diretor da Greener

Diretor da GREENER, empresa de Pesquisas e Estratégias de Investimentos com foco na Transição Energética. Desde 2007, atua na estruturação de negócios mais competitivos e sustentáveis com foco na cadeia de valor do mercado de Armazenamento de energia, Energia Solar Distribuída e Centralizada. Membro do Conselho de Administração da ABSOLAR, Marcio é engenheiro pela Escola Politécnica da USP e MBA pelo INSPER e atuou como professor em diferentes programas de pós graduação em temas relacionados à energia e sustentabilidade.

Moderador 1 – Edilson Deitos: Diretor do CIERGS e Coordenador do GT Energia do COINFRA

Industrial, Diretor Ciergs e Coordenador do Grupo temático de Energia do Coinfra

Moderador 2 – Tiago Cassol: Professor da Universidade de Caxias do Sul

Professor da Universidade de Caxias do Sul, coordenador do II Fórum Estadual de Energia Solar e preside o Programa RS Solar para o desenvolvimento da energia solar no Rio Grande do Sul. Formado em Física, Mestrado em Engenharia e Especialização em Gestão pela PUCRS, doutorando em microeletrônica na UFRGS. Tem diversos projetos no setor de energia com concessionárias e empresas atuando com consultoria no setor de energia solar e eficiência energética. Tem publicações na área de Energia Solar e Nanotecnologia.

Avatar
14:00 - 15:30 Salão de Inovação

Pitch Invertido Investidores

Com a participação de aceleradoras e fundos de investimento, elas apresentarão no Palco Like a Boss, dentro do Salão de Inovação, os tipos de startups que eles estão procurando, acelerando e investindo.

Quer saber se a sua startup tem match com aquele fundo ou aceleradora dos sonhos? Venha assistir ao pitch de apresentação.

Confirmadas:

Randon Venture

Ventiur

BRDE

Avatar
15:50 - 16:00 Salão de Inovação

Pitch Pocket POCs

Apresentação de pitches de startups convidadas pelo Sebrae para apresentação de suas provas de conceito em Indústria 4.0.

Avatar
16:00 - 18:30 Salão de Inovação

Pitch Invertido Grandes Empresas

Grandes empresas da região apresentando suas demandas de inovação aberta.

Avatar
16:00 - 18:00 Negócios em Rede Blockchain

MODELOS DE NEGÓCIO EM REDE BLOCKCHAIN: CONFIANÇA E TRANSPARÊNCIA NA INDÚSTRIA 4.0

Local: ESPAÇO FUTURO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Eventos no fórum:
Palestra – Blockchain para Negócio: aplicações e cases reais na Indústria
Palestra – Case de Negócio: Rastreabilidade e recompensas por geração de energia renovável
Palestra – Case de Negócio: Rastreabilidade e transparência das peças genuínas Castertech / IHR
Palestra – Como a Indústria no mundo será reinventada com Blockchain

Avatar
16:00 - 16:20 Negócios em Rede Blockchain

Palestra - Blockchain para Negócio: aplicações e cases reais na Indústria

iCoLab – Quem somos?
O que é e como funciona Blockchain?
Categorias de uso: registros e transações
Potenciais aplicações e alguns casos reais
Desafios e Tendências

Palestrante – Sandra Heck: Co-fundadora iColab…

iCoLab – Quem somos?
O que é e como funciona Blockchain?
Categorias de uso: registros e transações
Potenciais aplicações e alguns casos reais
Desafios e Tendências

Palestrante – Sandra Heck: Co-fundadora iColab

Sandra Marlene Heck é Co-fundadora e Presidente do iCoLab – Instituto Colaborativo de Blockchain. Executiva de negócios especialista em transformação digital, empreendedora, pesquisadora, investidora anjo e professora convidado na pós-graduação/MBA na UNISINOS. Apaixonada pelo impacto das inovações e das tecnologias nos negócios e na sociedade. Entusiasta e ativista de Blockchain e sempre buscando a sua melhor versão beta para este mundo de mudanças que estamos inseridos (lifelong learning). Graduada em Ciência da Computação, Mestre em Gestão de Negócios pela UNISINOS; dupla titulação internacional pela Universidade de POITIERS na França com ênfase em Inovação orientada pelo Design.

Avatar
16:20 - 17:05 Negócios em Rede Blockchain

Palestra – Case de Negócio: Rastreabilidade e recompensas por geração de energia renovável

Blockchain é uma plataforma com um grande potencial em uma ampla gama de aplicações na indústria de energia. Entenda por que esse assunto tem despertado a atenção do mundo como uma tendência disruptiva e inovadora que pode transformar a prestação de serviços, aumentar a confiança, diminuir custos e riscos, assim como, aumentar o compliance e a eficiência dos processos de indústria 4.0…

Blockchain é uma plataforma com um grande potencial em uma ampla gama de aplicações na indústria de energia. Entenda por que esse assunto tem despertado a atenção do mundo como uma tendência disruptiva e inovadora que pode transformar a prestação de serviços, aumentar a confiança, diminuir custos e riscos, assim como, aumentar o compliance e a eficiência dos processos de indústria 4.0.

Discutiremos importantes casos de uso como:

  • Caso de uso de uma empresa de energia que oferece rastreabilidade de eletricidade e recompensas por geração de energia renovável utilizando criptomoedas e certificados de crédito de carbono;
  • Integração dos processos de Supply Chain fabricantes e reparadores para todos os ativos da rede elétrica;
  • Geração de consórcios, normalização de registros e estratégia de IoT no Blockchain;
  • Demonstração de solução de integração de IoT com Blockchain.

Palestrante – Bernardo de Souza Madeira: Founder Interchains

Bernardo De Souza Madeira é um experiente arquiteto de sistemas e consultor com um histórico de prestação de serviços de qualidade no multi-setor. Durante seus 25 anos de experiência na indústria de TI, atuou em pré-vendas, arquitetura, consultoria, treinamento e gestão de projetos, utilizando todo o tipo de tecnologias. Possui vasta experiência em gestão de conteúdo, tecnologias cognitivas e transacionais, se envolvendo desde o desenho até o desenvolvimento e implementação da solução. Especialista na plataforma Blockchain especializado na implementação de projetos utilizando Hyperledger Fabric e Ethereum, fundador da Interchains, empresa de consultoria técnica de processos na implementação desta tecnologia.

Avatar
17:05 - 17:20 Negócios em Rede Blockchain

Palestra – Case de Negócio: Rastreabilidade e transparência das peças genuínas Castertech / IHR

Blockchain é uma tecnologia disruptiva com inúmeras possibilidades de aplicação e geração de valor na indústria 4.0. A conexão do mundo físico do “chão de fábrica” com a transparência e descentralização possibilitada pela Blockchain abrirá portas inimagináveis para ambos os mundos, permitindo um salto de eficiência dos processos, confiabilidade, segurança e um big data jamais imaginado…

Blockchain é uma tecnologia disruptiva com inúmeras possibilidades de aplicação e geração de valor na indústria 4.0. A conexão do mundo físico do “chão de fábrica” com a transparência e descentralização possibilitada pela Blockchain abrirá portas inimagináveis para ambos os mundos, permitindo um salto de eficiência dos processos, confiabilidade, segurança e um big data jamais imaginado.

Discutiremos como a tecnologia de Blockchain vem transformando o processo de rastreabilidade de pelas de segurança na Castertech, endossado por gigantes do setor automotivo. Abordaremos:

  • Caso de uso de Blockchain aplicado em processo de rastreabilidade de peças;
  • Integração e sincronia dos processos industriais com a Blockchain;
  • Desafios de conexão de IoT industrial;
  • Ganhos com este tipo de rastreabilidade;
  • Feedback de clientes.

Horário – 17h05 às 17h20

Palestrante – Tiago Maciel da Silva: Engenheiro Eletrônico

Tiago Maciel da Silva é Engenheiro Eletrônico, formado pela Universidade FEEVALE, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente atua como Engenheiro de Projetos de Inovação, tendo experiência de 20 anos na indústria automotiva, executando projetos de inovação em processos e indústria 4.0, Blockchain, IoT, Inteligência Artificial, Eletrônica Embarcada e energias renováveis.

Avatar
17:20 - 17:35 Negócios em Rede Blockchain

Palestra – Como a Indústria no mundo será reinventada com Blockchain

Blockchain tem sido considerada uma das tecnologias de maior potencial de disrupção e de criação de novos modelos de negócio desde a sua criação há aproximados 10 anos. O potencial de transformação na indústria é indiscutível e os primeiros casos práticos começam a se aproximar do nosso dia a dia…

Blockchain tem sido considerada uma das tecnologias de maior potencial de disrupção e de criação de novos modelos de negócio desde a sua criação há aproximados 10 anos. O potencial de transformação na indústria é indiscutível e os primeiros casos práticos começam a se aproximar do nosso dia a dia.

Nesse encontro vamos abordar:
* Como blockchain pode impactar na indústria manufatura
* Principais espaços para adoção de blockchain
* Casos práticos e como adotar blockchain na sua indústria

Palestrante – Fábio Miguel Junges: CEO na SOU.cloud, Co-Founder do iCoLab e na OnePercent

Fábio Miguel Junges é CEO na SOU.cloud (Cloud Computing), Co-Founder do iCoLab e na OnePercent (Blockchain, DeFi e NFT), Partner na MOSS (Ativos Digitais para Salvar a Amazônia). Especialista em Blockchain e transformação digital.

Doutor em Administração de Empresas pela UNISINOS, pesquisador sobre como as transformações digitais e as novas tecnologias podem tornar as empresas e pessoas melhores. Professor convidado na pós-graduação/MBA na UNISINOS, UFRGS e USP

Avatar
17:35 - 18:00 Negócios em Rede Blockchain

Painel – Negócios em rede blockchain (Q&A)

Mediador – Marcelo De Nardi: Co-fundador iCoLab e Juiz Federal…

Mediador – Marcelo De Nardi: Co-fundador iCoLab e Juiz Federal

Marcelo De Nardi é Co-fundador do iCoLab – Instituto Colaborativo de Blockchain e um dos líderes do Pilar Pesquisa da instituição. Professor de Direito Internacional do Comércio no Mestrado Profissional de Direito da Empresa e dos Negócios da UNISINOS, leciona também Direito Internacional Privado, participando como convidado do Mestrado Profissional de Gestão e Negócios e das graduações em Direito e em Relações Internacionais. É membro de Delegação Brasileira negociadora perante a Conferência d’A Haia de Direito Internacional Privado para o projeto de jurisdição, tendo presidido algumas comissões internacionais nessa atividade. A inovação legislativa, especialmente no ambiente internacional, é objeto de seu interesse, além da forte conexão com a tecnologia da informação ao longo da carreira, tendo sido membro do comitê nacional para o Processo Judicial Eletrônico patrocinado pelo Conselho Nacional da Justiça e Coordenador do Processo Eletrônico da Justiça Federal no Rio Grande do Sul. É Juiz Federal, atualmente exercendo função de auxílio perante a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da Quarta Região.

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UNISINOS, especialista em Direito Internacional e da Integração pela UFRGS e em Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra, é doutor em direito pela UFRGS, com tese sobre redes de contratos aprovada com grau máximo e já publicada.

Palestrante 1 – Sandra Heck: Co-fundadora iColab

Sandra Marlene Heck é Co-fundadora e Presidente do iCoLab – Instituto Colaborativo de Blockchain. Executiva de negócios especialista em transformação digital, empreendedora, pesquisadora, investidora anjo e professora convidado na pós-graduação/MBA na UNISINOS. Apaixonada pelo impacto das inovações e das tecnologias nos negócios e na sociedade. Entusiasta e ativista de Blockchain e sempre buscando a sua melhor versão beta para este mundo de mudanças que estamos inseridos (lifelong learning). Graduada em Ciência da Computação, Mestre em Gestão de Negócios pela UNISINOS; dupla titulação internacional pela Universidade de POITIERS na França com ênfase em Inovação orientada pelo Design.

Palestrante 2 – Bernardo de Souza Madeira: Founder Interchains

Bernardo De Souza Madeira é um experiente arquiteto de sistemas e consultor com um histórico de prestação de serviços de qualidade no multi-setor. Durante seus 25 anos de experiência na indústria de TI, atuou em pré-vendas, arquitetura, consultoria, treinamento e gestão de projetos, utilizando todo o tipo de tecnologias. Possui vasta experiência em gestão de conteúdo, tecnologias cognitivas e transacionais, se envolvendo desde o desenho até o desenvolvimento e implementação da solução. Especialista na plataforma Blockchain especializado na implementação de projetos utilizando Hyperledger Fabric e Ethereum, fundador da Interchains, empresa de consultoria técnica de processos na implementação desta tecnologia.

Palestrante 3 – Tiago Maciel da Silva: Engenheiro Eletrônico

Tiago Maciel da Silva é Engenheiro Eletrônico, formado pela Universidade FEEVALE, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atualmente atua como Engenheiro de Projetos de Inovação, tendo experiência de 20 anos na indústria automotiva, executando projetos de inovação em processos e indústria 4.0, Blockchain, IoT, Inteligência Artificial, Eletrônica Embarcada e energias renováveis.

Palestrante 4– Fábio Miguel Junges: CEO na SOU.cloud, Co-Founder do iCoLab e na OnePercent

Fábio Miguel Junges é CEO na SOU.cloud (Cloud Computing), Co-Founder do iCoLab e na OnePercent (Blockchain, DeFi e NFT), Partner na MOSS (Ativos Digitais para Salvar a Amazônia). Especialista em Blockchain e transformação digital.

Doutor em Administração de Empresas pela UNISINOS, pesquisador sobre como as transformações digitais e as novas tecnologias podem tornar as empresas e pessoas melhores. Professor convidado na pós-graduação/MBA na UNISINOS, UFRGS e USP

Avatar
19:00 - 20:00 Loupen

LOUPEN

LOCAL: ESPAÇO INSPIRAÇÃO – Inscrição Presencial / Inscrição Online

Evento no fórum:
Palestra – Phygital – como a união do mundo físico com o digital pode transformar a experiência do seu cliente

Avatar
19:00 - 20:00 Loupen

Palestra - Phygital - como a união do mundo físico com o digital pode transformar a experiência do seu cliente

A evolução é um processo natural e com ela vem diferentes eras… Nunca se falou tanto na Experiência do Cliente!

Com a pandemia, percebemos claramente quão importante se tornou a união do mundo físico com o digital – para muitos negócios uma questão de sobrevivência…

A evolução é um processo natural e com ela vem diferentes eras… Nunca se falou tanto na Experiência do Cliente!

Com a pandemia, percebemos claramente quão importante se tornou a união do mundo físico com o digital – para muitos negócios uma questão de sobrevivência!

Nessa palestra, o Marcos Welter – Sales Team Leader da Freshworks na Loupen – apresenta o tema Phygital e demonstra como sua empresa pode combinar o mundo físico com o digital para tornar a experiência do seu cliente inesquecível!

Palestrante  – Marcos Welter: Sales Team Leader da Freshworks no Brasil

Marcos é um apaixonado por vendas, atendimento, suporte e sucesso dos clientes. Nos últimos 7 anos vem unindo sua paixão com a missão de gerar receita nas empresas onde vem atuando. Ajudou a Loupen na estruturação do processo de vendas para as primeiras centenas de clientes no Brasil e foi protagonista no desenho da jornada dos clientes para o mercado brasileiro, trazendo grandes resultados e crescimento para a marca.

Notícias

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Momento reuniu representantes de poder público municipal e federal no IV Seminário Br...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias