Gustavo Baumgarten apresentou case que utilizou conceitos da Indústria 4.0 em evento alusivo à Jornada 4.0. 

“Tecnologias habilitadoras aumentaram em 122% a produtividade de uma empresa”, revela gerente geral de marketing da Pollux

O encontro online contou com a participação do gerente de Marketing da Pollux, Gustavo Baumgarten, e mediação do CEO da NOVUS Produtos Eletrônicos, Marcos Dillenburg.

No dia 1º de setembro, ocorreu o primeiro webinar do Aquece Jornada 4.0, série de eventos online que aborda os principais temas que estarão presentes na Jornada 4.0, que acontece durante a 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial. O encontro online contou com a participação do gerente de Marketing da Pollux, Gustavo Baumgarten, e mediação do CEO da NOVUS Produtos Eletrônicos, Marcos Dillenburg. O momento foi transmitido pelo Youtube do IEL/RS.

Para abordar o tema Logística 4.0 – Transformação a Partir do Warehouse, Baumgarten trouxe um projeto que a Pollux realizou em uma fábrica têxtil, o qual os principais desafios estavam no controle e armazenagem dos produtos, manutenção da qualidade do estoque e aumento de produtividade. “Nosso objetivo não foi apenas oferecer otimização de processos, mas, sim, identificar um ponto de mudança que pudesse dar destaque ao cliente no mercado”, afirma o executivo. Para isso, o projeto contou com seis tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, elencadas a partir dos pilares do conceito, e acompanhou o cliente da inovação à integração do sistema. “Na maioria das vezes, as indústrias só conhecem a parte de integração. Mas fizemos um trabalho em conjunto com o cliente, quando assumimos desde as inovações que seriam utilizadas até a implantação”, afirma Baumgarten.

Ainda segundo o gerente de marketing da Pollux, o projeto otimizou os processos e criou valor para a empresa que vai além daquele de mercado. “O principal objetivo era automatizar o transporte. Extraímos todos os dados possíveis para identificar os gaps. Precisávamos enxergar o processo de ponta a ponta. Para isso, os AMR (robôs autônomos) utilizados possuíam 60 tipos de sensores diferentes, para acompanharmos os gaps de processo e acionar o cliente”, explica. Com isso, houve um aumento de capacidade de produção de 122% e diminuição de falhas na operação. “Hoje o cliente usa a sua warehouse (depósito) como modelo de negócio. Se tornou o marketing da empresa, além de reforçar o quanto isso gera valor para a cadeia produtiva”, diz Baumgarten.

Entre os resultados mais expressivos, além do aumento da produtividade, ele destacou a redução de erros operacionais e o engajamento interno dos colaboradores, que desenvolveram novas habilidades a partir da inserção de novas tecnologias no dia a dia. “Armazenamento errado custa alto. Se você não tem uma rastreabilidade correta, os teus erros operacionais são grandes e custam caro. Além disso, a empresa não demitiu nenhum dos seus funcionários. Foi oferecida qualificação para operar junto, o que possibilitou a integração entre tecnologia e o colaborador”, contou. 

Sobre a Jornada 4.0

A Jornada 4.0, promovida pelo Conselho de Inovação e Tecnologia – CITEC da FIERGS e pelo IEL/RS, com o apoio da Rede RS Indústria 4.0 e do Sebrae RS, acontece durante a 30ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2021, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS. A iniciativa ocorrerá em diversos espaços da Feira e irá abordar temáticas relacionadas à Indústria 4.0, além de demonstrações de tecnologias habilitadoras. 

Para esta edição, o evento apresentará aos diversos setores da indústria um conjunto de competências que viabilizem o desenvolvimento e a adoção de tecnologias habilitadoras no ambiente de produção industrial. Entre os temas estão manufatura aditiva e digital, Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, integração de sistemas, robótica avançada, computação em nuvem, segurança digital, sistemas de simulação e digitalização. A programação do evento contempla debates, mostras, cases e conteúdo técnico, uma oportunidade para as indústrias. 

Durante os três dias de Mercopar 2021, também integram a programação da Feira seminários, exposição, arena e o projeto inédito Célula Conceito Indústria 4.0, uma parceria entre Rede RS Indústria 4.0, Sebrae RS e SENAI/RS, que irá reproduzir, em escala real, uma célula produtiva com os conceitos da Indústria 4.0.

 

Notícias

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Mercopar 2022 terá mais um dia de programação e adiciona 60% a mais de área útil

Promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul –...

LEIA MAIS
Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio
Cia Aérea Oficial
Apoio Institucional