GerenciamentoResiduosPalestraMercopar

Caxias do Sul/RS – Ainda é pequeno o número de empresas preocupadas com a questão ambiental e que estão, efetivamente, dispostas a praticar a cultura da sustentabilidade. “E não deveria ser assim”, afirma o consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS), Valter Tavares Nunes. Ele coordenou a palestra “Resíduos sólidos como vantagem competitiva”, realizada nesta terça-feira (6), durante o primeiro dia da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece durante a semana no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

De acordo com Nunes, quando se fala em resíduos é preciso conhecer bem o processo e os materiais que chegam até a indústria: matéria-prima, insumos, energia, dentre outros. “E uma empresa que não gerencia os seus resíduos não é uma empresa competitiva. Esses resíduos irão se tornar um problema. O responsável pela gestão ambiental dentro da empresa não pode ser apenas uma pessoa, mas sim todos os colaboradores”, explica o consultor. Segundo ele, é necessária uma mudança cultural se quisermos ter uma visão crítica e seguir para o caminho da sustentabilidade. “Muitos empresários pensam no que é mais rentável. E isso tem que mudar. A prevenção, com certeza, é a melhor opção”, acrescenta ele.

Existem iniciativas no Brasil para tornar as ações sustentáveis mais atrativas. Retirada do IPI sobre os produtos reciclados, o Portal de Contratações Públicas Sustentáveis e iniciativas para a construção sustentável são algumas delas, segundo o consultor. Nesta quarta-feira (07) os visitantes e expositores da Mercopar poderão acompanhar mais duas palestras, que abordarão os temas “Sustentabilidade: Um planeta de oportunidades”, das 15h às 16h30min, e “Comportamento empreendedor”, das 19h às 20h30min.

A Mercopar conta com uma variada programação ao longo de seus quatro dias, em que o objetivo é aproximar fornecedores e compradores, incentivar e divulgar novas tecnologias e o desenvolvimento de produtos inovadores. A feira é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa – Foto: Eduardo Rocha /Divulgação/Mercopar

Notícias

Caillau e Growermetal estarão juntas na Mercopar 1

Caillau e Growermetal estarão juntas na Mercopar

Empresas avaliam a feira como uma oportunidade de fortalecer relacionamento e estabelec...

LEIA MAIS
Confirmada para outubro, Mercopar 2020 contará com protocolos de segurança sanitária

Confirmada para outubro, Mercopar 2020 contará com protocolos de segurança sanitária

Sebrae RS e FIERGS mantêm a mobilização para a realização da feira de 6 a 8 de out...

LEIA MAIS
Maior empresa de automação pneumática do país confirma presença na Mercopar 2020 1

Maior empresa de automação pneumática do país confirma presença na Mercopar 2020

A Werk-Schott, de Novo Hamburgo/RS, apresentará as principais linhas de produtos para ...

LEIA MAIS
Texclean apresentará máscara de proteção inovadora na Mercopar 1

Texclean apresentará máscara de proteção inovadora na Mercopar

Empresa do segmento de lavanderia industrial participa da feira há dez anos e aposta e...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização