GerenciamentoResiduosPalestraMercopar

Caxias do Sul/RS – Ainda é pequeno o número de empresas preocupadas com a questão ambiental e que estão, efetivamente, dispostas a praticar a cultura da sustentabilidade. “E não deveria ser assim”, afirma o consultor do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS), Valter Tavares Nunes. Ele coordenou a palestra “Resíduos sólidos como vantagem competitiva”, realizada nesta terça-feira (6), durante o primeiro dia da Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece durante a semana no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.

De acordo com Nunes, quando se fala em resíduos é preciso conhecer bem o processo e os materiais que chegam até a indústria: matéria-prima, insumos, energia, dentre outros. “E uma empresa que não gerencia os seus resíduos não é uma empresa competitiva. Esses resíduos irão se tornar um problema. O responsável pela gestão ambiental dentro da empresa não pode ser apenas uma pessoa, mas sim todos os colaboradores”, explica o consultor. Segundo ele, é necessária uma mudança cultural se quisermos ter uma visão crítica e seguir para o caminho da sustentabilidade. “Muitos empresários pensam no que é mais rentável. E isso tem que mudar. A prevenção, com certeza, é a melhor opção”, acrescenta ele.

Existem iniciativas no Brasil para tornar as ações sustentáveis mais atrativas. Retirada do IPI sobre os produtos reciclados, o Portal de Contratações Públicas Sustentáveis e iniciativas para a construção sustentável são algumas delas, segundo o consultor. Nesta quarta-feira (07) os visitantes e expositores da Mercopar poderão acompanhar mais duas palestras, que abordarão os temas “Sustentabilidade: Um planeta de oportunidades”, das 15h às 16h30min, e “Comportamento empreendedor”, das 19h às 20h30min.

A Mercopar conta com uma variada programação ao longo de seus quatro dias, em que o objetivo é aproximar fornecedores e compradores, incentivar e divulgar novas tecnologias e o desenvolvimento de produtos inovadores. A feira é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa – Foto: Eduardo Rocha /Divulgação/Mercopar

Notícias

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Momento reuniu representantes de poder público municipal e federal no IV Seminário Br...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio
Cia Aérea Oficial
Apoio Institucional