Palestra sobre transformação digital integrou a programação do Fórum Encadear Summit, na 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial

“2020 é um ano para celebrar a capacidade de adaptabilidade do ser humano”, destaca Arthur Igreja durante palestra na Mercopar

Foto: Rafael Cavalli

O Fórum Encadear Summit abriu a programação do palco Arena Mercopar nesta quarta-feira (18). Com o objetivo de contribuir para a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre empresas de diferentes portes, o evento trouxe, para a 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, em Caxias do Sul/RS, conhecimento sobre a estratégia do encadeamento produtivo, um dos mecanismos mais efetivos para incrementar a competitividade.

Na abertura da atração, o diretor Técnico do Sebrae RS, Ayrton Pinto Ramos, destacou a relevância da temática do Encadear. “A oportunidade de aproximar as grandes empresas para que possam inovar a partir do encadeamento com as pequenas é de um valor muito significativo”. Para o diretor Técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, o encadeamento produtivo é tema central para empresas competitivas, pois é uma estratégia de negócio. “Hoje os pequenos fazem parte do modelo de negócio das grandes empresas, seja para suprir ou distribuir”, apontou.

A seguir, o autor do livro Conveniência é o nome do Negócio e co-founder da plataforma AAA, Arthur Igreja, comandou a palestra Transformação Digital: As organizações do futuro. Iniciou com um panorama do que a pandemia deixou para se pensar com relação a inovação e negócios: “2020 é um ano para celebrar a capacidade de adaptabilidade do ser humano. A gente aprendeu a lidar com um mundo em pandemia, por isso, em 2021, saberemos como agir. Além disso, estamos usando ferramentas que já estavam prontas, otimizando recursos, alcançando mais pessoas e tendo um aumento de eficiência”, afirma. Igreja aposta que o país sairá melhor dessa crise, contudo enfrentará um desafio: manter a empolgação para a inovação após a pandemia.

O palestrante ressaltou a aceleração das transformações vividas durante os últimos meses: “Era um ano que ninguém queria e que trouxe vários pontos negativos, mas para o desenvolvimento tecnológico das empresas era o que todo mundo precisava, pois foi um aprendizado em escala sem precedentes”. Segundo Igreja, essa mudança de hábitos premia os preparados e quebra preconceitos. “O maior ganho não é o e-commerce e a entrega rápida, isso é o óbvio; mas, sim, o e-service, pois tínhamos muito preconceito com a prestação de serviços a distância”. Para ele, isso é o que faz uma empresa ser inovadora, pois não adianta ter a tecnologia se não resolver o problema do cliente. “Inovação é criar alternativas para resolver problemas, por isso a importância da conexão – a grande empresa tem acesso a mercado e recursos, contudo tem dificuldade de escutar a reclamação direto do cliente, mas isso é possível no pequeno e na startup, eles têm o insumo de inovação.”

O palco do Fórum Encadear Summit recebeu ainda dois painéis. Com mediação do diretor Regional do SENAI RS, Carlos Trein, e apresentação de cases pelo diretor Industrial da Metasa, Claudio Peiter, e o Head of Procurement da Fraport, Marcelo Perides, foram debatidas as melhores práticas, os impactos e tendências da cadeia de suprimentos 4.0. Logo após, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Luis Audy, mediou o painel “Capital humano e intelectual como alicerces para transformação digital”, que contou com a participação da gerente de Planejamento Estratégico e Comunicação Corporativa da Randon e head da Conexo – Veridiana Sonego, o TI Manager da AGCO, Alexandre Gewehr, e a head de Gestão de Pessoas da CMPC, Eva Ghisio.

Notícias

Sicredi Pioneira RS: patrocínio à Mercopar 30 anos

Sicredi Pioneira RS: patrocínio à Mercopar 30 anos

Diretor-executivo da instituição considera a Feira uma aliada para a retomada econôm...

LEIA MAIS
Instituto Hélice aposta na Mercopar como oportunidade de transformação e retomada das empresas

Instituto Hélice aposta na Mercopar como oportunidade de transformação e retomada das empresas

Movimento que une grandes empresas tem a Mercopar 2021 como uma fonte de inspiração p...

LEIA MAIS
CND Revestimentos acredita na Mercopar 2021 como vitrine para negócios

Altec Industrial, reconhecida pela Mitsubishi Electric, confirma presença na Mercopar 2021

Distribuidora exclusiva Phoenix Contact e Mitsubishi Electric na Região Sul, empresa e...

LEIA MAIS
CND Revestimentos acredita na Mercopar 2021 como vitrine para negócios 1

CND Revestimentos acredita na Mercopar 2021 como vitrine para negócios

A empresa participa há 27 anos da Feira e considera o ambiente uma oportunidade de obt...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização: