Arena Indústria

 

Saiba como a inovação e a tecnologia podem ser aliadas do seu negócio na Arena Indústria.

Além de conhecer as soluções que SESI, SENAI e IEL têm para a indústria, também assista palestras sobre diversos temas que impulsionam o desenvolvimento industrial através da inovação.

Confira a programação abaixo e participe.

PROGRAMAÇÃO

Data Início Fim Atividade Palestrante
17/11 13h30 14h10 ABERTURA DA FEIRA – NÃO AGENDAR NADA  
14h30 15h10

EGII – Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria

Tire suas dúvidas sobre o fomento que ajuda a indústria gaúcha a se manter competitiva. Além de disponibilizar suas equipes de especialistas e infraestrutura de ponta para ajudar a sua empresa a inovar, o SEBRAE, IEL, SESI e SENAI do Rio Grande do Sul também assumem os riscos financeiros do projeto.

Rovanir Baungartner | Gerente Técnico de Inovação e Tecnologia do SENAI-RS
15h30 16h10

Liderança e inovação que impulsionam o desenvolvimento industrial

Hoje, a vantagem competitiva está em aprender com rapidez, adaptar-se às mudanças que ocorrem em uma velocidade exponencial, decifrar o mundo dos negócios digitais e principalmente, desvendar os códigos de comportamento que movem as pessoas de alto potencial, ou seja, os líderes que levarão as empresas ao sucesso. O IEL/RS promove um bate papo sobre como tem apoiado as indústrias em seus desafios.

Time IEL/RS
16h30 17h10

A “nova” regulamentação do Inmetro promovendo melhor ambiente de negócios e a inovação tecnológica

A Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, instituída pelo Governo Federal na Lei nº 13.874, de 20 de setembro de 2019, estabelece garantias de livre mercado e dispõe sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador. Em conjunto com os Decretos derivados da Lei (Decreto 10178/2019; Decreto 10139/2019; Decreto 10229/2020 e Decreto 10411/2020), seus efeitos mudarão significativamente a forma como vínhamos desempenhado nossas atividades em termos de regulamentação, com reflexo em muitas áreas do Inmetro. O foco da palestra será apresentar os resultados já obtidos com a implementação de alguns dos decretos no âmbito da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro e, ao mesmo tempo, apontar os desafios que ainda temos pela frente, tais como:
1) equilibrar a evolução tecnológica com a regulamentação de novas regras;
2) promover o ambiente de negócios com proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica e da inovação.

Hercules Antonio da Silva Souza | Chefe da Divisão de Verificação e Estudos Técnicos-Científicos (Divet) do Inmetro 
17h30 18h10

TALK O FUTURO DA MOBILIDADE

Tendências, inovações, tecnologia, mobilidade e negócios. 
Como projetar o futuro por meio de soluções de mobilidade proporcionando segurança e qualidade de vida nas cidades.

Business Head Marcopolo NEXT / Head of Innovation – Marcopolo S.A.
18h30 19h10

A FAPERGS E AS AÇÕES VOLTADAS AO APOIO À INOVAÇÃO NO RS

Nos últimos anos a FAPERGS passou a apoiar de forma mais expressiva projetos de inovação em empresas já constituídas, bem como a criação de startups. Diversos editais foram lançados, permitindo apoiar, com recursos não reembolsáveis, mais de uma centena de projetos em empresas. As oportunidades de captação de recursos de subvenção econômica disponibilizados pela FAPERGS serão apresentadas.

Odir Dellagostin | Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
        Odir Dellagostin | Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS)
18/11 13h30 14h10 Tecnologias para Aumentar a Eficiência dos Processos no Cenário Pós-Pandemia Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica
14h30 15h10

A tecnologia como aliada da vida saudável e da produtividade no ambiente do trabalho

A pandemia fez emergir a importância de cuidar da saúde. Essa palestra apresenta como a tecnologia tornou-se aliada ao desafio de desenvolver e manter hábitos de vida mais saudáveis, proporcionando um ambiente de trabalho produtivo mesmo diante do cenário de distanciamento social.

Paula Markus e Marcel Bica | Analistas técnicos de Nutrição e Educação Física do SESI/RS
15h30 16h10

Lançamento e apresentação do “Método Startup Lab + Hélice de Inovação Aberta” – Programa da SICT, Hélice e CITEC/IEL

O objetivo é apresentar para o estado um plano de retomada econômica colocando inovação no centro da estratégia de desenvolvimento local, baseada em inovação aberta e intensiva em conhecimento, promovendo a conexão entre empresas e tecnologia.
Valores:
– Sentimento de ecossistema
– Colaboração entre empresas de diversos portes
– Inovação aberta
– Ação local, potencial global
– Compartilhamento e convergência de objetivos 

Daniel Martin Ely – Coordenador do CITEC da FIERGS
Luís da Cunha Lamb – Secretário da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT
Fernando Mattos – Secretário Adjunto da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT
16h30 17h10 Inovação e tecnologia na nova economia Luís Lamb | Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul
17h30 18h10 Fomentos para inovação na indústria
Além de ser um provedor de corpo técnico especializado e infraestrutura de ponta, o SENAI também dá acesso a diversas fontes de fomento para ajudar a sua empresa a criar novos produtos ou processos, que podem ser de recursos reembolsáveis ou não. Participe desta palestra e conheça quais são essas fontes e como elas funcionam.
Rovanir Baungartner |
Gerente Técnico de Inovação e Tecnologia do SENAI-RS
18h30 19h10 TALK INDÚSTRIA DO FUTURO
Debater as principais tendências da indústria, aplicação de materiais e tecnologias embarcadas refletidas em oportunidades.
 
         
19/11 13h30 14h10

Inovação para a sustentabilidade ambiental

Que o planeta, com a nossa forma de vida, não é sustentável, não é segredo pra ninguém. Embora muito fechem os olhos para isso, contra fatos, não há argumentos. A sociedade de forma geral, está cada vez mais atenta aos impactos ambientais dos produtos. Conhecer o perfil de sustentabilidade dos desenvolvimentos é crucial para que os impactos ambientais decorrentes dos processos de extração de recursos, de produção de bens e da distribuição e uso dos produtos sejam  conscientes e inteligentes.  Saiba como introduzir a perspectiva ambiental no desenvolvimento de novos produtos e esteja alinhado às tendências de sustentabilidade pós-pandemia.

Lisiane Metz | Coordenadora de Serviços no Instituto SENAI de Tecnologia em Couro e Meio Ambiente
14h30 15h10 A importância da gestão da saúde mental no ambiente de trabalho                                                                         A temática da saúde mental nunca esteve tão presente no dia a dia das empresas. A atenção com a saúde integral do trabalhador se torna cada dia mais preponderante frente à necessidade de considerar tantos os aspectos físicos como os emocionais. Você sabe como realizar a gestão da saúde mental na sua empresa? Graziela Alberici, psicóloga e especialista do Centro de Inovação SESI em Fatores Psicossociais
15h30 16h10

Case Empresas Randon

Randon Tech Solutions e a industria 4.0 nas Empresas Randon, desenvolvendo tecnologias que sejam diferenciais competitivos para os processos de manufatura; desde automação massiva, passando por maquinas especias, soluções de handling e smart manufacturing. Com visão a geração e manutenção de inovações industriais para todas nossas fábricas, mantendo propriedade de conhecimento, com vanguarda de tecnologia industrial.

Bernardo Bregoli Soares – Diretor de Excelência Operacional das Empresas Randon
16h30 17h10

Gestão Integrada da Saúde nas empresas: Princípios e Tendências

O tema da gestão da saúde no trabalho vem cada vez mais adquirindo importância no planejamento estratégico das empresas. O aumento dos custos com a saúde e a crescente complexidade das tarefas contribuem para isso. Preservar e promover a saúde, a motivação e consequentemente o desempenho dos colaboradores é o principal objetivo da Gestão Integrada da Saúde nas empresas, na busca de condições estruturais para uma economia saudável com pessoas saudáveis.

Antonino Germanò | Médico do trabalho, Especialista em gestão em saúde e Gerente de Saúde do SESI/RS.
17h30 18h10

SENAI apresenta:
Organizações tecnológicas inovadoras e de sucesso:  Qual a importância da diversidade?

O mundo está se transformando cada vez mais rápido. Diversos estudos indicam que organizações inovadoras irão sobreviver e crescer neste novo cenário. Estes apontam que equipes inclusivas e com diversidade são mais inovadoras gerando resultados financeiros interessantes para as empresas em que trabalham. A importância da diversidade na área técnica de inovação será apresentada e discutida.

Sandra Einloft- Decana da Escola Politécnica da PUCRS
18h30 19h10

EGII – Edital Gaúcho de Inovação para a Indústria

Tire suas dúvidas sobre o fomento que ajuda a indústria gaúcha a se manter competitiva. Além de disponibilizar suas equipes de especialistas e infraestrutura de ponta para ajudar a sua empresa a inovar, o SEBRAE, IEL, SESI e SENAI do Rio Grande do Sul também assumem os riscos financeiros do projeto.

Kelly Dias e Fernando Rosa | Comissão organizadora do EGII

Notícias

Mercopar 2020 supera expectativa e bate recorde com R$ 78 milhões em negócios gerados

Mercopar 2020 supera expectativa e bate recorde com R$ 78 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 29ª edição da MERCOPAR - Feira de Inova...

LEIA MAIS
Fontes renováveis de energia são tema de Fórum na Mercopar 2020

Fontes renováveis de energia são tema de Fórum na Mercopar 2020

O IV Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no Rio Grande d...

LEIA MAIS
BIMachine vence desafio de Startups na Mercopar

BIMachine vence desafio de Startups na Mercopar

Sebrae Like a Boss premia soluções inovadoras na 29ª Mercopar - Feira de Inovação ...

LEIA MAIS
A relação entre diversidade e inovação é tema de painel na Mercopar

A relação entre diversidade e inovação é tema de painel na Mercopar

O painel “Organizações tecnológicas inovadoras e de sucesso: Qual a importância d...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias

Newsletter

Fique por dentro das novidades.