Boas práticas de ESG e reflexões sobre o futuro dos negócios marcam o Encadear Summit
Compartilhe:
Evento ocorreu na tarde de quarta-feira, no palco 1 do espaço Mercopar Conhecimento
Um dos grandes focos da Mercopar é estabelecer conexão entre Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e médios e grandes players do mercado, fomentando geração de negócios, solução de problemas e resolução de dores de ambos os lados. Como essa proposta, ocorreu na tarde desta quarta-feira (18/10), no palco 1 do espaço Mercopar Conhecimento, o Encadear Summit, que tem como objetivo disseminar conteúdo, estratégias e boas práticas ligadas às oportunidades de inserção de MPEs na cadeia de valor de médias e grandes empresas.
Antes da programação de palestra e painéis, o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, abriu o encontro. “O encadeamento produtivo gera aproximação significativa e oportunidades de ganho de produtividade e novas alternativas sem fugir do core business de cada empresa. Trata-se de uma pauta positiva conjunta em prol da competitividade e da permanência no mercado”, salientou.
Logo após a fala, Paula Harraca, autora, executiva referência em ESG, inovação e gestão de pessoas deu início à programação do evento. Ela falou sobre liderança e desafios para manter os negócios perenes. Ela trouxe à pauta discussão sobre liderança e de que forma as empresas estão sendo geridas, fazendo relações com suas experiências pessoais e profissionais. Para ela, aprender com os erros e estar disposto a ser aprendiz em tempo contínuo são elementos fundamentais de crescimento.
Ela provocou os espectadores a se imaginarem e imaginarem seus negócios no futuro, daqui a pelo menos 10 anos. “O que garante que teu negócio vai estar vivo: produto, serviço, cadeia de valor, atendimento? O mundo está mudando em velocidade fenomenal e as empresas não estão mais morrendo por fazer algo errado, mas por fazerem as coisas certas por um período longo demais, que deixam de ser relevantes para seus públicos.
Depois de sua palestra, dois paineis com a temática ESG cerraram o cadeado da proposta com exemplos e insigths inspiradores para perpetuação dos negócios, para qual a agenda de social, ambiental e governança é fundamental. O primeiro deles com boas práticas da WattsOn, representada pela CEO Cassandra Tomé, e Sabanella Reciclagem, na pessoa do diretor Sebastian Pereira. O painel foi mediado por Viviane Costa, gerente de Sustentabilidade do Banrisul.
O segundo painel encerrou o evento debatendo os desafios e oportunidades ESG na cadeia de valor, com Ana Cristina Curia, gerente de Sustentabilidade na Be8; Mauro Fernando Basquera, gerente Técnico LATAM na Sungrow; André Schneider, analista de Vendas e Negociação de Energia e Ivan Hussni, gerente de competitividade do Sebrae Nacional.
Mercopar
Fortalecendo a sua vocação de fomentar negócios, ser fonte de conteúdo técnico e promover conexões entre os principais atores do setor, a partir de 2023 a Mercopar passa a atuar de forma permanente durante o ano todo. Apoiada em cinco pilares – Mercopar Negócios, Mercopar Conhecimento, Mercopar Conexões, Mercopar Soluções e Mercopar Feira -, a marca levará o leque de oportunidades desenvolvidas pelo Sebrae RS para a indústria com foco em geração de resultados.
Mais informações: https://bit.ly/mercopar_2023
Siga nas Redes Sociais: @mercopar