A cooperação entre empresas pode ser muito vantajosa e ajuda a deixá-las mais competitivas. Este foi o tema da palestra “Criação de novos produtos através da cooperação” que ocorreu na noite de terça-feira (3), primeiro dia da Mercopar, em Caxias do Sul. O projeto, liderado pelos consultores Leandro Fagundes, da Noord, e pelas sócias Ana Carolina Borges Souza e Laura dos Santos Rocha, da Duo+, passou por várias etapas e pela adesão de profissionais de diferentes empresas.

“Confiança é a palavra mais importante neste processo”, diz a consultora Ana Carolina. “Se não fosse ela, não estaríamos aqui mostrando o resultado deste trabalho. Não se trata apenas de uma união comercial. Temos exemplos de empresas que se uniram para apresentar um produto melhor. Esse grupo só surgiu porque tem um objetivo, tem uma meta”, afirma.

De acordo com Fagundes, os consultores passaram duas semanas conhecendo as empresas e construindo um diagnóstico. “Depois, participaram de workshops e, com um mapeamento, foi possível identificar três produtos potenciais: a escada motorhome, o poste autônomo e a luminária led, além de um grupo de eficiência energética”, conta ele. Durante a palestra, os profissionais contaram como foi participar da experiência.

O gerente do Projeto Incentivo Industrial da APL (Arranjo Produtivo Local) – Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, Mauro Luiz de Oliveira Costa, afirma que a associação incentiva a união de empresas no modelo de cooperação. “Sempre tem um jeito de fazer as coisas melhor, tirando o paradigma da individualidade. Empresas da região estão se unindo para vender equipamentos completos e não peça por peça. Temos que entender as vantagens de trabalhar em conjunto”, complementa Costa.

A Mercopar segue até se-feira, em Caxias do Sul, com realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br. A Mercopar conta também com um aplicativo disponível para dispositivos Android e iOS, permitindo aos visitantes o acesso à programação e organização de agendas para participar das ações da feira, conferir a lista de expositores e vários outros serviços.

Foto: Eduardo Rocha/Mercopar
De Zotti – Assessoria de Imprensa

Notícias

Mercopar 2020 tem nova data

Mercopar 2020 tem nova data

Feira de Inovação Industrial acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro, em Caxias ...

LEIA MAIS
Belton apresentará lançamento na Mercopar 2020 2

Belton apresentará lançamento na Mercopar 2020

Empresa de São Leopoldo/RS aposta na Mercopar para ampliação e fortalecimento de rel...

LEIA MAIS
Caillau e Growermetal estarão juntas na Mercopar 1

Caillau e Growermetal estarão juntas na Mercopar

Empresas avaliam a feira como uma oportunidade de fortalecer relacionamento e estabelec...

LEIA MAIS
Confirmada para outubro, Mercopar 2020 contará com protocolos de segurança sanitária

Confirmada para outubro, Mercopar 2020 contará com protocolos de segurança sanitária

Sebrae RS e FIERGS mantêm a mobilização para a realização da feira de 6 a 8 de out...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização