“Diálogos Gigia Bandera” reúne lideranças empresariais da Serra Gaúcha em encontro na 31ª Mercopar
Compartilhe:
Promovido pelo SIMECS, evento levou três expoentes da indústria para o palco do Espaço Futuro
Três personalidades da indústria da Serra Gaúcha dividiram o palco do Espaço Futuro da Mercopar, na tarde desta quinta-feira (20), para compartilhar com a plateia suas histórias e o que projetam para o futuro do setor. Das 13h30 às 15h, os empresários Mércio Susin, diretor da Susin Francescutti; Adão Marques da Silva, fundador da PHD Guindastes; e Hugo Zattera, presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da Agrale S/A e de suas subsidiárias e diretor da Agritech Lavrale, participaram de um bate-papo com mediação de Ubiratan Rezler, diretor do Simecs.
“Não se pode consertar o passado, mas é possível endireitar o futuro”, afirmou Hugo Zattera ao lembrar do início de sua vida profissional e das dificuldades que superou ao longo dos anos. “É um caminho de aprendizado. Eu cuido da empresa, não dos meus interesses”, apontou, destacando a necessidade de preparar as próximas gerações para trabalhar com as novas tecnologias.
Mércio Susin, diretor da Susin Francescutti, também reforçou a necessidade de incentivar a capacitação dos jovens para o futuro da indústria, lembrando que a Susin Francescutti desenvolve um programa em parceria com o Senai para qualificação profissional. “Direcionamos um curso para que os estudantes possam aprender uma profissão e ter perspectivas”, destacou. Para Adão Marques da Silva, a pandemia gerou muita insegurança, mas também acelerou a inovação em diversos níveis, impondo urgência na busca por conhecimento e qualificação. “Se os jovens não se prepararem, não vão ter onde trabalhar no futuro”, alertou.
A 2ª edição dos “Diálogos Gigia Bandera” é uma promoção do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS) realizada em alusão ao Mérito Metalúrgico Gigia Bandera, que reconhece personalidades de destaque da indústria da Serra Gaúcha.
Sobre Gigia Bandera – Luigia Carolina Zanrosso Eberle, mais conhecida pelo apelido Gigia Bandera, foi uma imigrante italiana que se fixou em Caxias do Sul, no início do século passado. Foi a primeira mulher a trabalhar na funilaria como empresária, sendo uma das pioneiras da metalurgia na cidade e tornando-se um símbolo do empreendedorismo feminino.
Foto: Zé Carlos de Andrade / Mercopar
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Empresas Randon, Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS.