Mercopar 2024 – 15 a 18 de outubro de 2024, das 13h às 20h.

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Empresas gaúchas vão apresentar vinhos “tokenizados”

Empresas gaúchas vão apresentar vinhos “tokenizados”

Plataforma de blockchain tem permitido a rastreabilidade de produtos com denominação de origem, algo inédito no mercado das vinícolas 

Vinhos finos engarrafados pelas vinícolas Pizzato e Dom Cândido, de Bento Gonçalves, serão apresentados durante a Mercopar 2024 como sendo os primeiros, com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, a contar com rastreabilidade feita a partir de uma plataforma de blockchain. O pioneirismo do uso da “tokenização”, tecnologia que tem como uma das principais vantagens tornar os dados invioláveis, estará no centro do debate de um dos eventos da maior feira de inovação industrial da América Latina. 

O painel ocorre no dia 17 de outubro, às 13h30, no Palco 1, e contará com a presença do sócio diretor e enólogo-chefe da Pizzato Vinhas e Vinhos, Flávio Pizzato; representante da Vinícola Dom Cândido, Vicenzo Fávero Goelzer; empreendedora na área de tecnologia e vice-presidente do iCoLab, Sandra Marlene Heck, e consultor técnico da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Jaime Milan. 

Os painelistas irão explicar os caminhos percorridos para alcançar esse feito que é inédito no país entre as vinícolas com denominação de origem. O registro detalhado de todo o ciclo produtivo do vinho – processo chamado de tokenização – conquistado pelos dois empreendimentos gaúchos ocorreu por meio de um projeto piloto desenvolvido nos últimos meses pelo Sebrae RS e iCoLab, instituto colaborativo de blockchain. A plataforma criada ganhou o nome de Origem RS. 

Segundo a especialista em Projetos de Inovação do Sebrae/RS, Dafne Agarrallua, no primeiro momento, estudou-se como a rastreabilidade por blockchain poderia agregar valor às vinícolas e qual o modelo mais adequado para navegabilidade na plataforma. Inicialmente, foram usados dados da safra de 2022, validados pela Aprovale, para abastecer a ferramenta. Carregadas essas informações na blockchain, gerou-se um NFT (token não fungível), que é um certificado digital de propriedade inviolável. 

Depois dessa etapa, foram impressos rótulos dos vinhos “tokenizados” com um QR Code. Ao escaneá-lo, o consumidor pode acessar os detalhes sobre cada produto, desde a documentação completa da vinícola e o registro da área produtiva, até as especificações da uva e as características do vinho, incluindo todo o histórico de produção. “Por ali, o consumidor pode conhecer todo o caminho percorrido e ter a segurança de estar acessando dados rastreáveis, transparentes, além de estar adquirindo um produto de excelência”, explica Dafne.

A partir de agora será iniciada a segunda fase do projeto, com o objetivo de expandir a rastreabilidade para outras vinícolas associadas à Aprovale. “Queremos agora dar mais robustez para a plataforma Origem RS”, acrescenta Dafne.

Representante da Dom Cândido, Goelzer diz que a vinícola se dispôs a integrar o projeto desde o início para valorizar ainda mais os rótulos da empresa que já têm Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, certificação que cumpre critérios rígidos para ser conquistada. Outra vantagem compreendida pela Dom Cândido é que a tokenização aniquila a chance de qualquer pirateamento do produto. “A Dom Cândido é, desde sua origem, uma vinícola revolucionária, pioneira, e ajudamos a performar esse projeto da tonekização pensando em três princípios: inovação, transparência e confiabilidade”, destaca Goelzer. “A ideia é criar uma relação direta de confiança entre a vinícola e o consumidor, mostrando que ele tem direito de saber, de conhecer todas as informações do produto que ele está consumindo. Para além da experiência olfativa e degustativa que o vinho traz às pessoas, agora também é possível ter uma experiência intelectual com o vinho”, acrescenta.

Mercopar 2024

Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.

Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
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