Encontro debaterá a contribuição da indústria para economia de baixo carbono em um futuro sustentável
Cuota:
(Foto: Freepik)
1º Seminário de Energia acontece durante a Mercopar 2022
A transformação da matriz energética para uma economia de baixo carbono envolve uma combinação de fatores: o efetivo aumento da eficiência energética, o desenvolvimento e a ampla utilização de fontes renováveis de energia (como eólica e solar) e a diminuição de tecnologias tradicionais que utilizam os combustíveis fósseis. Estes serão alguns dos principais pontos debatidos durante o 1º Seminário de Energia, evento promovido pelo Sebrae RS e pela FIERGS, com apoio do Sindienergia/RS, que ocorre no dia 19 de outubro, durante a Mercopar 2022, das 13h30 às 16h30, no Espaço Futuro.
Com a temática “A Transformação da matriz energética e a contribuição da indústria para uma economia de baixo carbono”, o evento vai reunir especialistas para tratar do tema de modo amplo, atingindo as mais diferentes esferas. O seminário vai reunir cinco painéis que abordarão Economia de Baixo Carbono, Eficiência Energética e a Geração de Energia, Mercado Livre de Energia e Mercado de Carbono.
Economia de baixo carbono
O assunto não poderia ser mais oportuno. A economia de baixo carbono é um movimento global que visa minimizar os impactos no meio ambiente. Hoje, cerca de 80% da matriz energética mundial tem origem fóssil como petróleo, carvão e gás natural, que são grandes emissores de Gases de Efeito Estufa (GEE). A indústria vem adotando estratégias em direção a uma economia de baixo carbono, baseada em quatro pilares: transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal. “As mudanças climáticas são uma realidade no mundo, e seus impactos exigem uma capacidade de adaptação na indústria, em especial das pequenas empresas. A transformação da matriz energética voltada para uma economia de baixo carbono, a incorporação de tecnologias limpas e processos produtivos mais eficientes, são essenciais para o desenvolvimento sustentável e para uma maior competitividade das empresas e do país”, explica o gestor de projetos do Sebrae RS para a Região Metropolitana, Cleverton Luís Paranhos.
Quer saber mais? Acesse https://mercopar.com.br/programacao/
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar retoma os quatro dias de programação e consolida sua expansão ao incorporar 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio das Sicredi Pioneira, Empresas Randon, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Em 2021, reuniu 346 expositores e gerou R$ 242 milhões em negócios, um crescimento de 75% em relação a 2020.
Mais informações: www.mercopar.com.br
Siga nas Redes Sociais: @mercopar