Fórum Cadeia Automotiva discute IA como impulsionadora da mobilidade
Compartilhe:
Quarta edição do evento foi realizada nesta quarta-feira (16), na 33ª Mercopar
A inteligência artificial (IA) como impulsionadora da mobilidade foi um dos assuntos do Fórum Cadeia Automotiva, realizado nesta quarta-feira (16), segundo dia da 33ª Mercopar. O evento contou com uma palestra e apresentação de três cases, além de um bate-papo final. A abertura foi feita pelo presidente do APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, Paulo Scopel. Ele ressaltou a importância de se discutir o futuro da indústria e agradeceu a presença do professor e pesquisador Leandro Corso, que realizou a palestra e mediou o painel.
Com pós-doutorado na Monash University (Austrália) e na Naval Postgraduate School (Estados Unidos), Corso tem destacada trajetória em colaborações com empresas multinacionais, especializando-se em pesquisa operacional, otimização de grande escala e inteligência artificial. Na sua palestra, ele destacou a habilidade de “pensar” e aprender das máquinas e a capacidade delas de lidar com uma quantidade de parâmetros que é impossível para o ser humano. “Com a IA, temos muitas oportunidades de melhorar processos”, disse.
Especificamente na área da mobilidade, citou dois exemplos de como a IA pode ajudar. O primeiro foi o Indoor Autônomo, um veículo que está presente em portos, automatizando processos. Em seguida, citou o veículo autônomo, reforçando o recente lançamento da Tesla, que apresentou um modelo de nível 5. “Existem estudos que apontam que, com veículos autônomos, podemos chegar a reduzir os acidentes em 90%”, apontou. Sobre os principais desafios do momento, ele listou dados, conhecimento, recursos, segurança, ética e regulamentação. E deixou uma pergunta final: “como vamos usar a IA para moldar o futuro?”.
Na sequência, foram apresentados três cases. O Gerente de Tecnologia e Inovação da Engenharia de Manufatura da GM América do Sul, Carlos Sakuramoto, falou sobre o projeto MOVER; o Gerente Regional de Vendas da Siemens no Rio Grande do Sul, Osmar Souza, apresentou como a empresa vem atuando com IA; e Cláudio Schefer detalhou como funcionam os projetos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Após as explanações, os três painelistas trocaram informações sobre o que já está sendo desenvolvido e os desafios que vêm pela frente.
Mercopar 2024
Maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar