Lançamento da iniciativa foi durante a Mercopar, que ocorre em Caxias do Sul

Marco Zero Inova RS leva região da Serra e das Hortênsias para o mapa global da inovação

O final do primeiro dia da 28ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial foi marcado pelo lançamento de uma iniciativa que visa incluir a região da Serra e das Hortênsias na rota do mapa global da inovação: o Inova RS. A cerimônia do Marco Zero Inova RS Região da Serra e Hortênsias foi no Espaço Mercopar e contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil. O secretário estadual de Inovação e Tecnologia, Luís Lamb, apresentou a proposta, inspirada em projetos já existentes pelo mundo, em um auditório lotado, quando expôs a palestra O Papel da Inovação – A Nova Economia.

O projeto constitui na articulação entre governo, universidades, empresas e sociedade para promover ações referentes à inovação. A ideia é organizar a iniciativa em 13 regiões do Rio Grande do Sul, e, na terça-feira (01), foi a vez da Serra e das Hortênsias.

O Inova RS nasce de comitês de articulação e estratégicos que identificam perfis e fazem diagnósticos das regiões. Com base nisso, são lançados desafios que devem ser atendidos com projetos em que o componente central seja a inovação. O objetivo é caminhar para o conceito cada vez mais trabalhado e seguido de Cidades Inteligentes. Já no final do encontro de terça-feira, começaram as reuniões para definir os comitês. Lamb destacou números importantes para o setor da inovação no Estado, entre eles a informação de que o Rio Grande do Sul forma anualmente 2 mil doutores.

Conhecimento em prática
Representando o setor das universidades, o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, falou da importância de colocar em prática o conhecimento. “Nosso desafio é lidar com o tempo, o conhecimento está disponível”, pontuou o reitor.

Marcos Rossi, CEO do Gramado Summit, falou da satisfação em estar à frente de um projeto em uma região que já aposta muito em tecnologia e inovação. Assim, para ele, o Inova RS fortalece a área como fomentadora.

O empresário Daniel Randon destacou o DNA da região da Serra e das Hortênsias e o comprometimento de sua comunidade em empreender. “Não se sai de uma crise sem inovação, que gera conhecimento e competitividade”, afirmou Randon.

De Zotti Comunicações
Foto: Cleiton Thiele

Notícias

POSICIONAMENTO MERCOPAR

POSICIONAMENTO MERCOPAR

Informamos que o Sebrae RS e a FIERGS mantêm a mobilização para a realização d...

LEIA MAIS
Mercopar 2020, uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, será em outubro

Mercopar 2020, uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, será em outubro

Sebrae RS e FIERGS mantêm a mobilização para a realização da Mercopar – Feira de...

LEIA MAIS
Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização