Mercopar contribui para retomada dos negócios da indústria
Compartilhe:
Caxias do Sul/RS – A 24ª edição da Mercopar, encerrada nesta sexta-feira (09) no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, mostrou ser novamente um momento especial para a geração de negócios. Cerca de 400 expositores aproveitaram os quatro dias da mais importante Feira de Subcontratação e Inovação Industrial da América do Sul para prospectar oportunidades e novos mercados, mostrando muita disposição e criatividade para superar as adversidades do cenário atual. O volume de negócios projetado neste ano indica vendas de R$ 65,5 milhões, valor que ficou acima das expectativas dos organizadores, considerando-se o momento econômico.
“O mais importante é lembrar que o empresariado não está medindo esforços para se manter competitivo. Se o momento não é dos melhores, uma das saídas é aproveitar todas as oportunidades que se apresentam. E uma delas, sem dúvida, é a participação em eventos como a Mercopar”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto. Para ele, o valor registrado na feira é um referencial que demonstra a existência de alternativas. “Observamos negócios fechados entre empresas de todos os portes, além de muitas tratativas que se iniciaram na feira e que poderão render novas vendas num futuro breve. Não estamos mais num ritmo como o de anos anteriores, mas certamente a indústria não está parada. E a Mercopar comprovou que o empresariado está muito disposto a ultrapassar as adversidades, revelando-se um ambiente propício à adoção de novas estratégias, como, por exemplo, buscar novos fornecedores”, acrescentou Sperotto.
De acordo com a pesquisa realizada pelo SEBRAE/RS, cada expositor registrou, na média, 67 contatos e/ou possibilidade de novos negócios, indicando a venda ou fornecimento de peças, equipamentos e serviços. Para o próximo ano, o levantamento indica que 86% dos expositores atuais têm intenção de participar da Mercopar 2016, que acontecerá de 4 a 7 de outubro. “Todos estes indicativos demonstram que a Mercopar é uma feira consolidada. É o momento onde o empresário mantém contatos, promove seus produtos, conhece de perto o que está acontecendo no mercado e tem acesso à tecnologia. Neste ano, tivemos uma mostra da superação dos nossos expositores. O momento é difícil, sim, mas a indústria mostra que está pronta para se reinventar, para encontrar alternativas”, avaliou Valério Regente, diretor-geral da Hannover Fairs Sulamérica. Cerca de 25 mil pessoas visitaram a feira neste ano.
RODADAS DE NEGÓCIOS – Além da exposição tradicional dos produtos e serviços, uma das ações fundamentais para o encaminhamento de negócios foi a realização do Projeto Comprador. Neste ano, mais de 60 empresas compradoras se inscreveram nas Rodadas de Negócios, recebendo 302 pequenas empresas vendedoras. No total, foram 1.400 reuniões, incluindo negociações via Skype com empresas da Colômbia e do Uruguai.
A feira deste ano contou com uma ampla programação, incluindo palestras de qualificação e inovação para empresários de todos os portes. Também foram destaques espaços como a Central de Oportunidades, Salão Compre do Pequeno Negócio, Orientação ao Crédito, Compras Públicas, Salão de Inovação (Desafio de Robótica, Tecnologia Assistiva, Laboratório de Prototipagem), Eficiência Energética, Oficinas Criativas, entre outros espaços.
A Mercopar é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e da Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
De Zotti – Assessoria de Imprensa – Fotos: Giovani Vieira e Eduardo Rocha/Divulgação/Mercopar