Mercopar Geral

Caxias do Sul/RS – Empresas dispostas a dar uma resposta positiva com relação ao momento econômico, aproveitando todo o clima de negócios gerado pela Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que começou nesta terça-feira (06) e segue até a próxima sexta (09), em Caxias do Sul. Os mais de 400 expositores de vários estados transformam os pavilhões do Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva em um ambiente onde é possível observar um número expressivo de inovações e possibilidades de melhorias nos processos industriais. “Esta é uma feira consolidada, onde existe uma grande oportunidade de contatos e de negócios, onde as empresas, especialmente as micro e pequenas, podem ter acesso às novas tecnologias. Além disso, a Mercopar agrega variáveis importantes, principalmente na área da inovação”, explica Ayrton Pinto Ramos, diretor Técnico do SEBRAE/RS.

ROBÓTICA – Os visitantes que passarem pelos corredores da Mercopar terão oportunidade de conhecer novidades que estarão em breve não só no mercado brasileiro, mas também no internacional. Uma das atrações é apresentada pela Powermig, de Caxias do Sul, que se dedica à robótica industrial de solda e manipulação. A empresa, que participa da feira há cinco anos, trouxe máquinas como o robô japonês Panasonic TM1800, que trabalha com soldagem Mig/Mag e é considerado o robô mais moderno do mundo. A célula robotizada destaca-se pela elevada velocidade empregada em cada um dos seis eixos, o que aumenta consideravelmente a produtividade e reduz o tempo de ciclo dos processos. Outro destaque é o robô de solda da marca sueca ABB, que consegue manipular até 350 quilos, seja para pintura, usinagem ou rebarba. Conforme a analista de Marketing da Powermig, Patrícia Zucco, os robôs são adaptáveis à maioria dos processos industriais, de acordo com a necessidade do cliente. “A nossa expectativa é mostrar os nossos produtos e divulgar o nosso nome. É preciso disseminar a cultura da robótica. E a Mercopar é a vitrine da marca, pois quem vem para a feira vem em busca de tecnologia”, afirma Patrícia.

NOVIDADE MUNDIAL – Expositora tradicional da Mercopar, a Omnitec, de Canoas, que desenvolve, projeta e fabrica produtos de automação industrial, entre outras áreas, aproveita esta edição para apresentar uma novidade mundial, já patenteada, inédita no mercado. Este produto é uma plataforma de transporte, que pode ser utilizada para diversas finalidades. O diretor da empresa, Werner Spieweck, explica que a plataforma, desenvolvida em parceria com o SEBRAE, vai diminuir custos e riscos. Segundo ele, o equipamento serve, por exemplo, para limpezas de fachadas de prédios e empresas, monitoramento de câmeras de vigilância, transportes de banners em locais de grande altura, tudo através de controle remoto, entre outras finalidades. “Isto vai ajudar bastante, principalmente para prestadores de serviços e empresas que fazem locação de equipamentos. Além disso, dispensa o operador, diminuindo o gasto e risco de acidentes”, acrescenta o empresário.  Para Spieweck, a presença na Mercopar é importante sob todos os aspectos. “Aqui é importante ver e ser visto, além de contatar clientes e fornecedores. Mesmo se não houver alguma venda nos dias da feira, é importante estar aqui porque os negócios vão evoluindo com o tempo. Podem demorar semanas ou meses, mas no âmbito geral sempre é produtiva a participação”, ressalta o diretor da Omnitec.

RODADAS DE NEGÓCIOS – A partir desta quarta-feira (07) a Mercopar dá início ao Projeto Comprador e as tradicionais Rodadas de Negócios. Mais de 60 empresas compradoras de grande e médio porte abrirão suas agendas para cerca de 300 vendedores, que mostrarão seus produtos nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais. A expectativa é que sejam realizadas cerca de 1.500 reuniões de negócios ao longo da feira.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.mobidickhost.com.br.

De Zotti – Assessoria de Imprensa – Foto: Eduardo Rocha /Divulgação/Mercopar

Veja também

15 Startups gaúchas para ficar de olho em 2020

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização