Painel debate soluções para inovação e conectividade no agro
Compartilhe:
Tomada de decisão a partir de dados esteve no centro da agenda desta quarta-feira (16/10) na Mercopar
Boa parte das soluções que o Brasil vem desenvolvendo na área de tecnologia para o agronegócio foi apresentada na tarde desta quarta-feira (16/10) na 33ª Mercopar. Realizado no Palco 2 da feira, o painel “Agro conectado: a revolução da agricultura digital” tratou de algumas das principais inovações que já estão disponíveis para os empreendedores do campo.
A Agrosystem trabalha com plataformas que contribuem com as decisões que precisam ser tomadas pelos agricultores. “Temos sistemas on-line que mostram o que está acontecendo, qual foi a velocidade do trator, a qualidade do plantio, quais linhas performaram melhor etc. Esses dados contribuem para a redução de insumos, não só fertilizantes e sementes, mas também uso de trator”, exemplificou o líder de Engenharia e Operações Industriais da empresa, Arthur de Paula Ferreira
Unindo a inovação com a sustentabilidade, o Gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Zasso, Guilherme Penna Moreira Rinzler, falou sobre o que a empresa disponibiliza para quem pretende chegar à substituição dos agrotóxicos. Segundo ele, há agricultores que já aplicam tecnologias que reduzem o uso de herbicidas. “Em geral, 50% do uso do agrotóxicos é composto por herbicidas. Se o produtor tirar esse produto, consegue atingir mercados que são mais exigentes, como a Europa, por exemplo”, informou.
O painel contou também com a participação de Márcio Albuquerque, sócio-fundador e CEO da Falker, que atua há 18 anos com desenvolvimento e aplicações de tecnologias para a agricultura. “O agro é um setor que cresceu a taxas semelhantes às da China. Precisamos lembrar que, na década de 1970, éramos importadores de alimentos e, hoje, somos os maiores exportadores de alimentos do mundo”, disse.
Mercopar 2024
Maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar