Feira acontece de 01 a 03 de outubro, em Caxias do Sul

Programação intensa no Salão de Inovação na Mercopar

O Sebrae RS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) se preparam para realizar a 28ª edição da Mercopar, que acontece em Caxias do Sul, de 01 a 03 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva.

Participar da Mercopar significa conhecer as principais tendências da indústria e um exemplo é o Salão da Inovação. Nesta edição, o espaço terá uma área interativa que reunirá o público jovem, criterioso e criativo, em busca de conexões com startups e conteúdo inovador. Pelo segundo ano, acontecerá o desafio Like a Boss, além de matchmakings e hackathons com grandes players do mercado, e exposição de tendências da Indústria 4.0. Na grade de programação o espaço contará ainda com workshops, talks e experiências tecnológicas.

Exposição de Startups

Debora Chagas, da área de Inovação do Sebrae RS, ressalta que a “Exposição de Startups” será um espaço destinado a mais de 20 startups conectadas ao ecossistema de inovação industrial, apresentando soluções destinadas à indústria e tem como objetivo gerar negócios e criar oportunidades para desenvolvimento de soluções disruptivas para a indústria.

Sebrae Like a Boss

Pelo segundo ano consecutivo, a Mercopar terá a ação que desafiará 20 startups com soluções voltadas para a indústria. É o Sebrae Like a Boss. “Os empreendedores farão pitches e apresentarão suas soluções tecnológicas para uma banca de investidores havendo uma campeã ao final dos três dias de batalhas”, explica Debora Chagas. No ano passado a Sirros IoT, empresa de Novo Hamburgo, foi a grande vencedora do Desafio, seguida da Allexo Tecnologia Ltda, de Porto Alegre, e O Sucateiro, de Caxias do Sul. Paralelo à atividade, também serão realizados “talks”, com palestras sobre tecnologias, conexões de grandes empresas e startups e assuntos relacionados à indústria.

Espaço Makers

Já o Espaço Makers é um local de aprendizado prático onde os participantes podem “colocar a mão na massa” e se familiarizar com inovações e tecnologias disponíveis no mercado. O objetivo é demonstrar como a aplicação das tecnologias e ferramentas existentes podem ser colocadas em prática dentro das indústrias. Prototipação de produtos e sistemas, experimentação prática, resolução de problemas ou testagem de novas formas de fazer dentro das empresas são alguns dos benefícios oferecidos pelo espaço e programação prevista. “No espaço também ocorrerão oficinas para essa experimentação prática”, ressalta Alexandre Zigunovas, técnico da área de Inovação do Sebrae RS.

Hackathons

Já o Hackathon é uma maratona de desenvolvimento de ideias que conecta a equipe de PD&I da média/grande empresa com profissionais e empresários de mercado. As ideias são construídas a partir de uma necessidade tecnológica da média/grande empresa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas são construídos ao longo de um dia de imersão com metodologia específica. A ação será desenvolvida nos três dias da Mercopar e serão apresentados os desafios do Grupo Hélice, com demandas específicas. O Hélice é um movimento pela Inovação criado em 2018 por empresas e entidades da Serra Gaúcha. Por meio de quatro idealizadores – Randon, Florense, Marcopolo e Soprano, foi elaborado um projeto-piloto com o objetivo de se inserir no mapa nacional do ecossistema de inovação. O trabalho deu certo, se transformando num Instituto e agregando novas empresas e projetos.

No espaço Matchmaking serão promovidas conexões entre a equipe técnica (PD&I) de média e grande empresa, com empresários e startups para geração de soluções inovadoras. A ação ocorre em uma primeira conversa entre as equipes das empresas de pequeno e grande portes, visando conhecimento técnico para realização de uma possível parceria para desenvolvimento de negócios tecnológicos entre as partes.

O Salão de Inovação também contará com espaço da Indústria 4.0 e terá demonstração de ferramentas e soluções em Manufatura Avançada, com aplicação prática para indústria. “Teremos exemplos de soluções tecnológicas e seus fornecedores que podem apoiar e esclarecer dúvidas sobre novos projetos de atualização tecnológica para a indústria”, complementa Patrícia Bossle, também da área de inovação do Sebrae RS. Serão demonstrações de tecnologia de inovações tecnológicas em processos, produtos, serviços ou sistemas.

De Zotti Comunicações
Foto: Eduardo Rocha/Mercopar

Veja também

Inteligência artificial contra o estoque vazio

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Porto de Rio Grande faz parceria com a Mercopar 1

Porto de Rio Grande faz parceria com a Mercopar

Feira acontece em Caxias do Sul, entre 1º e 3 de outubro "Empresas da região d...

LEIA MAIS
FIERGS apresenta projetos, produtos e serviços na Mercopar

FIERGS apresenta projetos, produtos e serviços na Mercopar

Feira de Inovação ocorre entre 1º e 3 de outubro, em Caxias do Sul A programa...

LEIA MAIS
Mercopar movimenta a economia de Caxias do Sul e região

Mercopar movimenta a economia de Caxias do Sul e região

Redes gastronômica e hoteleira se preparam para receber visitantes Os preparati...

LEIA MAIS
III Seminário Brasil Mais Simples ocorre na 28ª Mercopar

III Seminário Brasil Mais Simples ocorre na 28ª Mercopar

Encontro promovido pelo Sebrae RS será realizado no dia 02 de outubro, em Caxias do Su...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio