Feira acontece de 01 a 03 de outubro, em Caxias do Sul

Programação intensa no Salão de Inovação na Mercopar

O Sebrae RS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul) se preparam para realizar a 28ª edição da Mercopar, que acontece em Caxias do Sul, de 01 a 03 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva.

Participar da Mercopar significa conhecer as principais tendências da indústria e um exemplo é o Salão da Inovação. Nesta edição, o espaço terá uma área interativa que reunirá o público jovem, criterioso e criativo, em busca de conexões com startups e conteúdo inovador. Pelo segundo ano, acontecerá o desafio Like a Boss, além de matchmakings e hackathons com grandes players do mercado, e exposição de tendências da Indústria 4.0. Na grade de programação o espaço contará ainda com workshops, talks e experiências tecnológicas.

Exposição de Startups

Debora Chagas, da área de Inovação do Sebrae RS, ressalta que a “Exposição de Startups” será um espaço destinado a mais de 20 startups conectadas ao ecossistema de inovação industrial, apresentando soluções destinadas à indústria e tem como objetivo gerar negócios e criar oportunidades para desenvolvimento de soluções disruptivas para a indústria.

Sebrae Like a Boss

Pelo segundo ano consecutivo, a Mercopar terá a ação que desafiará 20 startups com soluções voltadas para a indústria. É o Sebrae Like a Boss. “Os empreendedores farão pitches e apresentarão suas soluções tecnológicas para uma banca de investidores havendo uma campeã ao final dos três dias de batalhas”, explica Debora Chagas. No ano passado a Sirros IoT, empresa de Novo Hamburgo, foi a grande vencedora do Desafio, seguida da Allexo Tecnologia Ltda, de Porto Alegre, e O Sucateiro, de Caxias do Sul. Paralelo à atividade, também serão realizados “talks”, com palestras sobre tecnologias, conexões de grandes empresas e startups e assuntos relacionados à indústria.

Espaço Makers

Já o Espaço Makers é um local de aprendizado prático onde os participantes podem “colocar a mão na massa” e se familiarizar com inovações e tecnologias disponíveis no mercado. O objetivo é demonstrar como a aplicação das tecnologias e ferramentas existentes podem ser colocadas em prática dentro das indústrias. Prototipação de produtos e sistemas, experimentação prática, resolução de problemas ou testagem de novas formas de fazer dentro das empresas são alguns dos benefícios oferecidos pelo espaço e programação prevista. “No espaço também ocorrerão oficinas para essa experimentação prática”, ressalta Alexandre Zigunovas, técnico da área de Inovação do Sebrae RS.

Hackathons

Já o Hackathon é uma maratona de desenvolvimento de ideias que conecta a equipe de PD&I da média/grande empresa com profissionais e empresários de mercado. As ideias são construídas a partir de uma necessidade tecnológica da média/grande empresa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas são construídos ao longo de um dia de imersão com metodologia específica. A ação será desenvolvida nos três dias da Mercopar e serão apresentados os desafios do Grupo Hélice, com demandas específicas. O Hélice é um movimento pela Inovação criado em 2018 por empresas e entidades da Serra Gaúcha. Por meio de quatro idealizadores – Randon, Florense, Marcopolo e Soprano, foi elaborado um projeto-piloto com o objetivo de se inserir no mapa nacional do ecossistema de inovação. O trabalho deu certo, se transformando num Instituto e agregando novas empresas e projetos.

No espaço Matchmaking serão promovidas conexões entre a equipe técnica (PD&I) de média e grande empresa, com empresários e startups para geração de soluções inovadoras. A ação ocorre em uma primeira conversa entre as equipes das empresas de pequeno e grande portes, visando conhecimento técnico para realização de uma possível parceria para desenvolvimento de negócios tecnológicos entre as partes.

O Salão de Inovação também contará com espaço da Indústria 4.0 e terá demonstração de ferramentas e soluções em Manufatura Avançada, com aplicação prática para indústria. “Teremos exemplos de soluções tecnológicas e seus fornecedores que podem apoiar e esclarecer dúvidas sobre novos projetos de atualização tecnológica para a indústria”, complementa Patrícia Bossle, também da área de inovação do Sebrae RS. Serão demonstrações de tecnologia de inovações tecnológicas em processos, produtos, serviços ou sistemas.

De Zotti Comunicações
Foto: Eduardo Rocha/Mercopar

Veja também

Time de startup: como construir a equipe ideal

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio