Projeto-piloto leva manufatura avançada para as pequenas indústrias

O Avança Indústria será apresentado no Salão de Inovação, durante a Mercopar 2019

Com o objetivo de disseminar o universo da inovação e da Indústria 4.0 para as pequenas indústrias, o Sebrae RS está conduzindo um novo projeto, o Avança Indústria, executado com recursos de um edital do Sebrae Nacional e executado tecnicamente pelo SENAI Mecatrônica de Caxias do Sul. O projeto em fase piloto teve início em janeiro de 2019, com a participação de cinco empresas da Serra e da Região Metropolitana – Gomasul Borrachas, de Bento Gonçalves; Compact, Multipeças e Tertech, de Caxias do Sul, e a Versatronic, de Cachoeirinha.

O projeto-piloto tem como foco desenvolver uma modelagem de transformação tecnológica na indústria através de conceitos da Indústria 4.0 e obter parâmetros de desempenho do avanço tecnológico implementado nas indústrias que estão participando. O gestor de projetos Taisson Toigo explica que se trata de uma proposta do Sebrae RS para desenvolver método de aplicação da indústria 4.0 em pequenas indústrias, inicialmente no processo produtivo da empresa. “Avaliaremos a aderência e a viabilidade de tecnologias habilitadoras para, através de um estudo de viabilidade, ampliar o modelo”, acrescenta. O projeto continuará em aplicação em 2019.

No início, houve um trabalho de lean manufacturing, a chamada manufatura enxuta, que adota ferramentas e métodos de gestão que auxiliam na redução dos desperdícios, aumentando a lucratividade da empresa e desenvolvendo equipes de alto desempenho. Posteriormente, foi feito o mapeamento da tecnologia mais adequada a ser adotada. É também o momento de dar a largada para a digitalização de processos a fim de identificar em tempo real o que está sendo produzido para poder atuar nos pontos mais críticos.

Toigo informa que o trabalho realizado até agora será mostrado no Salão de Inovação, onde também haverá uma plataforma para autoavaliação das empresas interessadas, a fim de verificar o nível de preparação para a transformação tecnológica.

Considerada um dos mais importantes eventos de inovação industrial da América Latina, a Mercopar se prepara para receber, de 01 a 03 de outubro, expositores e visitantes de todo o País no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Em sua 28ª edição, é realizada com a parceria estratégica entre o Sebrae RS e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Foto: Eduardo Rocha

Veja também

Inteligência artificial contra o estoque vazio

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Porto de Rio Grande faz parceria com a Mercopar 1

Porto de Rio Grande faz parceria com a Mercopar

Feira acontece em Caxias do Sul, entre 1º e 3 de outubro "Empresas da região d...

LEIA MAIS
FIERGS apresenta projetos, produtos e serviços na Mercopar

FIERGS apresenta projetos, produtos e serviços na Mercopar

Feira de Inovação ocorre entre 1º e 3 de outubro, em Caxias do Sul A programa...

LEIA MAIS
Mercopar movimenta a economia de Caxias do Sul e região

Mercopar movimenta a economia de Caxias do Sul e região

Redes gastronômica e hoteleira se preparam para receber visitantes Os preparati...

LEIA MAIS
III Seminário Brasil Mais Simples ocorre na 28ª Mercopar

III Seminário Brasil Mais Simples ocorre na 28ª Mercopar

Encontro promovido pelo Sebrae RS será realizado no dia 02 de outubro, em Caxias do Su...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio