Startup de Novo Hamburgo é case de sucesso e exemplo para a Indústria 4.0
Compartilhe:
Especializada em uma das principais tendências globais, Sirros IoT se consolida como fornecedora de players do mercado nacional
Poucas empresas gaúchas ilustram tão bem um dos objetivos centrais da Mercopar como a Sirros IoT. Especializada em uma das principais tendências da indústria global – Internet das Coisas. A jovem startup de Novo Hamburgo fundada em 2016 com apenas cinco colaboradores hoje é exemplo de como as pequenas empresas podem se tornar fornecedoras de companhias de grande porte. Prestes a completar seis anos de atuação, a empresa atualmente está presente em oito estados brasileiros oferecendo soluções de hardware e software para coleta e análise de dados para a indústria 4.0, atendendo alguns dos mais relevantes players do mercado, incluindo 25 das maiores companhias brasileiras.
“Foi um divisor de águas na nossa trajetória”, resume Diego Schlindwein, um dos sócios fundadores da Sirros Iot, ao falar sobre a participação da Sirros na edição de 2018 da Mercopar, até então, a maior experiência do gênero para a jovem startup. De lá pra cá, a empresa não somente começou a investir em um calendário de eventos do segmento como forma de ampliar mercado como também apostou em consultorias e capacitações do Sebrae RS e seu Programa de Aceleração. Entre outros destaques, este ano foi uma das 21 empresas gaúchas que participaram de missão empresarial à Hannover Messe, principal feira de tecnologia industrial do mundo, na Alemanha, no final de maio. “Abrimos nossa visão enquanto empresa e passamos a entender as possibilidades de, mesmo sendo pequenos, ter uma atuação direta com grandes empresas consagradas no mercado”, explica.
Em suas conquistas, a empresa que hoje emprega 35 colaboradores também inclui o recente aporte de R$ 5,2 milhões da Randon Ventures, uma das Empresas Randon. O investimento conta ainda com a participação da associação nacional de investimento-anjo BR Angels Smart Network e da ArcelorMittal, por meio do Açolab Ventures.
IoT na prática
Para possibilitar que pequenas, médias e grandes empresas se tornem fábricas inteligentes e orientadas por dados, a startup oferece dispositivos IoT com conectividade segura, baseada em nuvem e controle em tempo real para ajudar na tomada de decisões, assim como na produtividade e eficiência industrial. Os três grandes segmentos de atuação são telemetria de equipamentos, geolocalização e visão computacional.
Como principais soluções, a Sirros disponibiliza a Plataforma IoT, nuvem que permite que os clientes e parceiros integrem seus dispositivos tecnológicos de forma fácil e segura, concentrando toda informação em um único lugar, e o Sirros S1, ferramenta capaz de coletar dados ou comandar diversos equipamentos com total segurança através da Internet.
Atualmente, a empresa atende a 50 unidades fabris de 35 clientes, entre eles John Deere, Suzano, BRF e o próprio Grupo Randon. Com os recursos recentes, a startup pretende otimizar a Plataforma IoT em nuvem e escalar o atendimento às plantas industriais. Além disso, a startup voltada para o mercado B2B enterprise tem planos de expansão para Argentina e Uruguai ainda este ano. De forma inédita, a Sirros este ano apresentará suas mais recentes novidades e soluções para o mercado em um estande próprio na Mercopar 2022.
Informações adicionais: https://sirros.io/
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar retoma os quatro dias de programação e consolida sua expansão ao incorporar 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio da Sicredi Pioneira, Empresas Randon, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Em 2021, reuniu 346 expositores e gerou R$ 242 milhões em negócios, um crescimento de 75% em relação a 2020.
Mais informações: https://mercopar.com.br/
Siga nas redes sociais: @mercopar