Storytelling, uma ferramenta para inovar no modelo de negócios
Compartilhe:
Caxias do Sul/RS – A maneira como uma empresa vai se comunicar com o mercado, com o público interno ou externo, pode ser trabalhada com uma ferramenta que muitos empreendedores ainda estão descobrindo. Foi para apresentar essa possibilidade, que o SEBRAE/RS promoveu a oficina criativa Storytelling, iniciativa realizada durante a Mercopar – Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que reúne empresas de todos os portes, especialmente micro, pequenas e médias, nas áreas de automação industrial, borracha, eletroeletrônico, energia e meio ambiente, metalmecânico, movimentação e armazenagem de materiais, plástico e serviços industriais.
O “storytelling” é, na verdade, uma estrutura narrativa utilizada para criar mais engajamento da empresa e também a projeção da sua imagem e de suas marcas, promovendo inovação em seus modelos de negócios. “É uma oportunidade de fazer com que os empreendedores se apropriem de um conceito que não é novo em sua essência, mas que ainda não lhes foi apresentado e o pratiquem”, explica a credenciada do SEBRAE/RS, Adriana Galli Velho, da Fábrica de Histórias, de Porto Alegre (RS), que ministrou a oficina.
Segundo Adriana, ao descobrir as possibilidades do “storytelling”, o empreendedor pode adaptá-lo às suas condições ou necessidades. “Ele pode investir o conhecimento em ações que não representem custos como as redes sociais, por exemplo. A partir do conceito de “storytelling”, é possível potencializar o que já se sabe ou ainda fazer um grande investimento trabalhando toda a identidade visual da marca ou da empresa. “Vai depender do quanto ele quer extrair do projeto”, comenta Adriana.
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
De Zotti – Assessoria de Imprensa – Foto: Giovani Vieira/Divulgação/Mercopar