Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes alternativas de energia que sejam mais sustentáveis

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Foto: Dudu Leal.

Na quinta-feira (7), último dia da 30ª Mercopar, a maior feira de inovação industrial e de negócios da América Latina, ocorreu o V Fórum de Geração de Energia Distribuída durante a tarde. O evento foi dividido em quatro painéis e abordou as tendências tecnológicas e de inovação na área energética, uma busca por melhorias técnicas e avanços no setor industrial e as novas formas de gerar energia limpa, renovável e barata. Também foram discutidos assuntos como o futuro e o planejamento energético do Brasil, especialmente em um momento de crise hídrica, no qual a geração distribuída tem um potencial ainda maior.

Na abertura do encontro, estiveram presentes personalidades como o diretor técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos; o diretor da FIERGS, Edilson Deitos; o diretor do SENAI RS, Carlos Trein; e o secretário do Desenvolvimento da Infraestrutura no Ministério da Economia, Gustavo Ene. Logo após, a primeira palestra foi ministrada pelo gerente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo. Na sequência, ocorreu a segunda, que foi mediada pelo gerente de Operações do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, Cleber Spode, e teve a participação do diretor da América Latina da Hyperloop Transportation Technologies, Ricardo Penzin; da diretora de Marketing e Inovação da EDP Brasil, Andrea Salinas; do gerente de produto e negócios da Intelbras Solar, Guilherme Costa; e do especialista em produtos da Sungrow, Mauro Basquera.

No painel A agenda do Clima e a Relação com o Setor de Energia, o gerente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Davi Bomtempo, falou sobre os objetivos do uso mais sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente, a nova agenda climática e econômica e as metas e os compromissos assumidos pelo país para a geração de melhores formas de energia. Entre os propósitos, ele destacou a importância de aumentar a eficiência da indústria no uso dos recursos naturais, pensando no saneamento básico e no licenciamento ambiental. “Queremos reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa, neutralizar o carbono até 2050 e zerar o desmatamento ilegal até 2030”, disse.

Já no painel Tendências Tecnológicas e Inovação, o enfoque dos temas apresentados pelos palestrantes estava nas evoluções e nos desenvolvimentos de grandes representantes do setor de tecnologia, equipamentos e mobilidade urbana. De acordo o diretor da América Latina da Hyperloop Transportation Technologies, Ricardo Penzin, uma das alternativas para ajudar na sustentabilidade e ainda oferecer transporte de melhor qualidade é uma espécie de cápsula alimentada por painel solar que se move magneticamente por vias terrestres, similar a trens e metrôs. “Se fossemos instalar essa tecnologia no Rio Grande do Sul e fazer uma viagem, por exemplo, de Porto Alegre para Caxias do Sul, o trajeto demoraria cerca de 19 minutos para ser feito, porque a velocidade do Hyperloop pode chegar até 1200 quilômetros por hora”, explicou.

Andrea Salinas, A diretora de Marketing e Inovação da EDP Brasil, pontuou que é preciso pensar em mudanças na área, apesar dos desafios envolvidos no processo. “O setor elétrico está sendo redesenhado e, com a integração de novas tecnologias, há uma necessidade de focar menos na questão técnica e mais na experiência do cliente. Afinal, inovação é algo permanente e fazer isso de forma aberta e em conjunto nos conecta com ecossistemas de startups e acelera a adoção de novas ferramentas e serviços que tenham foco nos consumidores “, afirmou.

Notícias

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados 4

Mercopar 2021 supera expectativa e bate recorde com R$ 224 milhões em negócios gerados

Promovida pelo Sebrae RS e pela FIERGS, a 30ª edição da Mercopar - Feira de Inovaç...

LEIA MAIS
Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Blockchain e suas aplicações foram temas de painel da 30ª Mercopar

Convidados abordaram como a rede vinda da criptomoeda irá impactar no mundo dos negóc...

LEIA MAIS
Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Tecnologias e futuro energético brasileiro são discutidos no último dia da 30ª Mercopar, em Caxias do Sul

Fórum de Energia Distribuída debate a importância e a necessidade de buscar fontes a...

LEIA MAIS
Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Avanços da liberdade econômica foi tema de painel na Mercopar

Momento reuniu representantes de poder público municipal e federal no IV Seminário Br...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização
Patrocínio Master
Patrocínio
Apoio
Cia Aérea Oficial
Apoio Institucional