Trajetórias de sucesso no primeiro painel da Mercopar 2020
Compartilhe:
Painel Terra de Empreendedores abriu a programação da Arena Mercopar na manhã desta terça-feira (17)
A inspiração foi o tema do primeiro painel da 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial, na manhã de terça-feira (17). O Terra de Empreendedores inaugurou as atrações desta edição com as trajetórias de sucessos e adversidades, tanto no meio profissional como pessoal. Participaram o presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS e diretor-presidente da Weco S/A , Gilberto Porcello Petry; o CEO da Randon S.A, Daniel Randon; e o CEO da Sul Corte e presidente do SIMECS, Paulo Spanholi.
Randon contou sua trajetória nas empresas da família, passando por diversos cargos. Dentre seus grandes aprendizados, ele destaca a oportunidade de gerir aos 24 anos uma unidade da Randon, em São Paulo, com 300 colaboradores. Uma questão de seu início de carreira era como se destacar por si mesmo e não por ser filho de Raul Randon. “Aprendi que não importa se você está em uma empresa familiar, no final do dia precisa entregar resultado, continuar crescendo e ser sustentável”, garantiu.
Já Spanholi decidiu não seguir no negócio da família. O décimo filho de um marceneiro do interior de Vacaria, ele foi estudar em Caxias do Sul, o que definiu seu caminho, mesmo ao longo de diversas dificuldades financeiras. Após passagens por outras empresas, que lhe abriram muitas portas, fundou a Sul Corte, em 1994, especializada em serras e máquinas para cortes de metais. Hoje, a empresa possui altíssima tecnologia, exportando para 30 países. “Passei por muitas fases difíceis, quando empreendia em seguida enfrentávamos uma nova crise, mas sempre tinha reservas para não voltar ao patamar inicial”, refletiu.
Um momento importante da carreira de Gilberto Porcello Petry foi a decisão de pedir demissão de um cargo concursado. Após, atuou como consultor até que resolveu comprar parte de uma empresa com a promessa de deixá-la com a contabilidade em dia em apenas dois anos, tendo obtido êxito em pouco mais da metade do tempo. Hoje, é diretor-presidente Weco S/A, além atuar em entidades do setor. Por fim, Petry definiu qualidades relevantes para o meio corporativo: “as pessoas têm que saber lidar umas com as outras para produzirem junto contigo, e, no caso de problemas, devem saber contornar, ou saber achar quem sabe solucionar”, resumiu.
Sobre a Mercopar
A Mercopar é um espaço de geração de relacionamentos e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. Uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, a Feira registrou, em 2019, R$ 65 milhões em negócios para os segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. Promovida pela Sebrae RS e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, a Feira acontece de 17 a 19 de novembro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul/RS.
Visando à segurança dos envolvidos durante o evento, a organização da Feira desenvolveu protocolos de segurança sanitária, a partir de referências nacionais e internacionais, atendendo minuciosamente o decreto do Governo do Estado do RS. Neste sentido, estão previstas medidas protetivas no credenciamento e no controle de acessos dos participantes, com o distanciamento necessário. Também conta com intensiva higienização dos espaços e estações com álcool gel, além de uma série de ações.
Para mais informações, acesse o site www.mercopar.com.br e acompanhe as redes sociais da Feira em @mercopar.