Vision Day Auttom mostra exemplos de robótica guiada por visão na 31ª Mercopar
Compartilhe:
Diretor da empresa do Grupo Randon afirmou que a aplicação chegou para não sair mais
A robótica guiada por visão, que permite, por exemplo, que peças agrupadas desordenadamente possam ser coletadas por robôs, foi o tema do Vision Day Auttom, nesta terça-feira, na 31ª Mercopar. Marcos Facchin, Diretor Executivo da Auttom, uma empresa do Grupo Randon, e Éric Santos, Diretor da Infaimon no Brasil, mostraram exemplos do que já está sendo feito hoje com essa aplicação, considerada uma novidade há cinco anos e apontada como realidade nos dias de hoje.
Michel explicou que a Auttom faz projetos customizados para cada cliente, recebendo desafios e propondo soluções inovadoras com robôs que atuam com a tecnologia de visão artificial. “Temos que ter claro que a visão artificial chegou para não sair mais dos nossos negócios e para ajudar no que a robotização já vinha fazendo”, afirmou, completando que o funcionário que carregava máquina se torna um operador que trabalha com um tablet, ganhando qualificação e reduzindo riscos.
Tecnicamente, Éric explicou que a robótica guiada por visão é “colocar olhos nos robôs”. Por terem a capacidade de “ver” onde as peças estão, elimina-se a necessidade de usar pontos indexados. “A câmera trabalha como os olhos do robô e é feita uma calibragem entre o próprio robô, que trabalha em milímetros, e a câmera, que trabalha em pixels, para que eles tenham sincronia no funcionamento. Porém, para que tudo opere de forma correta, é indispensável que exista um eficiente sistema de iluminação, permitindo que a câmera enxergue o entorno e passe as orientações para o robô operar”, detalhou. Nos estandes da Infaimon e da Auttom na 31ª Mercopar, é possível ver exemplos de instalações em ação, inclusive com os efeitos da iluminação, considerada por Éric a grande protagonista da visão artificial.
Com pouco tempo de aplicação, a robótica guiada por visão ainda é vista como uma tecnologia que oferece problemas. Porém, Éric garantiu que a tecnologia evoluiu e, quando a aplicação é bem estudada e feita com responsabilidade, os riscos caem muito. “Se tivermos problemas, vamos resolver. Prevemos sistemas que permitem serem recalibrados, porque sabemos que a calibragem se perde quando se tira uma garra para manutenção, por exemplo, e quando há colisão. O robô pode bater, mas trabalhamos para que aconteça o mínimo possível e resolvemos quando acontece”, completou.
Mercopar 2022
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a maior feira de indústria e inovação da América Latina será realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 31ª edição da Mercopar terá quatro dias de programação e incorpora 60% a mais de área útil em relação ao espaço ocupado no ano anterior. O evento multissetorial contará, ao todo, com 32 mil metros quadrados para receber expositores e visitantes com foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metal mecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem. A feira conta com o patrocínio ouro de Sicredi Pioneira, patrocínio master das Empresas Randon, patrocínios Banrisul, Instituto Hélice, Portos RS e SIMECS. Além dos apoios: ABIMAQ, BRDE, Marcopolo e Trashin.