Visitantes e compradores animados com a 28ª Mercopar
Corredores lotados e movimento intenso marcaram o primeiro e o segundo dias da 28ª Mercopar – Feira de Inovação industrial, uma das mais importantes do país, que segue até esta quinta-feira (03), em Caxias do Sul. Realizada pelo Sebrae RS e pela FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), o evento é focado nos setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, Tecnologia da Informação (TI) e startups.

A grande movimentação nos corredores da Mercopar deixou os colegas Rosângela Martins e Lucas Rizzi, da Ferramentas Gerais, de Porto Alegre, bastante otimistas com a possibilidade de ampliar a rede de relacionamento para sua empresa. Vendedores externos, eles costumam visitar a mostra a fim de levar novidades para suas filiais, de Caxias do Sul e Erechim. “Além disso, muitos de nossos fornecedores são expositores na Mercopar, então, como distribuidores, não poderia haver melhor lugar para estabelecermos contatos”, diz Rosângela.

Da mesma forma, em busca de novidades, o analista de processos Rogério Rizzi, da Randon Implementos, de Caxias do Sul, explorava um dos estandes questionando o máximo que podia de um expositor. “Fico contente em ver a diversidade que a feira está oferecendo, é um lugar cheio de possibilidades”, afirma o analista.

Morador de Chiapeta, no interior do Rio Grande do Sul, o diretor da Metasul, Joanir Strada, veio pela primeira vez para a Mercopar para conhecer. Por morar em uma cidade pequena, diz ele, as oportunidades de expandir o conhecimento são poucas. “É preciso investir nisso também, de sair em busca de novas ideias, trocas. A feira está excelente”, completa Strada.

Representando a Berlinerluft, de Alvorada, especializada em ventilação e climatização, como componentes de equipamentos na montagem de painéis, Daniel Ribas. veio em busca de novidades para seu segmento. Coordenador de PCP e suprimentos, Ribas ficou satisfeito com sua primeira visita à feira. “Importo alguns produtos e vim ver o que tem de mais novo e moderno no setor metalmecânico que possa facilitar a empresa que atuo, já que Caxias do Sul é um dos principais polos do setor no Brasil. Visitei alguns estandes e olhei com bons olhos algumas novidades. Preciso conciliar preço, tecnologia e inovação”, admite. “A feira, hoje, está muito voltada para soluções, Indústria 4.0, e melhorar a produtividade. Isto ajuda nos custos da empresa”, complementa o coordenador.

Já Lúcio Jornada, representante comercial de empresas do ramo de equipamento individual, em Erechim, acredita que a feira está muito interessante e bem diversificada. “Apesar de ter menos máquinas, hoje ela está mais voltada para a tecnologia e não podia ser diferente. É o momento atual que vivemos, as novidades estão aí e não podemos ficar longe disto. Quem não se atualiza fica fora do mercado. Este ano achei a Mercopar melhor do que do ano passado, muito bem organizada”, comenta.

O representante comercial da PHB, de Caxias do Sul, empresa do ramo de autopeças para caminhões e energia solar fotovoltaica, Pedro Henrique Bortolon, que já frequenta a Mercopar há mais de uma década, acredita que a feira, mesmo não sendo tão grande como em outras épocas, está mais específica, bem mais segmentada e objetiva para os visitantes. “Me parece mais bonita e organizada, mais fácil de achar o que procuramos, deu um salto de qualidade, um upgrade”, analisa.

Bortolon acredita que o setor de inovação e as startups são a tendência para o momento e as empresas não podem fugir destas parcerias para alavancar os negócios e soluções. “Aqui sempre temos bons contatos e possibilidades de negócios”, pontua ele.

De Zotti Comunicações
Foto: Eduardo Rocha

Veja também

Time de startup: como construir a equipe ideal

LEIA MAIS

Um olhar sobre inovação em economia digital nos EUA

LEIA MAIS

Tendências do setor metalmecânico para as pequenas indústrias 2019/2020

LEIA MAIS

Energia eólica já produz o equivalente a uma Itaipu no Brasil

LEIA MAIS

Notícias

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Pix Force e Prakaranga são as grandes vencedoras do Sebrae Like a Boss

Desafio levou 18 startups ao palco do Salão da Inovação na Mercopar Foi em cl...

LEIA MAIS
Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Movimento intenso e satisfação nos corredores da Mercopar

Os corredores lotados no último dia da Mercopar comprovam o sucesso da edição 20...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização

Patrocínio Master

Patrocínio

Apoio