Vitrine de soluções da indústria gaúcha, célula 4.0 terá robôs entregando brindes personalizados
Compartilhe:
Iniciativa é resultado de uma parceria da Rede RS Indústria 4.0 junto ao Sebrae RS e o Senai-RS
Quem circular pela Mercopar deste ano poderá conferir de perto algumas das mais modernas soluções da indústria mundial – como inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas), robótica, big data e sistemas ciberfísicos – atuando em sinergia e em tempo real. E mais: ainda sair da feira com um brinde personalizado. Projetado para experimentar as tecnologias e os conceitos da quarta revolução industrial, o demonstrador da Indústria 4.0 – também chamado de Célula de Manufatura 4.0 – fará apresentações diárias de um processo produtivo controlado de última geração. A iniciativa é resultado de uma parceria da Rede RS Indústria 4.0 junto ao Sebrae RS e o Senai-RS.
“A Indústria 4.0 trouxe premissas importantes aos sistemas de manufatura industrial, através das tecnologias habilitadoras que a implementam. Entender estas tecnologias, tais como Internet das Coisas, sensoriamento digital, virtualização e Digital Twin, é o grande diferencial. E nada melhor do que ver estas tecnologias em funcionamento. A célula de manufatura 4.0 traz tecnologias habilitadoras de indústria 4.0, de forma que o visitante poderá observar e interagir com os fornecedores destas tecnologias, vinculados à Rede RS Indústria 4.0, que em seu trabalho conjunto projetaram e implementaram este demostrador” , destaca o Coordenador da Rede RS Indústria 4.0, João Alvarez Peixoto.
Com flexibilidade que permite alternar entre a produção de um produto padrão e um produto personalizado conforme a solicitação do cliente, a célula será operada por um controlador central que coordena as ordens de produção e ações de todos os componentes envolvidos, incluindo um robô colaborativo e um o robô Robô Móvel Autônomo, capaz de se mover de forma independente pelo ambiente e que será responsável pela entrega do brinde aos visitantes.
“O conceito da célula permite que o pequeno empresário perceba que a tecnologia é acessível para a sua fábrica e que a manufatura inteligente não é focada apenas na pequena empresa. O que sempre reforçamos é que, para implementar tecnologia, o processo precisa estar enxuto e o Sebrae RS também atua nesta etapa”, explica o especialista em indústria inteligente do Sebrae RS, Fabiano Dallacorte.
“Com este demonstrador da Indústria 4.0, reafirmamos a capacidade da indústria gaúcha em desenvolver tecnologia de ponta e o compromisso do Senai-RS em liderar a integração de inovações e apoiar a transformação digital do setor. A célula conceito proporciona aos visitantes uma experiência prática, permitindo compreender diretamente os benefícios da integração digital avançada e seu impacto positivo na eficiência e qualidade dos processos produtivos, posicionando nossa indústria na vanguarda da manufatura moderna”, afirma o diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein.
Mercopar 2024
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar