Mercopar 2025 – 14 a 17 de outubro de 2025, das 13h às 20h.

Notícias

Alinhada às melhores práticas sustentáveis, Mercopar será novamente carbono neutro

Alinhada às melhores práticas sustentáveis, Mercopar será novamente carbono neutro

Gestão ambiental do evento passa novamente pela parceria com a startup AKVO ESG.

Em sua 33ª edição, a Mercopar reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental, promovendo práticas que estimulam o crescimento local e a responsabilidade social. Pelo segundo ano consecutivo, a feira se destaca como um evento Carbono Neutro, graças à parceria com a startup AKVO ESG, Erechim. Essa colaboração é essencial para a gestão ambiental do evento.

“A Mercopar se empenha em implementar práticas que promovam o desenvolvimento local, alinhadas aos princípios da sustentabilidade industrial e à responsabilidade social corporativa. Essas ações visam otimizar a interdependência entre os aspectos sociais, ambientais e econômicos da região. O objetivo é estabelecer um legado positivo que não apenas fortaleça a economia local, mas também contribua para a construção de um ecossistema industrial mais resiliente”, explica.”, afirma Kelly Valadares, analista de competitividade setorial do Sebrae RS. 

Compensação de carbono 

No ano passado, através do Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE), foram compensados 257,0 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) por meio da aquisição de Créditos de Carbono. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia que inclui a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a compra de créditos de carbono certificados, tornando a Mercopar um evento Carbono Neutro. Para cada tonelada de CO2 emitida durante o evento, adquirimos um crédito de carbono proveniente de projetos certificados, tanto no Brasil quanto no exterior.

Neste ano, o trabalho contará com um totem digital para coletar dados sobre o deslocamento dos visitantes até a feira, o que contribuirá para um cálculo ainda mais abrangente das emissões associadas ao evento. Com uso de uma plataforma digital, o objetivo é medir a pegada de carbono a partir de indicadores como consumo de combustíveis (gás, gasolina, diesel), consumo de energia elétrica e geração de resíduos, agilizando o processo de coleta de dados, a geração dos resultados em tempo real e a gestão das emissões.

“Ações alinhadas ao enfrentamento das mudanças climáticas são essenciais, não apenas por contribuir diretamente, mas por inspirar e engajar mais empresas e pessoas, especialmente neste momento crítico em que o RS enfrenta as graves consequências de eventos climáticos extremos”, conta o diretor técnico da AKVO ESG, Thomaz Tomazoni.

Mercopar 2024

Maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.

Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar

fechar

Seja um expositor