J

A Mercopar, que se encerra nesta sexta-feira (07) em Caxias do Sul, é um ambiente gerador de negócios e também de muito conhecimento. Para aproveitar este volume de novidades e informações, alunos de várias instituições do Estado programaram visitas à feira.

Ainda na terça-feira, cerca de 70 alunos do terceiro ano do curso técnico de mecânica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, visitaram a Mercopar. Para o professor de usinagem e metrologia Luis Gonçalves, que coordenou a visita, esta é uma ótima oportunidade para os alunos entrarem em contato desde cedo com as empresas, serviços, ferramentas, máquinas e instrumentos que farão parte da suas vidas profissionais no futuro. “Na feira eles vão agregar conhecimento, conhecer novas máquinas, um contato realmente direto com o setor”, analisa.

A feira é uma vitrine para os alunos. Um momento de integração onde podem conversar e conhecer o que tem de mais atual. “Durante a visita, eles podem observar os vários tipos de componentes e processos de fabricação trabalhados e que são vistos durante a formação”, explica. Não foi a primeira turma que trouxe e possivelmente não será a última. Pretendo trazer mais gente ano que vem, acrescentou Gonçalves. O aluno Juan Lucas Silva Fogaça considerou a visita importantíssima para obter mais conhecimento. “Achei muito legal todo este ambiente. Tem muita coisa nova e que, na feira, é possível conhecer com mais detalhes. É a realidade do mercado que vamos enfrentar”, avaliou o estudante.

SENAI NO SALÃO DA INOVAÇÃO – Unir o útil ao agradável, além de desenvolver na prática o que se aprende em aula foi o norte da participação dos alunos do SENAI José Gazola, de Caxias do Sul, na Mercopar. Nesta edição, os alunos do curso de Matrizaria, especializada no desenvolvimento, produção e reparos de matrizes (moldes de injeção, gabaritos e ferramentas de estamparia), apresentaram no Salão de Inovação, Indústria mais sustentável, diversos projetos como tabuleiros de xadrez, pebolim, bicicletas, entre outros, com sucatas de madeiras, aço, plásticos e galões de tintas.

Para o professor do curso de Ferramentaria, Fábio Picolli Lima, que acompanha alunos há nove anos na feira, a participação na Mercopar é de suma importância para o futuro deles. “Além de desenvolver estes projetos sustentáveis, que no final serão doados para crianças carentes, aqui eles enxergam pessoalmente uma realidade diferente do que no dia a dia de uma sala de aula. Temos ex-alunos que hoje estão aqui expondo”, comenta. De acordo com o professor, eles devem valorizar esta oportunidade de estar num ambiente propício para o aprendizado. “A tecnologia apresentada é de primeiro mundo. As melhores empresas estão aqui expondo e eles só têm a ganhar”.

Aluno do curso de matrizaria, Augusto Cesar Salvador está satisfeito em participar efetivamente das atividades apresentadas pelo Salão da Inovação. “Fazer algo com sucatas, num método de sustentabilidade, e no final ainda entregar para crianças carentes, é algo que me orgulha muito”, afirma. Além disso, conhecer novas ferramentas, métodos, processos, tecnologias diferentes é de suma importância para quem quer crescer na carreira. “Olhando assim, esta participação é só um começo de coisas que podem se tornar maiores. Todos temos potencial para pensar em um futuro promissor”, finaliza.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações sobre a Mercopar podem ser obtidas no site www.mercopar.mobidickhost.com.br .

Fotos: Alunos do SENAI e aluno Juan Fogaça, da Fundação Liberato
Crédito: Eduardo Rocha/Divulgação/Mercopar

De Zotti – Assessoria de Imprensa

Notícias

POSICIONAMENTO MERCOPAR

POSICIONAMENTO MERCOPAR

Informamos que o Sebrae RS e a FIERGS mantêm a mobilização para a realização d...

LEIA MAIS
Mercopar 2020, uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, será em outubro

Mercopar 2020, uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, será em outubro

Sebrae RS e FIERGS mantêm a mobilização para a realização da Mercopar – Feira de...

LEIA MAIS
Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Mercopar registra R$ 65 milhões em negociações realizadas pelos expositores e nas rodadas de negócio

Resultado foi 21% superior ao de 2018, o que demonstra a reação do setor industrial ...

LEIA MAIS
Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Sicredi Pioneira RS comemora sucesso na Mercopar

Palestras e interação com o público marcaram participação da cooperativa de crédi...

LEIA MAIS
Ver todas as notícias
Realização

Realização