Carol Paiffer e Giuliana Morroneafirmam que é possível empreender com ações sustentáveis
Compartilhe:
Profissionais integraram a programação da 33ª Mercopar nesta terça-feira (15), primeiro dia de evento
O questionamento se é possível empreender com ações sustentáveis moldou o painel “Governança Consciente e Inovação: moldando o Futuro dos Negócios”, realizado nesta terça-feira (15), na 33ª Mercopar. Carol Paiffer, CEO da Atom S/A e investidora no programa Shark Tank Brasil, e a jornalista Giuliana Morrone, que tem MBA em ESG pela PUC Rio e especialização em liderança feminina pela Harvard University, foram provocadas por Rafael Machado de Oliveira, professor com vinte anos de experiência em treinamentos de Negociação, Vendas e Liderança e mediador do bate-papo. Ambas responderam que “sim, é possível”, e ampliaram as suas visões sobre ESG.
Carol ressaltou que há muitas oportunidades nesta área e contou que negócios focados em créditos de carbono e orientação para levar diversidade para dentro de empresas já passaram pela Shark. “A educação precisa estar presente em todas as áreas, todos nós somos educadores, educamos dentro de casa, da escola e da empresa. Falar deste tema é obrigação de todos nós”, destacou. Na visão dela, é preciso existir união tanto entre as empresas quanto entre público e privado, porque quando os negócios se juntam, os custos baixam. “Troque com a pessoa do lado, pergunte o que ela está fazendo, quem sabe vocês fazem juntos? Se muitos contratarem um fornecedor, o preço cai”, exemplificou.
Giuliana, ao responder à pergunta, disse que, sim, é possível, mas é fundamental que seja feito “de verdade”. “Estamos vivendo o momento da transparência, cedo ou tarde as coisas vêm à tona, não há mais espaço para enganação. É difícil mudar, porque estamos habituados a um modelo de negócio e funcionamento, mas, com letramento da liderança, é possível instituir a cultura de ESG”, salientou. Giuliana foi clara ao dizer que as empresas que não se preocuparem, por exemplo, com as questões climáticas, terão problemas. “Os riscos estão aí e, mais cedo ou mais tarde, os problemas vão emergir”, completou.
Mercopar 2024
Maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar